Checagem de colisão interna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Android Checagem de colisão interna

Mensagem por ffsouza em Ter 02 Set 2014, 16:12

Olá. Meu nome é Fabio.  Sou novato na programação de jogos, e apesar de consultar o help do Game Maker, não consegui entender onde estou errando na hora de checar uma colisão.
Quero colocar um retângulo menor dentro de outro maior, mas a colisão entre eles só pode ser confirmada após o retângulo menor estar totalmente dentro do maior. Claro que isto deverá ser feito utilizando o touch do celular.
1) Clico no objeto retângulo menor;
2) Depois levo este objeto para colidir com o objeto retângulo maior;
3) A colisão ou a checagem desta colisão ou a confirmação desta colisão entre eles deve ser somente após o objeto menor estar totalmente dentro do objeto maior;
Por que quero fazer isto?
Bom, pretendo fazer um joguinho para crianças aprenderem o Alfabeto. O retângulo maior é o espaço reservado para receber a letra (retângulo menor).  Quando esta checagem ocorrer eu posso disparar outros eventos, que darão continuidade ao jogo.
O help do game maker até tem um assunto onde ele fala desta possibilidade, mas eu realmente não entendi nada. Eles indicam uma function chamada de “rectangle_in_rectangle”.
Por favor, peço muito a ajuda de alguém que possua experiência nesta plataforma, e que conheça esta função. Espero não estar muito velho para começar a programar games, sempre adorei games e aos 34 anos resolvi entrar nesta!
Valeu.

ffsouza

Número de Mensagens : 3
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Android Re: Checagem de colisão interna

Mensagem por matheusco em Ter 02 Set 2014, 18:42

Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".

Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.

matheusco

Número de Mensagens : 395
Reputação : 51
Prêmios
   : 1
   : 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Android Vou testar, pois a lógica esta boa.

Mensagem por ffsouza em Qua 03 Set 2014, 17:23

matheusco escreveu:Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".

Não havia pensado nisto! Vou testar e se der certo posto aqui o passo a passo. Valeu.

ffsouza

Número de Mensagens : 3
Reputação : 0

Mensagem por matheusco em Qua 03 Set 2014, 18:09

ffsouza escreveu:
matheusco escreveu:Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".

Não havia pensado nisto! Vou testar e se der certo posto aqui o passo a passo. Valeu.

De nada, qualquer coisa só pedir Smile

matheusco

Número de Mensagens : 395
Reputação : 51
Prêmios
   : 1

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:14