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Checagem de colisão interna

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Checagem de colisão interna

Mensagem por ffsouza em Ter 02 Set 2014, 16:12

Olá. Meu nome é Fabio.  Sou novato na programação de jogos, e apesar de consultar o help do Game Maker, não consegui entender onde estou errando na hora de checar uma colisão.
Quero colocar um retângulo menor dentro de outro maior, mas a colisão entre eles só pode ser confirmada após o retângulo menor estar totalmente dentro do maior. Claro que isto deverá ser feito utilizando o touch do celular.
1) Clico no objeto retângulo menor;
2) Depois levo este objeto para colidir com o objeto retângulo maior;
3) A colisão ou a checagem desta colisão ou a confirmação desta colisão entre eles deve ser somente após o objeto menor estar totalmente dentro do objeto maior;
Por que quero fazer isto?
Bom, pretendo fazer um joguinho para crianças aprenderem o Alfabeto. O retângulo maior é o espaço reservado para receber a letra (retângulo menor).  Quando esta checagem ocorrer eu posso disparar outros eventos, que darão continuidade ao jogo.
O help do game maker até tem um assunto onde ele fala desta possibilidade, mas eu realmente não entendi nada. Eles indicam uma function chamada de “rectangle_in_rectangle”.
Por favor, peço muito a ajuda de alguém que possua experiência nesta plataforma, e que conheça esta função. Espero não estar muito velho para começar a programar games, sempre adorei games e aos 34 anos resolvi entrar nesta!
Valeu.
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Re: Checagem de colisão interna

Mensagem por matheusco em Ter 02 Set 2014, 18:42

Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".

Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.
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Vou testar, pois a lógica esta boa.

Mensagem por ffsouza em Qua 03 Set 2014, 17:23

@matheusco escreveu:Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".

Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.

Não havia pensado nisto! Vou testar e se der certo posto aqui o passo a passo. Valeu.
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Re: Checagem de colisão interna

Mensagem por matheusco em Qua 03 Set 2014, 18:09

@ffsouza escreveu:
@matheusco escreveu:Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".

Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.

Não havia pensado nisto! Vou testar e se der certo posto aqui o passo a passo. Valeu.

De nada, qualquer coisa só pedir Smile
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Re: Checagem de colisão interna

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