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Mensagem por AxeInLine Seg 18 Ago 2014, 18:26

Olá;
Pela primeira vez estou mexendo com Inteligencia Artificial, a qual eu achei que seria uma coisa mais fácil, porém, acabei descobrindo que eu só sei fazer Burrice Artificial (Como o Gonçalvez sempre diz)...


Por mim, meu código estava impecável, mas nele acontece um erro cujo qual eu não sei qual é... Vou citar um exemplo de quando ele aparece:
Caso meu player seja criado antes do inimigo, a uma distância de 200+ dele, o inimigo não atira, mas se caso ele for criado a uma distância de 200- O inimigo atira;
E era para o inimigo atirar mesmo o player tido sido criado a uma distância de 200+ dele!  


Por favor, caso alguém puder me ajudar, serei muito grato, pois isso está me matando...
Deixo o .gmz caso alguém saiba bem este assunto...


Há também outros errinhos pequenos que caso alguém concerte serei grato. (Tópico feito as pressas, irei formatar meu pc).


Última edição por AxeInLine em Seg 18 Ago 2014, 21:28, editado 1 vez(es)
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Mensagem por matheusco Seg 18 Ago 2014, 19:19

Como abro o .gmz?
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Mensagem por AxeInLine Seg 18 Ago 2014, 20:01

(O_O) Abra o Game Maker Studio e vá na aba "import" procura o arquivo e abre, simples assim U.U
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Mensagem por matheusco Seg 18 Ago 2014, 20:13

if (distance_to_object(objPlayer)<200)
{
   limite = true;
}
else
{
   limite = false;
}
if (limite = true)
{
   if (distance_to_object(objPlayer)<200) && (temp_tiro = 30)
   {
           instance_create(x,y,objTiroI)
           temp_tiro = 0;
   }


Isso diz pra só atirar quando distância for menor que 200. E você indica duas vezes essa variável, a segunda é desnecessária.

Outra coisa, sugiro não usar o "keyboard_check_released" pois pode acontecer do jogo não "perceber' que a pessoa soltou o botão, também há maneiras de burlar isso, então a velocidade do player ia dobrar (acho que dá pra fazer isso). Dá uma olhada no tutorial que deixei no meu blog: http://tutoriaisparagamemaker.blogspot.com.br/2014/08/movimento-em-8-direcoes.html e adapta ele pro seu jogo. Usa o método 2 pois é melhor.

Também tem outros problemas: seu tiro atravessa as paredes, sua colisão dá um pequeno "lag" quando vai encostar no chão, achei muito lento a descida do personagem depois do pulo (mas se era pra ser assim, então sem problemas aqui), depois que o inimigo chega perto de você ele para de te seguir, eles não estão me atirando (não sei se era pra atirar) e me parece que o jogo tá com lag, deve ter algo gastando muita memória sem necessidade.


Última edição por matheusco em Seg 18 Ago 2014, 20:26, editado 1 vez(es)
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Mensagem por AxeInLine Seg 18 Ago 2014, 20:24

Sim, mas foi isso que e fiz mesmo O_O. Não entendi o que você quis dizer, já que este código está no step e esta verificação está sendo feita a cada step... E o que você quis dizer com?: 
matheusco escreveu: E você indica duas vezes essa variável, a segunda é desnecessária.
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Mensagem por matheusco Seg 18 Ago 2014, 20:27

É porque no primeiro post você diz que era pra eles atirarem mesmo que estivesem 200+ de distância, não?

"E era para o inimigo atirar mesmo o player tido sido criado a uma distância de 200+ dele!"

Dá uma relida no meu post, indiquei outros bugs.

EDIT:

Aqui oh:

if (limite = true)
{
if (distance_to_object(objPlayer)<200) && (temp_tiro = 30)

se limite = true então a distância já é menor que 200, não precisa indicar isso duas vezes no mesmo código. É o mesmo que fazer:

if (limite = true)
{
if limite = true && temp_tiro = 30
}
}

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Mensagem por AxeInLine Seg 18 Ago 2014, 20:38

matheusco escreveu:eles não estão me atirando (não sei se era pra atirar)
Então, é esse o problema!
Eles até atiram, mas apenas caso o objPlayer seja criado a uma distância de 200- do objInimigo, e não era isso para acontecer, era para eles atirarem quando o objPlayer entrasse numa distância de 200- mas eles só atiram no caso que eu comente acima, agora entendeu?
Enquanto às outras coisas que você disse, isto é porque ainda está na versão inicial, há muito o que fazer, mas por enquanto minha dúvida é apenas esta...

// edit (vi seu edit agora):
Sim, eu sei que é desnecessário fazer isto, mas faça um teste sem ele e coloque o player perto do objInimigo no editor de roons para ver o que acontece, ele não atira, como aconteceria caso tivesse isso.
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Mensagem por matheusco Seg 18 Ago 2014, 20:56

Não era nem pro seu código estar pegando.

Primeiro: você define pont1 e ponto2 em Create Event, entao o Game Maker vai calcular esses pontos osmente uma vez, então os valores serão fixos.

Segundo: Evita usar a função alarm pra coisas simples assim, coloca no Step Event temp_tiro += 1 e pronto, vai ficar muito mais simples.

Acredito que seja uma questão de conflito no código, pois ele acaba ficando preso em uma ação ou você está usando o alarme de maneira errada.
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Mensagem por matheusco Seg 18 Ago 2014, 20:59

Descobriiii o tal erro. É porque você define que ele só vai atirar em 30, então quando o temp_tiro passa de 30 é impossível, teria que ser if temp_tiro >= 30, ai ele atira. Quando criar perto ele já começa atirando e resetando o contador, se você correr dele e voltar o contador já passou de 30 e ele não atira mais.

EDIT:

Fiz assim:

Step Event

temp_tiro += 1

if limite = true && temp_tiro >= 30
etc...


E deu certo ;)
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Mensagem por AxeInLine Seg 18 Ago 2014, 21:27

Olá, obrigado, nem tinha chegado a pensar nisso d= 
Vou editar o código agora, obrigado mesmo!
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Mensagem por matheusco Seg 18 Ago 2014, 21:46

De nada, qualquer coisa é só pedir. Também dá uma olhada nos outros tutoriais do meu site, talvez venham a ser úteis. Até agora só postei tutoriais básicos, mas vou atualizando com o tempo.
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