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[CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

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[CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por CRP-Max em Dom 21 Jun 2015, 22:58


Spoiler:
Olá a todos, é como muita satisfação que anúncio o novo concurso semanal do nosso fórum. Concurso Semanal #01.


O Concurso terá 7 Dias de duração contando a partir da data de seu inicio.

Haverão premiações padrão, como medalhas e destaque no portal.

É importante que estes jogos tenham um bom polimento e diversão, quesito primordial neste concurso.

O tema desse concurso é: SOMBRAS
Caso queira pode usar este banner na sua assinatura:

Código:
[center][url=http://gmbr.forumeiros.com/t32589-cs-1-concurso-semanal-sombras][img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/36876824/Logo_concurso4.png[/img][/url][/center]

A proposta é que se use duas corres solidas, uma para os personagens e outra cor solida para o cenário/terreno, um exemplo é o jogo Limbo (mas neste caso pode-se usar uma cor diferente para o cenário e outra para o player), porém o plano de fundo pode ser qualquer cor e pode ser em degradê caso queiram, a ideia até o momento é incentivar a criação de gráficos simples para seus projetos, o estilo de game play porém é liberado e fica a cargo do desenvolvedor.

Lembrando que o critério é o uso de duas cores, uma para o cenário/terreno e outra para os personagens, porém caso seu personagem principal seja da cor do cenário/terreno você ainda tem o direito de usar outra cor para os inimigos, mantendo o limite de duas cores, ficando assim uma para o terreno/player e outra para os inimigos.

Uma imagem exemplo para o jogo:

Uma dica de como fazer seus sprites usando sprites sheets e o editor do GM.

Sendo uma cor sólida, diferente ou não da cor do cenário, pode ser qualquer cor.

Mais duvidas? Deixe seus comentários ai embaixo, bom projeto e boa diversão.

Dica: este é um concurso de uma semana apenas, pense em jogos casuais e de simples produção.

Spoiler:


O concurso terá a duração de 7 dias corridos, iniciando dia 28/06 e finalizando no dia 05/07 às 13:00.
Não será permitido enviar o jogo após o término desse prazo e não serão tolerados atrasos.


Basta criar o tópico para seu game na Sessão de Entregas, com link de download válido, até a data do fim do CS. Não serão aceitos links de download após o fim do prazo, portanto se antecipe-se.

Para melhor identificação, utilize a tag [CS #01] juntamente com o nome do jogo no titulo do tópico.


- O Game deve possuir relação com o tema proposto, caso contrário será desclassificado.
- É permitido usar recursos de terceiros, porém deve ser especificado nos Créditos do Jogo e no Tópico de Inscrição quem são os verdadeiros proprietários do conteúdo.
- São permitidos jogos feitos em qualquer versão do Game Maker
- O jogo deve ter uma versão jogável e estável, com todos os elementos.

É permitido:
- Usar Extensões, Scripts, Libs e DLLs próprios e de terceiros.
- Usar sprites, fontes, backgrounds, tiles, sons e músicas de terceiros.
- Usar editores e/ou geradores de imagem, cenários, efeitos sonoros, e similares.
- Participar com mais de um projeto simultaneamente
- Participar em equipe

Será DESCLASSIFICADO o desenvolvedor que:
- Enviar o projeto após o fim do Concurso.
- Não dar os créditos pelos recursos usados no jogo.
- Plagiar algum jogo.
- Não usar o Game Maker para criar seu projeto.
- Receber Zero em algum dos itens de avaliação.
- Usar um projeto já existente se passando por novo projeto.


O CS#01 contará com pelo menos 2 avaliadores que farão suas avaliações individualmente. Esses avaliadores serão escolhidos entre os Administradores, Moderadores e Colaboradores atuais da GMBR, porém interessados podem ajudar na avaliação enviando uma MP aos organizadores.

Critérios de avaliação

Obedecer ao Tema (30 pontos): Tema este que será revelado no inicio do concurso.

Gráficos e Harmonia de cores (10 pontos): Indica a qualidade dos gráficos usados e a harmonia entre as cores.

Áudio (10 pontos): Indica a qualidade das músicas e efeitos sonoros usados.

Ausência de Bugs (20 Pontos ): Indica que o jogo não terá travamentos, erros de colisão ou erros em geral.

Jogabilidade e Diversão (30 pontos): Indica, dentre outros, quão fluida, divertida, completa e satisfatória é a experiência do jogo, quesito importante que pode fazer a grande diferença na nota final.

Desempate:
Como critérios de desempate, temos os seguintes itens, na ordem em que aparecem:

- Jogo mais divertido
- Jogo mais completo ou longo
- Membro com menos medalhas


Os jogos participantes receberão destaques no portal e no fórum. Também serão divulgados no Youtube e no Facebook (página oficial da GMBR).

1º -> Medalha de ouro (simbólica)
2º -> Medalha de prata (simbólica)
3º -> Medalha de bronze (simbólica)


Clique aqui para ver as Perguntas previstas:

FAQ

Posso criar um tópico para meu jogo mesmo que ele nem tenha sido iniciado?
Sim. Você não precisa postar o download, apenas o tópico com o nome do jogo e uma descrição. O tópico só precisa estar completo no último dia. Seu tópico será movido no final do concurso para a seção apropriada.

Posso participar em equipe?
Sim, com número ilimitado. A medalha vai para quem entregar. Os outros prêmios podem até se aplicar à equipe toda.

Por que o jogo não pode ser feito em outra engine?
Porque o fórum é sobre Game Maker e fica mais fácil detectar plágios.

O jogo pode ser feito em qual tipo de visão?
Tanto faz. Pode ser 3D, isométrico, plataforma, top down ou qualquer outro.

Quem pode participar?
Todos, exceto os Jurados.

Posso usar qualquer versão do Game Maker?
Sim, tanto pagas como gratuitas, incluindo as anteriores ao GM:S, .

Posso fazer um remake?
Sim, caso se encaixe no tema, mas não se esqueça dos critérios Diversão e Criatividade.

Devo entregar o código-fonte (gmk, gmx, gmz ou similar)?
Somente se quiser. A comunidade incentiva os projetos open source, mas isso não influenciará na sua nota. No caso de suspeita de plágio, será obrigatório entregar o source.

Devo iniciar um projeto do zero?
Sim. Você pode até importar gráficos e áudio de outros projetos, mas a jogabilidade deve ser diferente, inovadora. É importante que todos os códigos sejam novos.  Sendo assim, os objetos e rooms não podem ser importados de outros projetos.

Quantos links de download são necessários?
Apenas um, de preferência do MediaFire ou Dropbox. Recomendamos que envie tantos quanto puder, para evitar problemas de download.

Posso entregar o projeto depois do prazo?
Nem adianta, porque será recusado, mesmo se houver problemas com internet ou energia elétrica.

Posso entregar o projeto em GMK ou GMX?
Sim, mas é opcional.



Até o momento, agradecimentos ao Dotted Chaos pelo design para os novos Concursos e aos Administradores e Moderadores que auxiliam a comunidade e participarão dessa edição do Concurso Semanal.
Bom trabalho a todos,
Equipe GMBR e apoiadores


Última edição por CRP-Max em Dom 28 Jun 2015, 14:34, editado 6 vez(es)
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por theguitarmester em Seg 22 Jun 2015, 08:05

Não entendi o por quê desta regra:
- É permitido usar recursos de terceiros (Royalty Free e Creative Commons), porém deve ser especificado nos Créditos do Jogo e no Tópico de Inscrição quem são os verdadeiros proprietários do conteúdo. Caso seja usado conteúdo protegido(Copyright) o desenvolvedor será desclassificado. escreveu:
Afinal, este concurso não é igual o mensal, que tinha como objetivo vender o jogo(criar um jogo no concurso para o ganhador já ir para uma loja).
Acho que deveria permitir o conteúdo Copyright sim, afinal, não é um jogo comercial.
E esqueçam o superbomber.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por dharrison em Seg 22 Jun 2015, 11:24

@guitar

Independente do jogo ser vendido ou não, estamos incentivando o uso de recursos não protegidos sempre.
Além de que é "meio batido" criar jogos com sprites do Mario, do Sonic ou do Megaman aqui na comunidade, é possivel encontrar muito conteúdo bom e liberado o uso.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 22 Jun 2015, 11:42

@dharrison escreveu:@guitar

Independente do jogo ser vendido ou não, estamos incentivando o uso de recursos não protegidos sempre.
Além de que é "meio batido" criar jogos com sprites do Mario, do Sonic ou do Megaman aqui na comunidade, é possivel encontrar muito conteúdo bom e liberado o uso.

Falou o cara que criou o Alan Psycho usando recursos de terceiro. kkkk

Trolagens a parte, eu vou ter que concordar com o Guitar dessa vez, essa regra foi inventada só por causa daquele protesto criado pelo SB, não acho que o que ja foi feito no passado teria efeito só agora.

Em contra partida é bom que incentivamos o pessoal a criar seus próprios recursos, mas como eu disse outra vez , precisamos que os administradores decidam logo uma engine de criação de gráfico representante na gmbr, por que senão os participante dos concursos irão encolher novamente.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por dharrison em Seg 22 Jun 2015, 11:48

@JoaoVanBlizzard escreveu:Falou o cara que criou o Alan Psycho usando recursos de terceiro. kkkk

asuhushsauhas fala baixo cara :C:

@JoaoVanBlizzard escreveu:T (...) eu vou ter que concordar com o Guitar dessa vez (...)

(...) Em contra partida é bom que incentivamos o pessoal a criar seus próprios recursos (...)

Minha posição é a mesma, eu concordo com o guitar, mas sugeri incentivarmos o pessoal a ter seus recursos.

Agora se quiser mudar as regras do CS#01 para aceitar conteúdos Copyright sem problemas, isso não vai afetar drasticamente a GMBR Happy
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por theguitarmester em Seg 22 Jun 2015, 11:54

eu vou ter que concordar com o Guitar dessa vez
dessa vez e sempre Very Happy


Acho melhor mudar sim essa regra.

Afinal, copyright ou não, o recurso é de terceiro.


Para estimular, acho melhor bonificar aqueles que usarem recursos próprios.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por CRP-Max em Seg 22 Jun 2015, 12:00

Ctrl+C / Ctrl+V  lol! , sempre da nisto, kkkkkk.
Esta regra nem vai atrapalhar nada neste concurso, já esta alterada.

Quem reclamou mesmo? Ha, o theguitarmester, kkkkkk

Mas é isso ai, se acharem mais alguma coisa não deixem de postar aqui pra irmos arrumando.

Abraço!
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por chicoweb em Seg 22 Jun 2015, 18:11

Por mais que eu leia os regulamentos sempre tenho duvidas eu devo ser mto burro mano:

1) Será a mesma avaliação para quem usar sprites originais e quem usar de terceiros?

2) Jogos demo, inacacabados e *limitados terão a mesma avaliação de jogos completos?

* Limitados a certos tipos de player: Exemplo só joga quem tem controle de xbox ou uma ferrari 458 Italia na garagem.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por CRP-Max em Seg 22 Jun 2015, 18:23

@chicoweb escreveu:Por mais que eu leia os regulamentos sempre tenho duvidas eu devo ser mto burro mano:

1) Será a mesma avaliação para quem usar sprites originais e quem usar de terceiros?

2) Jogos demo, inacacabados e *limitados terão a mesma avaliação de jogos completos?

* Limitados a certos tipos de player: Exemplo só joga quem tem controle de xbox ou uma ferrari 458 Italia na garagem.

Oi Chico, beleza?

Não tem nada de burro perguntar, ao contrario mostra interesse e contribui pra ajudar a outras pessoas que podem ter a mesma duvida, perguntar é sinal de esperteza isso sim. What a Face

Então quanto a avaliação dos gráficos, você entenderá melhor com o anuncio do tema, para saber se será ou não viável o uso de gráficos de terceiros.

Este é um concurso de uma semana, acredito que não seja possível um jogo completo em tão pouco tempo, porem tem que ser um jogo jogável e polido, pois isso vai contar na avaliação.

Mais duvidas é só mandar que eu to na área, e chuto pro GOLLLLLLL.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por chicoweb em Ter 23 Jun 2015, 13:38

Valeu Max pela moral, Happy

Aguardo então o tema pra ver o lance dos gráficos.

Este é um concurso de uma semana, acredito que não seja possível um jogo completo em tão pouco tempo, porem tem que ser um jogo jogável e polido, pois isso vai contar na avaliação.

Acho que dá sim.O pega água fez maior sucesso e foi feito em dois dias (eu acho) hehe.

OBS: Pq esse topico não está fixado ainda?
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por CRP-Max em Ter 23 Jun 2015, 14:29

@chicoweb escreveu:Valeu Max pela moral,  Happy

Aguardo então o tema pra ver o lance dos gráficos.

A minha ideia pro concurso, é atrair o máximo de participantes, então tento facilitar e desafiar em uma escala balanceada (como se eu soubesse fazer isso  pale ), neste eu pretendo fazer alguns tutoriais de pra facilitar a produção gráfica, usando o próprio editor do GM, encorajando a galera a fazer algo parecido mas diferente. What a Face

@chicoweb escreveu:
Este é um concurso de uma semana, acredito que não seja possível um jogo completo em tão pouco tempo, porem tem que ser um jogo jogável e polido, pois isso vai contar na avaliação.

Acho que dá sim.O pega água fez maior sucesso e foi feito em dois dias (eu acho) hehe.

Isso só é possível para os feras em GM, tipo o Alex FC, que pensa no formato do jogo e programa em automático, rsrsrs.

@chicoweb escreveu:OBS: Pq esse topico não está fixado ainda?

Essa eu passo pro universitário Willy, resolver. sorrindo
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por Markituh em Ter 23 Jun 2015, 14:43

Pesquei da prova do Willy e resolvi a questão Razz Boa sorte aí CRP, dependendo do tema talvez eu participe... ou como sempre, acabe ficando no comitê avaliativo mesmo, rs.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por CRP-Max em Ter 23 Jun 2015, 16:21

Ta colando do Willy, Markituh? Tudo bem, neste caso não tem problema, valeu!!!

Eu espero que participe sim, você e todos que estão na Staff e tem esse grave problema, nenhuma joia e nenhuma medalha. (iguais a mim  affraid)
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por theguitarmester em Qua 24 Jun 2015, 08:14

Eu tenho medalhas, mas, quero ganhar mais! Afinal, estou em um hiato absurdo em que não ganho uma medalha Sad Sad



Só deixar mais claro que a cor rgb(255,255,255):

- É permitido usar recursos de terceiros (Royalty Free e Creative Commons), porém deve ser especificado nos Créditos do Jogo e no Tópico de Inscrição quem são os verdadeiros proprietários do conteúdo.
E pode recursos com copyright também? Very Happy
(seria bom retirar o parênteses)



Este é um concurso de uma semana, acredito que não seja possível um jogo completo em tão pouco tempo, porem tem que ser um jogo jogável e polido, pois isso vai contar na avaliação.
Claro que tem como sim, e não é difícil. É só fazer um jogo simples e que seja do estilo infinito. (tem vários no fórum).
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por CRP-Max em Qua 24 Jun 2015, 15:12

@theguitarmester escreveu:Eu tenho medalhas, mas, quero ganhar mais! Afinal, estou em um hiato absurdo em que não ganho uma medalha Sad Sad

Pra variar, todo "rico" quer ficar mais rico, tomara que a concorrência seja alta.  tongue

@theguitarmester escreveu:Só deixar mais claro que a cor rgb(255,255,255):

- É permitido usar recursos de terceiros (Royalty Free e Creative Commons), porém deve ser especificado nos Créditos do Jogo e no Tópico de Inscrição quem são os verdadeiros proprietários do conteúdo.
E pode recursos com copyright também? Very Happy
(seria bom retirar o parênteses)

Se ficar mais claro que essa cor, vai deixar todo mundo cego, quando vocês verem o tema vai ficar mais claro que isso.
(vou retirar esta parte de (Royalty Free e Creative Commons) e deixar o resto do texto.)

@theguitarmester escreveu:
Este é um concurso de uma semana, acredito que não seja possível um jogo completo em tão pouco tempo, porem tem que ser um jogo jogável e polido, pois isso vai contar na avaliação.
Claro que tem como sim, e não é difícil. É só fazer um jogo simples e que seja do estilo infinito. (tem vários no fórum).

Sim, mas pra isso os mestres tem que participar, afinal não é "só" fazer um jogo curto, tem que ser um jogo bom pra concorrer com os outros, e ai, vai encarar o desafio?

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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 24 Jun 2015, 15:21



@theguitarmester escreveu:
Este é um concurso de uma semana, acredito que não seja possível um jogo completo em tão pouco tempo, porem tem que ser um jogo jogável e polido, pois isso vai contar na avaliação.
Claro que tem como sim, e não é difícil. É só fazer um jogo simples e que seja do estilo infinito. (tem vários no fórum).

Sinceramente concursos para jogos completos não é a melhor coisa de fazer agora, como eu disse uma vez, concursos com exigências do tipo são boas só quando tivermos garantias de públicos grandes , coisa que não temos ainda, concurso para duas ou tres pessoas participar não compensa então o bom é contar com o que foi feito no jogo, independente de ser completo ou nao.
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por dharrison em Qua 24 Jun 2015, 15:29

@JoaoVanBlizzard escreveu:Sinceramente concursos para jogos completos não é a melhor coisa de fazer agora, como eu disse uma vez, concursos com exigências do tipo são boas só quando tivermos garantias de públicos grandes , coisa que não temos ainda, concurso para duas ou tres pessoas participar não compensa então o bom é contar com o que foi feito no jogo, independente de ser completo ou nao.

Sim Blizzard mas o game deve ser jogável, não "uma engine meia boca" ou um "joguinho".
O jogo não precisa estar 100% pronto e polido, mas deve ser jogável, atrativo e divertido. Se o concorrente ver que não vai conseguir fazer o "jogaço" que quer fazer dentro do prazo definido, precisará ter flexibilidade para desenvolver um projeto mais "basicão". Happy
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 24 Jun 2015, 15:41

@Dharrison escreveu:
Sim Blizzard mas o game deve ser jogável, não "uma engine meia boca" ou um "joguinho".
O jogo não precisa estar 100% pronto e polido, mas deve ser jogável, atrativo e divertido. Se o concorrente ver que não vai conseguir fazer o "jogaço" que quer fazer dentro do prazo definido, precisará ter flexibilidade para desenvolver um projeto mais "basicão". Happy

Sim, mas eu não disse que o jogo tinha que ser mal feito eu disse que o jogo não precisava dar o compromisso de estar totalmente pronto, lógico que eu gostaria de poder ver jogos da galera cada vez mais progressivos, mas fazer eles se sentirem na obrigação de trazer um jogo pronto em um prazo curto faria eles nem começarem a fazer o projeto.
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Mensagem por raul_alves em Qua 24 Jun 2015, 17:54

bom, mesmo que seja uma semana, para esta epoca e final de ano, seria uma boa pois muito estão estudando (estou na facul) e sexta agora entro de ferias e não queria parar de estudar... eu acho esta competição uma boa estrategia de chamar um bom pessoal por cá.
Ao meu ver uma semana se faz muito, nao precisa nada de muita complexabilidade.. uma boa mecânica ou boa historia e lvl design por cima já é um bom jogo, com muita diversão

competições assim que faz o grupo se movimentar, faz vc aprender e estudar mais, quanto mais rotineiro isto, mais públicos terão

edit: eu voltei a frequentar o fórum por este motivo
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Re: [CS #1] Concurso Semanal - SOMBRAS

Mensagem por theguitarmester em Sex 26 Jun 2015, 08:05

Para deixar claro:

Eu apenas respondi a mensagem do CPR de não ser possível de criar um jogo em uma semana, mas não disse que achava que esse concurso tinha que valer só jogos completos.


Aliás, acredito que vocês possam aceitar até qualquer tipo de jogo, e o estado em que ele está, pode ser até um jogo com meia fase, porém, deve se deixar claro que um jogo super pequeno não promove muita diversão, e, mesma que promova um pouco, acabará super rápido. Outro ponto, é que ele não teria muitos gráficos nem áudios, e então, pecaria neste conceito.






CPR-MAX:
Sabe de uma coisa? A regra não ficou clara ainda para min...

E, não é para incomodar... olha a discordância:

CPRrizão escreveu:É permitido:
- Usar Extensões, Scripts, Libs e DLLs próprios e de terceiros.

Será DESCLASSIFICADO o desenvolvedor que:
- Usar conteúdo protegido por Direitos Autorais

Direitos Autorais = Copyright.

Ou seja, pode ou não usar conteúdo com copyright(Direitos Autorais Reservados)???
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