GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

5 participantes

Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por luan.alc Dom 01 Mar 2015, 00:19

Fala galera beleza, depois de muito tempo de inatividade venho ao fórum postar um presente maravilhoso para desenvolvedores Android/iOS/Windows Phone... MULTI RESOLUÇÃO JÁ!

É algo que me fez desistir de vários projetos, pois não sabia em qual resolução produzir, quando começava a produzir outros aparelhos cortavam partes importantes do jogo, e atrapalhava toda sua diversão. Não sei como está o fórum para tal assunto, mas informação nunca é demais.

Parei um bom tempo para tentar estudar como seria a resolução do problema, eu sabia que era algo fácil, mas não sabia como. Até que deparei-me com uma solução simples e funcional, e quero passar para vocês como funciona, como uso, de forma detalhada.

Eu estudei as resoluções mais usadas no mercado ANDROID, faz um bom tempo então não lembro quais eram/é as resoluções mais utilizadas, mas a tendência são telas grandes e com Aspect Ratio de valor 1,77.. corrijam-me se estiver errado.
O AR nada mais é do que um valor que representa a diagonal de uma tela, ex ( 1280/720=1,77... ), enfim...

Então uma resolução que decidi adotar foi a de 1280x720, que é a resolução do meu celular e também por ser uma resolução HD.

Quando o jogo é em landscape uso 1280x720, quando portrait uso 720x1280.
O funcionamento do código acontece através de uma combinação matemática juntamente com uma view na room, a ideia que tive foi: matematicamente manter o AR de 1,77 em qualquer dispositivo, e fazer um corte na room.. ( O corte é necessário para manter o aspecto e não destorcer seu jogo )

O código abaixo funciona bem para jogos PORTRAIT. ( não ocorreram testes com jogos landscape, quem testar deixa o feedback nos comentários )

Código:
larg = display_get_width();
alt = display_get_height();
Y = 720/larg; // Este valor de 720 é se seu jogo for feito em 720x1280
view_wview[0] = 720;  // Este valor de 720 é se seu jogo for feito em 720x1280
view_hview[0] = alt*Y;
view_yview[0] = (1280 - (alt*Y))/2; // Este valor de 1280 é se seu jogo for feito em 720x1280


E funciona da seguinte forma:

larg: largura da tela do celular
alt: altura da tela do celular
Y: ASPECT RATIO da tela do celular

E os comandos de view vão redimensionar a view para o máximo valor possível para dentro da resolução do celular em que o jogo estiver rodando.

Dependendo da resolução de tela que o jogo estiver sendo rodado, perdas ocorrerão e tais perdas são de:  

720x1280 = não perde
480x800 = perde 80px
320x480 = perde 200px
240x320 = perde 320px

Você pode escolher onde a perda vai ser feita, 40px em cima 40px em baixo.. depende de você, no meu código a perda está dividida, meio a meio.
imagem para entender melhor a perda.

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO ImgMulti
essa imagem mostra seu jogo rodando em multi resoluções ( Sendo que o jogo foi produzido em 720x1280 )
Espero que a partir de agora suas produções tornem-se mais profissionais, e que gostem do código! Abraços
luan.alc
luan.alc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 294
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por Kapoty Dom 01 Mar 2015, 00:29

Gostei, deu para entender perfeitamente, estou a procura disto a tempos.
Kapoty
Kapoty

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por luan.alc Seg 02 Mar 2015, 21:42

Obrigado meu parceiro Kapoty, qualquer duvida sua ou de alguém só postar!
luan.alc
luan.alc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 294
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por WellingtonBecker Ter 03 Mar 2015, 22:06

Muito bom amigo. E aonde deve ser colocado esse código?
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por luan.alc Qua 04 Mar 2015, 01:00

Em toda room que você for deixar multi resolução, e lembrem-se também de ativar a VIEW na room.
luan.alc
luan.alc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 294
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por Douglas Felipe Qui 05 Mar 2015, 18:54

gostaria de uma ajuda aqui por que o meu cel ficou com tela cortada nos cantos?
Douglas Felipe
Douglas Felipe

Data de inscrição : 27/01/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 11
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por Gonzo Seg 23 Mar 2015, 13:57

Perfeito luan.alc da hora seu método!!
abs.
avatar
Gonzo

Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por luan.alc Ter 24 Mar 2015, 06:33

Douglas Felipe escreveu:gostaria de uma ajuda aqui por que o meu cel ficou com tela cortada nos cantos?

Vá em Global Game Settings > Android > Graphics > Scaling > Full Scale E seja feliz! kk
p.s: e se o seu cortado foi a perda de informação que o jogo tem pra algumas resoluções isso é mais que obrigatório pra pode se adaptar bem a qualquer celular!


Valeu Gonzo, muito obrigado!
luan.alc
luan.alc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 294
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por Gonzo Seg 13 Abr 2015, 10:40

E Landscape como faz, fiz uns testes aqui e não ficou legal, alguém da uma dica aew.

vlw
avatar
Gonzo

Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por luan.alc Seg 13 Abr 2015, 11:59

Gonzo escreveu:E Landscape como faz, fiz uns testes aqui e não ficou legal, alguém da uma dica aew.

vlw

É só você usar a mesma lógica, em portrait a gente mantem a proporção em 720, em landscape você vai querer ter perda de informação horizontal ou vertical? não tem como entregar o código pronto, pois não estou em casa.. mas usa a lógica do código e aplica pra funcionar em land, mas creio que seja melhor ainda manter a proporção em 720 e os cortes serem aplicados horizontalmente no caso também cortando de 1280...
luan.alc
luan.alc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 294
Prêmios : GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO Empty Re: GMS: Seu jogo MULTI-RESOLUÇÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos