GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


colisão/mudança de sprite em loop GM8

2 participantes

Ir para baixo

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty colisão/mudança de sprite em loop GM8

Mensagem por Eliete Rossi Ter 12 Set 2017, 12:03

Olá, pessoal
Consegui fazer a mudança de sprite ao colidir, porém ao colidir novamente não funciona mais, só funciona na primeira colisão. Alguém poderia me ajudar? abrs
Eliete Rossi
Eliete Rossi

Data de inscrição : 09/09/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty Re: colisão/mudança de sprite em loop GM8

Mensagem por Biemorth Ter 12 Set 2017, 21:14

Olá, boa noite, ficou um pouco vago como a mudança está sendo feita, será que você pode colocar o trecho de código que muda a sprite ao colidir? Acho que assim fica mais claro para poder te ajudar...



Very Happy
Biemorth
Biemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 23/09/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 283
Prêmios : colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://facebook.com/playtimers

Ir para o topo Ir para baixo

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty Re: colisão/mudança de sprite em loop GM8

Mensagem por Eliete Rossi Qui 14 Set 2017, 09:33

Olá, Biemorth
Você vai me achar doida, mas estou tentando fazer um jogo, sem ter muito conhecimento de códigos.
Então, estou usando os comandos(arrasta/solta) do gamemaker.
Mais dúvidas:
Conseguirei produzir o jogo fazendo dessa forma?
Os códigos vão aparecem em algum lugar no jogo ao usar esse sistema?

Vou tentar descrever, espero que possa me ajudar
Criei duas sprites com os eventos e açôes abaixo:

Sprite 1
Event 1Create
Action Star Moving para esquerda
Event2 Collision
Action Bounce
Action Change Sprite 2

Sprite 2
Event - Create
Action Star Moving para direita
Event Collision
Action Bounce
Action Change Sprite 1

Na primeira colisão, ocorre a mudança de sprite e mudança de direção, porém na segunda colisão, não está ocorrendo a mudança de sprite, somente a mudança de direção, e segue somente colidindo e voltando....colidindo e voltando.
Ficou confuso, né?
Acho que vou ter que aprender mais sobre os códigos mesmo.
Eu até gosto, mas o que eu adoro mesmo é desenhar.
Se puder me indicar onde posso conseguir material para estudar sobre códigos, vai ser legal também.

Valew! E obrigada pelo seu interesse em me "salvar"
abrs
eliete
Eliete Rossi
Eliete Rossi

Data de inscrição : 09/09/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty Re: colisão/mudança de sprite em loop GM8

Mensagem por Biemorth Qui 14 Set 2017, 15:18

É spossível sim criar jogos usando apenas o D&D(arrasta e solta) do GM, inclusive se não me engano, já tivemos há alguns anos um concurso que essa era a limitação c:
"Os códigos vão aparecem em algum lugar no jogo ao usar esse sistema?"
Bem, essas caixinhas depois são convertidas em código, mas você não vai precisar modificar código diretamente, embora seja bom conhecer um pouco pois assim fica mais fácil de pensar em como organizar e até de fazer seus próprios "botões de D&D"(caixinhas) se for o caso.
Acho interessante esta lista de tutoriais
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-
Mas, creio que antes você vai precisar de uma noção mais básica pra se acostumar com o GM. O tutorial inicial do game maker 8 foi traduzido(não sei quem traduziu), mas é um bom pontapé inicial:
https://social.stoa.usp.br/articles/0016/2103/gameMaker8_PortuguA_s.pdf_
Ele funciona nas versões mais atuais do GM, no caso do Game Maker Studio, creio que somente a função "sleep" que não é mais usada(ela não é tão crucial para o tutorial).

O que ocorre no seu programa é o seguinte, ao colidir você muda sempre a sprite do primeiro objeto para a Sprite 2, no caso, suponhamos que ele começa com a Sprite 1, quando colide muda para a 2, e mesmo que colida mais vezes, vai sempre "mudar" para a 2, como já está com ela não fica visível a mudança... O que acontece com o outro é idêntico...

Creio que fazendo a checagem você conseguirá o resultado que quer:
Se a sprite for a 1 mudaremos para a 2, caso contrário(se for a 2) mudaremos para a 1.

Spoiler:

Usaremos no evento de colisão: Action If Variable  no caso, no primeiro campo é o que você quer checar, no nosso caso "sprite_index".

Spoiler:

No segundo campo(value) colocaremos o nome da sprite que queremos comparar, no caso acho que seu objeto  tem o mesmo nome: "Sprite 1"

Spoiler:

No terceiro campo é a operação, como queremos checar se é igual, manteremos o padrão.

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Untitl10

Fizemos a parte grifada da frase:
Se a sprite for a 1 mudaremos para a 2, caso contrário(se for a 2) mudaremos para a 1.

Usaremos agora o bloco de Change Sprite(Action Sprite) que creio ser a que você está usando, selecionaremos nele o Sprite 2.

Fizemos agora a seguinte parte grifada:
Se a sprite for a 1 mudaremos para a 2, caso contrário(se for a 2) mudaremos para a 1.

Então faremos este "caso contrário":
Usaremos o bloco else:  Action Else que também está na aba control.
Ele não pede nenhum prâmetro, então é só colocar depois do último bloco que colocamos.

Agora faremos a última parte da frase:
Se a sprite for a 1 mudaremos para a 2, caso contrário(se for a 2) mudaremos para a 1.

Assim como a mudança de sprite anterior, faremos esta, só que trocaremos a Sprite 2 por Sprite 1

Spoiler:

No final teremos algo assim:

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Untitl11

Se fossemos usar os triângulos ficariamos com algo assim:

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Untitl12

Caso tenha algum problema ainda para resolver isto ou algo não tenha ficado claro, pode mandar mensagem aqui mesmo, por PM ou no Discord, ficaremos felizes em ajudar c: Posso tentar explicar de maneira mais clara ou fazer um exemplo.



flw
Biemorth
Biemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 23/09/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 283
Prêmios : colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://facebook.com/playtimers

Ir para o topo Ir para baixo

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty Re: colisão/mudança de sprite em loop GM8

Mensagem por Eliete Rossi Qui 14 Set 2017, 19:46

Consegui!!!
Adorei.
Sua explicação foi ótima.
Confesso que fiquei mais motivada ao saber que posso utilizar os comandos D&D
Mas com certeza vou checar os links que você sugeriu.
Laughing
Valew
abrs
Eliete
Eliete Rossi
Eliete Rossi

Data de inscrição : 09/09/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

colisão/mudança de sprite em loop GM8 Empty Re: colisão/mudança de sprite em loop GM8

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos