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[Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 20:15
No Draw estou usando o código draw_healthbar(view_xview+311,view_yview+31,view_xview+399,view_yview+14, global.Experiencia ,c_white,c_yellow,c_yellow,0, true , true);

Só que acontece que é um sistema de experiencia essa barrinha vai enchendo conforme vai ganhando experiencia, assim que a barrinha encher Level Up só que para ir pro level 2 é preciso 30 de xp pra ir pro proximo level *1.5 e assim sucessivamente

Teria como fazer ccom que a barrinha enchesse conforme a quantidade de Experiencia que é necessario para passar pro próximo level?
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 20:34
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 20:46
Sim, e é bem simples. Tudo que precisa fazer é uma regra de três no campo "amount" do código do draw_healthbar.

Isso deve funcionar:
(ExpAtual/ExpNecessario)*100

Coloque isso no lugar de onde está global.Experiencia.
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 21:03
@Willy escreveu:Sim, e é bem simples. Tudo que precisa fazer é uma regra de três no campo "amount" do código do draw_healthbar.

Isso deve funcionar:
(ExpAtual/ExpNecessario)*100

Coloque isso no lugar de onde está global.Experiencia.

Cara, tentei seu tutorial e não deu certo, continua com o mesmo problema Sad

draw_healthbar(view_xview+311,view_yview+31,view_xview+399,view_yview+14, (global.Experiencia / 30)*100 ,c_white,c_yellow,c_yellow,0, true , true);

Ta assim, mas não esta funcionando como deveria Sad
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 21:18
Basicamente você precisa da porcentagem em relação à quantidade de experiência que você tem, e quanto você precisa.

Para fazer isso, você só precisa dividir o valor atual de experiência, para o quanto você precisa para "upar".
E após multiplicar por 100.

O que o Willy disse está correto, ele só esqueceu da variação entre os levels. investigador

Faça dessa forma:
Código:

(global.Experiencia / (30 * global.Level * 1.5)) * 100

Assim leva em consideração o level, e isso em base aos *1.5 de cada level. investigador

É claro que você tem que substituir o global.Level pela variável que representa o level de seu player.

Estude mais sobre porcentagem, até. Smile
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 21:33
SuDo escreveu:Basicamente você precisa da porcentagem em relação à quantidade de experiência que você tem, e quanto você precisa.

Para fazer isso, você só precisa dividir o valor atual de experiência, para o quanto você precisa para "upar".
E após multiplicar por 100.

O que o Willy disse está correto, ele só esqueceu da variação entre os levels. investigador

Faça dessa forma:
Código:

(global.Experiencia / (30 * global.Level * 1.5)) * 100

Assim leva em consideração o level, e isso em base aos *1.5 de cada level. investigador

É claro que você tem que substituir o global.Level pela variável que representa o level de seu player.

Estude mais sobre porcentagem, até. Smile



Cara ficou assim draw_healthbar(view_xview+311,view_yview+31,view_xview+399,view_yview+14, (global.Experiencia / (30 * global.Nivel * 1.5)) * 100 ,c_white,c_yellow,c_yellow,0, true , true); e mesmo assim a barrinha que vai crescendo conforme a experiencia nao esta acompanhando direito :/

por exemplo: Para passar para o Nivel 2 ele precisa de 30 de Experiencia, para passar para o Nivel 3 ele precisa de 45 de experiencia e assim sucessivamente, só que a barra é branca e quando vou adquirindo experiencia vai enchendo uma barra amarela, só que essa barra amarela não chega até o fim pra zerar, ela zera na quantidade certa, mas nao no local certo que seria quando a barra amarela enchesse até o fim.
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 21:44
Bem, usando esse código na verdade para passar para o lv 1 seria 45 e sucessivamente. Laughing

Malz ai, eu não reparei que ordem você queria.

Bom, a questão é que você está usando um calculo para "upar" o player, e outro para desenhar a heathbar...Certo?
O calculo tem que ser o mesmo, senão dá essa diferença. ._.

Bom, mas já que quer dessa forma. Só precisa fazer 15 * level.

Ficando assim:
Código:

(global.Experiencia / (15 * global.Level)) * 100

Mas lembre-se de usar o mesmo calculo ao upar o player.

Não há nada de complexo nisso, você só está achando que o jogo advinharia que quando a barra encher o player vai upar...rsrsrs.


Bom, até. investigador
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 22:06
SuDo escreveu:Bem, usando esse código na verdade para passar para o lv 1 seria 45 e sucessivamente. Laughing

Malz ai, eu não reparei que ordem você queria.

Bom, a questão é que você está usando um calculo  para "upar" o player, e outro para desenhar a heathbar...Certo?
O calculo tem que ser o mesmo, senão dá essa diferença. ._.

Bom, mas já que quer dessa forma. Só precisa fazer 15 * level.

Ficando assim:
Código:

(global.Experiencia / (15 * global.Level)) * 100

Mas lembre-se de usar o mesmo calculo ao upar o player.

Não há nada de complexo nisso, você só está achando que o jogo advinharia que quando a barra encher o player vai upar...rsrsrs.


Bom, até. investigador




Então, no meu Step

if global.Experiencia >= global.ProximoNivel
{
global.Nivel += 1 // Adiciona +1 ao level


global.Experiencia = 0
global.ProximoNivel *= 1.5 /*Aqui vai multiplicar 1.5 para subir para o próximo Level Exemplo: Para ir para o level 2 precisa de 100 exp,para subir subir para o Level 2 você tem que ter 150) Pode mudar se for pouco */
}

----------------------------------------------------------

No meu Draw

draw_healthbar(view_xview+311,view_yview+31,view_xview+399,view_yview+14, (global.Experiencia / (30 * global.Nivel * 1.5)) * 100 ,c_white,c_yellow,c_yellow,0, true , true);

-----------------------------------------------------------

Só que mesmo assim ainda percebo que antes da barra encher por completo ela zera Sad
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 22:14
Faça assim para upar o level:

Código:

if ((global.Experiencia / (15 * global.Level)) * 100 >= 100){
  //Ações ao upar
  global.Level += 1;
}

Assim, pelo menos acredito, vai funcionar...
Lembre-se que é no Step.
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 22:35
@Willy escreveu:
Código:
(ExpAtual/ExpNecessario)*100
Quando eu passei esse codigo, esperava que a manipulação dessas variáveis acontecessem antes de usar as mesmas.
Manipule antes de usar, e não durante o uso.
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 22:38
SuDo escreveu:Faça assim para upar o level:

Código:

if ((global.Experiencia / (15 * global.Level)) * 100 >= 100){
   //Ações ao upar
   global.Level += 1;
}

Assim, pelo menos acredito, vai funcionar...
Lembre-se que é no Step.

Bacana SuDo ainda não testei, mas pelo que eu vi parece que vc colocou que os leveis vai subindo sempre de 15 em 15 numa constante e não é isso, os leveis vão passando por exemplo

Level 1
Level 2 = 30
Level 3 = 30 * 1.5
Level 4 = resultado do level 3 * 1.5
Level 5 = resultado do level 4 * 1.5

É assim sucessivamente por isso eu estava usando o 1.5 antes.
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Qui 13 Ago 2015, 22:48
zangado

Código:

(global.Experiencia / (15 * global.Level * 1.5)) * 100

Certo. ._.
Vou repetir minha primeira dica, estude sobre porcentagem...Você não faz ideia o que esse calculo faz por isso, um simples resultado indesejado o obriga a vir pedir um novo código. nuu
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Re: [Resolvido]Dúvida no HEALTHBAR

em Sex 14 Ago 2015, 00:35
Queria agradecer a ajuda de todos e dizer que consegui resolver usando os seguintes códigos:

No Creat do Objeto Mestre:
global.Experiencia = 0; global.Nivel = 1; global.ProximoNivel = 50 ;

No Step do Objeto Mestre:
if global.Experiencia >= global.ProximoNivel { global.Nivel += 1 global.Experiencia = 0 global.ProximoNivel += 50 }

No Draw do Objeto:
draw_healthbar(view_xview+311,view_yview+31,view_xview+399,view_yview+14, (global.Experiencia / ( 50 * global.Nivel * 1.0)) * 100 ,c_white,c_yellow,c_yellow,0, true , true);

Obrigado a todos que ajudaram, espero que esses códigos possam ajudar mais pessoas, valew Laughing
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