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[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP

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[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP Empty [tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP

Mensagem por theguitarmester Ter 05 maio 2015, 22:23

Importar modelo do Blender com UV(convertendo para gmmod)


  • Versão do GM:  gm6+ (todas que aceitam 3D)
  • Dificuldade:  Intermediário
  • Requer Extensões:  Não
  • Requer DLLs:  Não
  • Tags:  Importar modelo do Blender converter exportar gm8 gms gmmod obj



Necessita do programa Blender: https://www.blender.org/download/
e Model Creator: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=414116



Abra o Blender, carregue(ou crie) seu modelo, e coloque em salvar como OBJ:
[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP 2



Aqui está o ponto chave: marque a opção WRITE NORMALS(OU INCLUDED NORMALS) para que ao abrir no Model Creator ele continue com sua UV MAP correta:
[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP 4



Após isso, abra o programa Model Creator e importe seu modelo OBJ.
[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP Main-screenshot-small(imagem do programa)


Salve ele. Irá criar um arquivo com o nome dele ".gmmod".




Agora é só abrir ele em seu jogo, chamando a função d3d_model_load("NomeDoModelo").





É só isso. Isso é mais uma dica de como abrir modelos criados no blender no GM com a textura mapeada.


Isso foi uma das coisas que me fez por muito tempo travar no gm com o 3D. tentei de diversas formas importar modelos do criados no Blender com a textura mapeada(UV map), até existe um script que salva do Blender em formato GML(esta:), mas daí o modelo teria que ser criado pelo jogo, não carregado(usando model_load).


Descobri como resolver esse problema através desse tópico: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=609490 , que ensina como salvar em OBJ para poder converter para BAO e ter um arquivo contendo os modelos, que após ficará no jogo como animação.



Créditos:
"-LEWA-"  por Imagens e Tutorial
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=609490
e
Maarten Baert por Imagem e programa Model Creator
Blender Foundation por programa Blender



Este tuto-dica foi criado por min, com base no tutorial do -LEWA-.


Vídeos de como fazer:


Última edição por theguitarmester em Seg 11 maio 2015, 21:53, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Revisões Gráficas2| correção 'included' E 'write' (os dois estão certos))
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[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP Empty Re: [tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP

Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 05 maio 2015, 23:52

Muito legal sua dica, esse Mc5 realmente é muito bom, mas se não seguir as coisas certas da problema mesmo, eu tenho minhas tecnicas que davam certo, mas as vezes não davam, vou ver uma hora sua técnica que vou ver no que da, geralmente eu uso milkshape para animar com bones e salvo em obj, mas com blender eu nunca tinha conseguido fazer, valeu a dica Very Happy
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Mensagem por theguitarmester Sex 08 maio 2015, 11:39

Denada e obrigado pelo comentário JoãoVanBlizzard!

Eu baixei o código-fonte do Model Creator e vou ver se consigo entender a parte em que ele converte para gmmod, para fazer um programinha que ao largar o obj no exe(ou selecionar) ele já o converta automaticamente.

Assim deixa o processo de criação ainda mais rápido.

(o que fiz com o próprio model_save do GM8 não funcionou. : ( )


Vou ver só se eles deixam(criador(es) do MC), mas acho que sim, senão não teriam disponibilizado a fonte.
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Mensagem por Gonzo Sáb 09 maio 2015, 21:42

Então quer dizer que abrindo qualquer obj 3d no blender junto com a textura e fazendo todo esse processo o obj já vai texturizado para o gm? se for isso mesmo, vc bem que podia fazer um video mostrando na integra xD What a Face
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Mensagem por theguitarmester Seg 11 maio 2015, 11:14

É isso mesmo Mina Do Rock(ou Gonzo, ou sandra, ou seilá o que o.O), pode pegar qualquer modelo que abra no Blender, converter, jogar no MC e converter, e voa-la! Seu modelo está apto para ser utilizado no Game Maker.

Editado:
Sobre o vídeo, se eu conseguir um tempinho, eu faço um Smile, mas não espere muita qualidade! além da internet ser lenta para upload, meu Personal Computer não é potente, e grava os vídeos meio lento, imagina ainda abrindo o Blender, fechando, abrindo o MC, fechando, e abrindo o GMS, e executando!
(ou talvez eu faça um gif...)

Uma coisa importante:

Caso seu modelo não tenha texturizado(e mapeado) antes de converter para OBJ, é melhor não marcar a opção WRITE/INCLUDED NORMALS, porque o programa Model Creator não irá abrí-lo.

Pelo menos em meus testes não abriu.
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Mensagem por theguitarmester Seg 11 maio 2015, 21:50

Adicionado vídeos:




E

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Mensagem por Gonzo Seg 11 maio 2015, 23:17

ficou D+ os videos, agora da pra começar a brincar com o 3D, vlw xD rabbit
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Mensagem por theguitarmester Qua 13 maio 2015, 07:58

Comece sim Gonzo! e depois leve a sério e crie um jogão!



Uma informação:
Ao menos no Game Maker Studio(talvez os outros também), você pode utilizar modelos com mais de 4000 vértices nele. Testei um que tinha mais de 20000 e funcionou corretamente.


Depois, se puder, postarei um vídeo com modelos com qualidade.
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Mensagem por theguitarmester Sex 15 maio 2015, 12:00

Postado nova versão do tópico em inglês na Game Maker Community:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=664115

Quem quiser comentar(em inglês), comenta lá Smile
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Mensagem por fredcobain Qui 28 maio 2015, 12:40

Guitar, bela dica.
Não sei se é o caso pra todos, mas aqui pra mim algumas imagens não estão carregando.

Vc pode acertá-las para que eu submeta para aprovação, por favor ?

Abraço
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 28 maio 2015, 13:51

Acho muito legal sua iniciativa no 3d do gm, por que você não tenta começar com um remake do escora ball só para pegar as manhas depois você cria algo novo. Very Happy
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[tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP Empty Re: [tuto-dica] Importar modelo do Blender com UV MAP

Mensagem por theguitarmester Sex 29 maio 2015, 09:39

FredCobain: Para min as imagens aparecem normalmente. scratch


JoaoVanBlizard: Obrigado! queria fazer um jogo que usasse o terceiro eixo com necessidade, já baixei vários modelos, mas só que fico sem vontade de fazer os projetos que penso.
Talvez por causa disso eu ainda faça um jogo pequeno(como uma versão bem pequena do EscoraBall) que não use o terceiro eixo, só para ter algo em 3D mesmo.

Quem sabe, talvez nesse fim de semana eu faça algo, se não tiver visitas, porque daí o MK9 bomba...
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