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Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 17:37
Ola, porque minhas opções de som estão diferentes? Como faço para ficar igual da segunda imagem.



Como gostaria que ficasse:



Grato!!
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Re: Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 17:53
Porque você está usando tipos de arquivos diferentes. Se eu não estiver enganado a segunda imagem só funciona para .WAV

Abraço investigador


Última edição por Lukbebalduke em Dom 21 Dez 2014, 18:11, editado 1 vez(es)
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Re: Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 18:11
Como o amigo aqui encima disse, a primeira imagem tem o áudio no formato mp3. Já a segunda o formato wav.

Você pode converter o arquivo, mas isso eu acho que não dá para fazer isso no Game Maker.

Recomendo que você baixe o Formact Factory , ele converte formatos de áudio, video e imagem, é bem útil e fácil de mexer.  Mas se tiver dúvida pode procurar um tutorial.
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Re: Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 18:15
Eu dei uma busca aqui, e só complementando o que o rapaz disse, é isso mesmo, você vai precisar converter os áudios num programa externo, eu por exemplo uso o SonyVegas.

Nesse meio tempo eu dei uma olhada no site da Yoyo e encontrei essa nota

To load a sound, press the Load Sound button to the right of the sound name. A file selector dialogue pops up in which you can select the sound file, which can only be either a wave file or an MP3 file. In general, Wave files (*.wav) are used for the short sound effects as even though they are generally larger files they will play instantaneously due to the fact that they do not need any type of decoding for playing. You can also have multiple wave files playing at once, which is why you should use these for all the sound effects in your game.

MP3 (*.mp3) files should be used for background music as GameMaker: Studio only permits you to play one music track at a time. These files are much smaller than a wave file would be but have a small CPU overhead as they have to be decoded before being played, hence the limit of only one MP3 file being played at time (however, you can have multiple music tracks in your game, and you would just switch between them when necessary).
Once you have loaded your file you can preview the sound by using the play button which will loop it continuously. This is very handy as it means you can make changes to the volume using the slider at the bottom of the window and hear what the effect it will have on the sound. There is a stop button too, so you can stop the preview at any time.

NOTE: Previous versions of GameMaker accepted MIDI file format but that is not the case with GameMaker: Studio. You cannot use MIDI any longer and any imported files from legacy versions which use these may cause the program to crash. These files should be removed or changed before testing!

Basicamente eles recomendam que você use arquivos MP3 somente como background, ou seja, aquela música de fundo.

Alias, vale dar uma olhada nesse programa que o nosso amigo recomendou, mas você também pode converter em sites online sem nem precisar baixar nada.

Abraço investigador
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Re: Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 18:47
Lukbebalduke escreveu:Basicamente eles recomendam que você use arquivos MP3 somente como background, ou seja, aquela música de fundo.

Exatamente, uma coisa que é interessante saber, mas que é muito pouco comentada.

Acontece que os arquivos .wav tem uma qualidade impecável, mas por sinal são arquivos muito grandes comparados ao formato .mp3, que se popularizou muito na ultima década por ser um formato versátil e leve.

Não que seja obrigatório, mas recomenda-se que os efeitos sejam em .wav já que efeitos são sons passageiros no jogo, como o som de uma espada. Pois ele como já foi dito ele é pesado e se um background sound for em .wav, um PC igual o meu (PC da xuxa) iria precisar de uma forcinha a mais da CPU.
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Re: Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 19:59
[Repostando uma resposta que fiz no inicio do ano]

Acho que vocês ainda não entenderam como funciona o GM:S e o sistema de sons. Tem muita coisa a ser explanada sobre isso:


Traduzindo:

[ ] Não comprimido - Sem Stream (É armazenado diretamente na RAM e usa pouco a CPU); O formato de conversão vai ser WAV, pois este não precisa de codificação. E sendo assim o jogo terá um tamanho maior;

[ ] Comprimido - Sem Stream (É armazenado diretamente na RAM, mas demanda muita CPU para codificação). O formato de conversão é OGG, que nada mais é do que WAV comprimido. Seu jogo ficará com tamanho menor;

[ ] Comprimido - Sem Stream e Descomprimido ao carregar o game (O arquivo OGG é descomprimido e transformado em WAV que é armazenada na memória, requer muita RAM e pouca CPU). O formato em disco é OGG e passa a ser WAV quando executado. Seu jogo ficará com tamanho menor;

[ ] Comprimido - Com Stream (O arquivo é decodificado em pequenas partes diretamente do disco). O formato de conversão é OGG, geralmente esta opção é usada para músicas em MP3.

Abaixo temos as opções de conversão como número de canais de áudio (Mono, 3D ou Stéreo), taxa de transmissão, frequência e etc.

Ou seja, não adianta fazer a conversão em editores externos, pois de um jeito ou de outro o GM:S irá converte-los novamente.

A unica unanimidade na escolha das opções, acho que é o MP3, não tem outra alternativa senão a quarta. Para efeitos sonoros vai depender muito do game e da quantidade deles. Se for um jogo simples com poucos efeitos, a primeira opção é a melhor. Caso a quantidade de sons seja muito grande, a terceira é a melhor, pois usará pouca CPU, mas terá que ter mais RAM. E o meio termo fica por conta da segunda opção.

Enfim, espero ter ajudado.

FLWS!
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Re: Aba de som diferente

em Dom 21 Dez 2014, 21:43
Uma coisa percebi que quando tento utilizar midi ele converte para mp3, qualquer extensão que eu uso ele converte. E outra coisa, não consigo fazer aparecer as opções de comprimir, ele fica só no básico, porque será?
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