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Katerp

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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 09:59
Agora por exemplo eu tenha um personagem da cor preta eu posso colocar um detalhe de branco (tipo no limbo que tem os olhos brancos) sendo que usarei essa cor branca para fazer outras coisas isso pode né?(o fundo sendo qualquer cor).
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 10:17
Agora uma pergunta realmente importante.

E se meu jogo não for pixel-art, eu poderei usar antialising ?
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 11:22
@WellingtonBecker escreveu:Galera, aqui tem um exemplo do que deve ser feito nesse concurso:

https://itch.io/jam/2-colors-jam

Gente que confusão, é só olhar o link ai do Wellington que dá pra esclarecer tudo.
O CQ é de uma semana somente, já é o terceiro dia, vamos programar, usem duas cores como nos games do link pronto.

Tem um game upside down, caraca muuuiito maneiro mesmo!
Tive que zerar e ainda fiquei com vontade de jogar mais kkkk.

Vo tenta participa o mais difícil vai ser ter um ideia rápido pra não perde mais tempo.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 11:49
@WellingtonBecker escreveu:Galera, aqui tem um exemplo do que deve ser feito nesse concurso:

https://itch.io/jam/2-colors-jam

Valeu chefe, tem jogos incríveis ai, usando somente duas core pra tudo, belo exemplo de adaptação que os desenvolvedores mostraram.

@theguitarmester escreveu:Sinceramente as regras ficaram confusas.


Você diz que é concurso de sombras, mas que só pode usar 3 cores, porém, a imagem exemplo do tópico aparece um fundo que se tem muitas cores(várias variações do vermelho).

Mas, se só o fundo igual naquela foto poderia ser degradê, isso me limitaria a fazer um jogo de lado/plataforma, porém você disse que pode ser qualquer tipo de jogo, mas, você disse que um FPS não poderia ser, porque geraria um cenário em degradê....

Não entendi esse paradoxo.

"Você não pode utilizar um efeito em 3D que crie degradê no cenário, mas, você pode criar um degradê no cenário".... ??? drunken

As regras não estão confusas, porém é você que decide que estilo usar, se não ta dando certo do jeito que você escolheu, você tem que achar uma solução, o concurso é um desafio, cabe a você se adequar a ele.

Vamos la de novo:



A cor preta esta sendo usada para o terreno, esta tem que ser uma cor sólida e sem variações e sem adaptações.

A cor branca esta sendo usada para o player, esta tem que ser uma cor sólida e sem variações e sem adaptações.

A cor laranja usada no fundo é uma imagem estática e sem interação com o cenário em geral, esta cor pode ter um degradê da cor para o branco apenas.

O estilo de jogo fica a seu critério, porém ele tem que se adaptar ao tema do concurso, se você escolheu um estilo difícil de adaptar, vai ter que queimar seus neurônios mais que os outros, fato.

@Tedi Ripper escreveu:Eu acho que ao setar o concurso chamado sombras, e dar como exemplo Limbo, você abriu portas que n gostaria de abrir...

O uso de um FPS com texturas preto e branco são sim permitidas pois são variações de uma cor só. dai se todos os modelos forem pretos como sombras o projeto ja entra no concurso...

Caso contrario as regras não foram claras o suficiente.

Flw flw

O que acontece é que todos estão tentando pensar em ideias ligadas a palavra sombras, e não a ideia do tema, este concurso não é uma interpretação da palavra sombras e sim uma limitação gráfica apenas, o nome sombras se refere a ideia de que a sombra tem uma cor unica e esta pode ser associada a qualquer cor.

@Mr Alleph escreveu:Agora por exemplo eu tenha um personagem da cor preta eu posso colocar um detalhe de branco (tipo no limbo que tem os olhos brancos) sendo que usarei essa cor branca para fazer outras coisas isso pode né?(o fundo sendo qualquer cor).

Se respeitar o limite de duas cores pode, exemplo: seu terreno e seus personagens são pretos, ele podem ter olhos brancos, pois seriam usadas apenas duas cores, ok?

@Rodrigo Santiago escreveu:Agora uma pergunta realmente importante.

E se meu jogo não for pixel-art, eu poderei usar antialising ?

Então, neste caso você tem que pesar o resultado final, vai alterar na interpretação das cores? Realmente preciso deste sistema?

Os avaliadores vão apenas jogar os jogos e analisar as regras do tema, se alguma coisa saiu fora do contexto, pode ser interpretada como fora das regras, faça o antialising e veja se isso pode ocorrer, você decide se vale ou não a pena correr o risco.

@chicoweb escreveu:Gente que confusão, é só olhar o link ai do Wellington que dá pra esclarecer tudo.
O CQ é de uma semana somente, já é o terceiro dia, vamos programar, usem duas cores como nos games do link pronto.

Tem um game upside down, caraca muuuiito maneiro mesmo!
Tive que zerar e ainda fiquei com vontade de jogar mais kkkk.

Vo tenta participa o mais difícil vai ser ter um ideia rápido pra não perde mais tempo.

Chico nada de zerar outro jogos, é hora de participar do concurso, bora programar. computador
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 12:53
PODE USAR EFEITOS COMO create_effect_above(ef_smoke,blablabla,blablabla,blablabla), estando esse com a cor escolhida?
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 13:44
Hyreos escreveu:PODE USAR EFEITOS COMO create_effect_above(ef_smoke,blablabla,blablabla,blablabla), estando esse com a cor escolhida?

Como eu ja tinha dito antes com o antialising, você decide se vale o risco de ter seu jogo fora das regras, você faz os efeitos e julga se esta dentro ou não, lembrando que o que vale é o julgamento dos avaliadores.

CRP_Max escreveu:Os avaliadores vão apenas jogar os jogos e analisar as regras do tema, se alguma coisa saiu fora do contexto, pode ser interpretada como fora das regras, faça o antialising e veja se isso pode ocorrer, você decide se vale ou não a pena correr o risco.

-------Isto é direcionado a todos que tem duvidas------

Galera sobre o tema, tem alguma coisa que não esta clara?

Vamos la de novo:



A cor preta esta sendo usada para o terreno, esta tem que ser uma cor sólida e sem variações e sem adaptações.

A cor branca esta sendo usada para o player, esta tem que ser uma cor sólida e sem variações e sem adaptações.

A cor laranja usada no fundo é uma imagem estática e sem interação com o cenário em geral, esta cor pode ter um degradê da cor para o branco apenas.

Esta imagem também é valida:



Mesmo sem degradê no fundo e usando contornos e olhos nas cores já usadas, não tem limite na quantidade de vezes que a cor é repetida e sim na quantidade de cores usadas.

O estilo de jogo fica a seu critério, porém ele tem que se adaptar ao tema do concurso, se você escolheu um estilo difícil de adaptar, vai ter que queimar seus neurônios mais que os outros.

Rode seu jogo e pense como um avaliador, se algo não estiver de acordo é só alterar e adequar ele ao tema.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 15:58
Crp Max escreveu:

Eu imagino o João fazendo um jogo mega "dark/terror", não sei o porque mas seria épico!!!

Valeu pela expectativa, mas será bem difícil de eu participar por vários motivos, o prazo do concurso é curto , o tema anda deixando a galera insegura e cheia de duvidas, e eu ultimamente não ando mais usando o game maker para criar jogos, de qualquer jeito a proposta do concurso é inspiradora por poder trazer jogos com gráficos mais organizados, pode ser que saiam jogos bem polidos ai.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 16:25
@JoaoVanBlizzard escreveu: o tema anda deixando a galera insegura e cheia de duvidas.

Estou ficando preocupado com isso, onde o tema esta confuso? scratch
Quais duvidas ainda podem atrapalhar no concurso?

Ao meu ver tema é muito simples. investigador
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 16:51
Na verdade eu entendi o tema de boa, mas ai conforme fui vendo as duvidas da galera me fez entender que o tema é duas cores, até ai tudo bem , sem problemas, e o fundo gradiente bastando ser de uma cor só é suficiente, foi o que entendi
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 17:40
Eu ainda estou confuso.
O tema é duas cores, mas tem 3.
O tema é sombra, mas o personagem pode ter detalhes.
Por exemplo, se eu usar gradient, eu pego muito mais do que 3 cores, mas se você define o "cor" como 'tons', então eu poderia fazer um jogo todo preto e branco (ou seja, 255 cores).

To perdido nesse tema.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Ter 30 Jun 2015, 19:13
@JoaoVanBlizzard escreveu:Na verdade eu entendi o tema de boa, mas ai conforme fui vendo as duvidas da galera me fez entender que o tema é duas cores, até ai tudo bem , sem problemas, e o fundo gradiente bastando ser de uma cor só é suficiente, foi o que entendi

Sim essa é a ideia, o erro que cometi foi dar um nome para o concurso.

@Lukbebalduke escreveu:Eu ainda estou confuso.
O tema é duas cores, mas tem 3.
O tema é sombra, mas o personagem pode ter detalhes.
Por exemplo, se eu usar gradient, eu pego muito mais do que 3 cores, mas se você define o "cor" como 'tons', então eu poderia fazer um jogo todo preto e branco (ou seja, 255 cores).

To perdido nesse tema.

Pessoal, Sombras é o nome do concurso, não é pra interpretar a palavra Sombras em nenhum momento, e sim seguir as restrições descritas, ou seja apenas usar duas cores no plano principal e uma cor que pode ter gradiente no plano de fundo, ou seja este é um concurso restritivo com o nome Sombras, nome este erroneamente escolhido pela minha pessoa, mas é como eu interpretei a ideia de um personagem de uma unica cor, como uma Sombra.

Espero ter me explicado claramente, abraços!
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Qua 01 Jul 2015, 18:41
Uma dúvida simples.

Eu estou fazendo meu jogo INTEIRO com uma única cor, um fundo degradê e uma segunda cor para elementos da GUI. Mais nada.

Mas eu quero usar uma cor extra, para um único elemento da GUI.

Posso ou não? É um elemento da GUI, não do jogo em si.

Obrigado

EDIT: Mais uma dúvida: Meu fundo é degradê, indo de uma cor específica para uma outra cor.Essa "cor específica" muda de acordo com que você avança no jogo, para criar um efeito de "passagem do tempo", ou muda rapidamente para mostrar um perigo se aproximando.

Isso é válido ou não? (E o degradê precisa sem em duas cores específicas ou não?)
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Qua 01 Jul 2015, 22:15
. Achei muito claro a explicação, o pessoal ta se confundindo a toa.
. Duas cores, para personagens e elementos do jogo e uma cor para o fundo, com direito para degrade até o branco.
. Se escolher ex: azul e verde, para personagens e elementos do jogo, então use apenas um tom dessas cores, sem variação alguma, esta muito simples.

até mais.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Qua 01 Jul 2015, 23:02
meu jogo ta assim, acredito que esteja correto, minha duvida é se posso usar a cor do meu personagem pra fazer o inventario? até por que se eu fizer com a cor do fundo ou do terreno ninguém vai ver nada.


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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Qui 02 Jul 2015, 10:39
@shatterhand2 escreveu:Uma dúvida simples.

Eu estou fazendo meu jogo INTEIRO com uma única cor, um fundo degradê e uma segunda cor para elementos da GUI. Mais nada.

Mas eu quero usar uma cor extra, para um único elemento da GUI.

Posso ou não? É um elemento da GUI, não do jogo em si.

Obrigado

Sim, você pode usar duas cores para o primeiro plano e um degrade para o plano de fundo.


EDIT: Mais uma dúvida: Meu fundo é degradê, indo de uma cor específica para uma outra cor.Essa "cor específica" muda de acordo com que você avança no jogo, para criar um efeito de "passagem do tempo", ou muda rapidamente para mostrar um perigo se aproximando.

Isso é válido ou não? (E o degradê precisa sem em duas cores específicas ou não?)

Porem esta cor pode ter um degradê da cor para o branco apenas, beleza?

@Thyago escreveu:. Achei muito claro a explicação, o pessoal ta se confundindo a toa.
. Duas cores, para personagens e elementos do jogo e uma cor para o fundo, com direito para degrade até o branco.
. Se escolher ex: azul e verde, para personagens e elementos do jogo, então use apenas um tom dessas cores, sem variação alguma, esta muito simples.

até mais.

Valeu, eu to quase ficando maluco, achei que seria bem simples esse tema, porém minha incompetência em explicar virou tudo de ponta cabeça... Espero que já esteja mais claro agora.

@leocc escreveu:meu jogo ta assim, acredito que esteja correto, minha duvida é se posso usar a cor do meu personagem pra fazer o inventario? até por que se eu fizer com a cor do fundo ou do terreno ninguém vai ver nada.

Sim é exatamente essa a ideia. Feliz
Pode fazer o inventario usando as cores do seu player.
Os olhos do seu personagem são transparentes né? Se for ta perfeito.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Sex 03 Jul 2015, 07:25
Muito interessante o tema, estou desenvolvendo um jogo em conjunto com meu irmão. Normalmente ele faz as sprites, demorou um pouco pra ele entender com clareza o tema em primeiri instante. Contudo, no final das contas ele aprendeu,conseguiu fazer uns sprites bem polidos com ótimo acabamento. Espero que todos já tenham experimentados essa ideia, o tema é muito interessando, no efeito final vc vê que todas as sprites estão perfeita harmonia. Flww
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Sab 04 Jul 2015, 21:52
Oi pessoal, só passando aqui pra lembrar que o concurso acaba amanhã, beleza?
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Sab 04 Jul 2015, 22:16
amanha ao meio dia?
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Dom 05 Jul 2015, 17:10
@CRP-Max escreveu:
Hyreos escreveu:amanha ao meio dia?

Como tive um atraso na postagem do tema eu vou aceitar jogos até as 18:00 horas(fuso horário de Brasilia), boa sorte a todos.

Só mais uma hora pessoal.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

em Seg 06 Jul 2015, 00:48
Nós podemos consertar os bigs do jogo(aqueles que passam despercebidos)? Se nao vcs podiam deixar hj apenas para consertar bugs porque so tivemos 7 dias r certas coisas passaram despersebidas.
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