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[Resolvido]Dúvidas com scripts
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Dúvidas com scripts
Eu estou com várias dúvidas sobre os scripts:
- Como o script funciona
- Qual a diferença de escrever um script e em um objeto
- Como chamar uma variável no Script
- O que são arguments
- Como usar os arguments
A parte mais difícil pra mim são os arguments, eu não consigo entender de jeito maneira, vou dar um exemplo de um código, mim digam pra que serve esse argument
Fico agradecido desde já!
- Como o script funciona
- Qual a diferença de escrever um script e em um objeto
- Como chamar uma variável no Script
- O que são arguments
- Como usar os arguments
A parte mais difícil pra mim são os arguments, eu não consigo entender de jeito maneira, vou dar um exemplo de um código, mim digam pra que serve esse argument
- Código:
///////////////////////////////////////////////////////////////////
// //
// Button //
// //
// Description: Draws a Win32 Button //
// //
// Arguments: //
// //
// argument0................x //
// argument1................y //
// argument2................text //
// //
// Copyright (C) 2005 by Michael Schwarz //
// //
// Please give me credits if you use this script!!! //
// //
///////////////////////////////////////////////////////////////////
_color=draw_get_color()
if not(variable_local_exists("fbu")) {
fbu=0
press=false
}
xtmp = argument0
ytmp = argument1
wtmp = string_width(argument2)+12+argument0
htmp = string_height(argument2)+8+argument1
if(press=true) {press=false; return true;}
press=false
if (mouse_check_button(mb_left)) {
if (mouse_x > xtmp && mouse_x < wtmp) {
if (mouse_y > ytmp && mouse_y < htmp) {
draw_set_color(0)
draw_rectangle(xtmp,ytmp,wtmp,htmp,false)
draw_set_color(8421504)
draw_rectangle(xtmp+1,ytmp+1,wtmp-1,htmp-1,false)
draw_set_color(13160664)
draw_set_color(13160664)
draw_rectangle(xtmp+2,ytmp+2,wtmp-2,htmp-2,false)
draw_set_color(0)
draw_text(xtmp+7,ytmp+5,argument2)
press=true
mouse_clear(mb_left)
} else {
draw_set_color(16777215)
draw_line(xtmp,ytmp,wtmp-1,ytmp)
draw_line(xtmp,ytmp,xtmp,htmp)
draw_set_color(4210752)
draw_line(wtmp,ytmp,wtmp,htmp)
draw_line(wtmp,htmp,xtmp,htmp)
draw_set_color(8421504)
draw_line(wtmp-1,ytmp+1,wtmp-1,htmp-1)
draw_line(wtmp-1,htmp-1,xtmp-1,htmp-1)
draw_set_color(13160664)
draw_set_color(13160664)
draw_rectangle(xtmp+1,ytmp+1,wtmp-2,htmp-2,false)
draw_set_color(0)
draw_text(xtmp+6,ytmp+4,argument2)
}
} else {
draw_set_color(16777215)
draw_line(xtmp,ytmp,wtmp-1,ytmp)
draw_line(xtmp,ytmp,xtmp,htmp)
draw_set_color(4210752)
draw_line(wtmp,ytmp,wtmp,htmp)
draw_line(wtmp,htmp,xtmp,htmp)
draw_set_color(8421504)
draw_line(wtmp-1,ytmp+1,wtmp-1,htmp-1)
draw_line(wtmp-1,htmp-1,xtmp-1,htmp-1)
draw_set_color(13160664)
draw_set_color(13160664)
draw_rectangle(xtmp+1,ytmp+1,wtmp-2,htmp-2,false)
draw_set_color(0)
draw_text(xtmp+6,ytmp+4,argument2)
}
} else {
draw_set_color(16777215)
draw_line(xtmp,ytmp,wtmp-1,ytmp)
draw_line(xtmp,ytmp,xtmp,htmp)
draw_set_color(4210752)
draw_line(wtmp,ytmp,wtmp,htmp)
draw_line(wtmp,htmp,xtmp,htmp)
draw_set_color(8421504)
draw_line(wtmp-1,ytmp+1,wtmp-1,htmp-1)
draw_line(wtmp-1,htmp-1,xtmp-1,htmp-1)
draw_set_color(13160664)
draw_set_color(13160664)
draw_rectangle(xtmp+1,ytmp+1,wtmp-2,htmp-2,false)
draw_set_color(0)
draw_text(xtmp+6,ytmp+4,argument2)
}
draw_set_color(_color)
Fico agradecido desde já!
Última edição por X-Games em Sex 18 Mar 2011, 18:44, editado 2 vez(es)
Re: [Resolvido]Dúvidas com scripts
Cara, pesquisar um pouco faz bem a saúde... Da uma olhada nesse link:
Nesse script os arguments fazem de si uma função. Os dados são posição x (horizontal), posição y (vertical) e o texto aplicado na mesma. Quando você usa esse sript você o declara como uma função:
Bem, acho que tudo vai ficar mais esclarecido depois de ler alguns tutoriais.
- Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t12433-indice-de-aulas-e-tutoriais-de-dharrison#111010
Nesse script os arguments fazem de si uma função. Os dados são posição x (horizontal), posição y (vertical) e o texto aplicado na mesma. Quando você usa esse sript você o declara como uma função:
- Código:
win32bt(x,y,str)
Bem, acho que tudo vai ficar mais esclarecido depois de ler alguns tutoriais.
Math Maker- Data de inscrição : 26/02/2011
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Re: [Resolvido]Dúvidas com scripts
Não achei oque procurava, ai ele só tem uma breve explicação, queria um diagnóstico completo!! mais vlw pela ajudaa!!
Re: [Resolvido]Dúvidas com scripts
Para usar um script, se usa assim:
Em um objeto, você chama o script dessa maneira:
O que tem dentro do "()" são os arguments, nesse caso, é o argument0, argument1 e argument2.
No scripit, por exemplo, você usa assim:
Seria como se ele lesse o script assim:
O uso de script pode ser usado para tornar mais facil a criação de blocos de códigos extensos. Ai, ao invez de criar em todo objeto que for usar esse bloco umas 30 linhas, basta usar 1 como o scr_script()
Espero ter ajudado!
Em um objeto, você chama o script dessa maneira:
- Código:
///exemplo:
scr_script(obj_bloco,32,16)
O que tem dentro do "()" são os arguments, nesse caso, é o argument0, argument1 e argument2.
No scripit, por exemplo, você usa assim:
- Código:
if instance_exists(argument0){
if place_free(x+argument1,y)
x+=32
}else if place_free(x-argument2,y){
x-=16
}
Seria como se ele lesse o script assim:
- Código:
if instance_exists(obj_bloco){
if place_free(x+32,y)
x+=32
}else if place_free(x-16,y){
x-=16
}
O uso de script pode ser usado para tornar mais facil a criação de blocos de códigos extensos. Ai, ao invez de criar em todo objeto que for usar esse bloco umas 30 linhas, basta usar 1 como o scr_script()
Espero ter ajudado!
Re: [Resolvido]Dúvidas com scripts
Humm.. mais eu achei esse negócio de arguments inútil, qual a finalidade dele, eu posso fazer o código sem os arguments, só com os números normais ?
Re: [Resolvido]Dúvidas com scripts
Inútil?
Jamais!
Script é o melhor amigo de um programador de GameMaker, torna-se muito mais manipulavel e pratico o uso dos scripts.
Sim, você pode colocar um valor FIXO no lugar dos arguments. Com os arguments, eu posso usar um unico escript para MUITOS objetos diferentes.
Um exemplo de script que eu uso bastante, é o sistema de morte.
Por exemplo, ao colidir-me com um objeto mortal, ele executa o script com os seguintes argumens: scr_morte(1,obj_morto,x,y,snd_morre). "1" é o tanto de vidas que ele vai perder,"obj_morto" é o objeto dele morrendo e snd_morte é o som de morte, "x" e "y" é a posição do objeto.
No script:
Ai eu pergunto, o que é mais facil, escrever 15 linhas ou 1 simples linha?
Nos aruments, você não poe apenas números, você pode por qualquer tipo de variavel(0,true,"texto",etc).
Bom, qualquer duvida é so falar!
Espero ter ajudado!
Jamais!
Script é o melhor amigo de um programador de GameMaker, torna-se muito mais manipulavel e pratico o uso dos scripts.
Sim, você pode colocar um valor FIXO no lugar dos arguments. Com os arguments, eu posso usar um unico escript para MUITOS objetos diferentes.
Um exemplo de script que eu uso bastante, é o sistema de morte.
Por exemplo, ao colidir-me com um objeto mortal, ele executa o script com os seguintes argumens: scr_morte(1,obj_morto,x,y,snd_morre). "1" é o tanto de vidas que ele vai perder,"obj_morto" é o objeto dele morrendo e snd_morte é o som de morte, "x" e "y" é a posição do objeto.
No script:
- Código:
vidas-=argument0
instance_create(argument2,argument3,argument1)
sound_play(argument5)
Ai eu pergunto, o que é mais facil, escrever 15 linhas ou 1 simples linha?
Nos aruments, você não poe apenas números, você pode por qualquer tipo de variavel(0,true,"texto",etc).
Bom, qualquer duvida é so falar!
Espero ter ajudado!
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