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[News] O que esperar da versão 2.0

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Mensagem por PedroX Dom 10 Ago 2014, 15:04

Ontem fiz um artigo especulativo sobre o que podemos esperar da versão 1.4. Hoje, veremos o que a versão 2.0 pode nos reservar.

Recapitulando, sabemos que muitas coisas boas virão já na versão 1.4, incluindo a maior estabilidade na interface, o Marketplace, a atualização do sistema de extensões (que permitirá usar código Java no Android e Objective C no iOS), novas funções de áudio e física, melhorias nos editores de imagens e rooms, novidades na GML (ponteiros e enums!), dentre muitas outras.

Então, o que pode a versão 2.0 nos trazer?

Refinamento na GML
Com certeza, teremos modificações na GML. É claro que ela deverá continuar fácil para maior comodidade dos novatos, mas incorporará novidades para todos os níveis.

Talvez teremos tipagem total (ou pelo menos maior), otimização de variáveis (que passarão a ser válidas somente no evento em que foram declaradas, com exceção do Create), multithreading, motor de renderização OpenGL4,

Mudanças no visual da IDE
Esta deve se tornar mais leve e fluída. Visto que a base do programa é a mesma desde que surgiu, não foram feitas grandes mudanças até agora, o que trouxe uma herança de problemas e também peso na memória.

Mudanças na estrutura da IDE
Quando ocorreu a integração do sistema de física, fizeram-se certas mudanças na IDE. É de se esperar novas possibilidades, e estas certamente vão causar mudanças estruturais.

Melhor 3D
Quem sabe não teremos maior suporte ao 3D? Mesmo que não seja na 2.0, pode ser em uma 2.x.

Pagamento mensal
Isso não é bem especulação, porque o CEO do GM:S disse, no Twitter, que isso pode acontecer. Assim, você não comprará o GM:S, mas pagará para usá-lo todo mês/bimestre/trimestre (ninguém sabe ainda).

MAC OSX, Windows e Linux
A ferramenta rodará nessas três plataformas, é oficial.

Mais uma vez, digo que o tópico é especulativo e usa de um pouco de imaginação. No entanto, são coisas bem possíveis de acontecer.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Gonçalves Seg 11 Ago 2014, 04:30

Cara, espero muito que eles acabem com o sandboxing. Ou que pelo menos deixem possível a escolha do desenvolvedor se quer seu jogo sandboxed ou não.

Torço também para que seja posssível (mas não obrigatório) definir o tipo da variável entre char, string, int, double, float, bool... assim evitando que todas as variáveis reais sejam double, o que economizaria espaço na memória.

Outra coisa que gostaria de ver é a possibilidade de customização da IDE a seu gosto. Como por exemplo poder deixá-la como a da Parakeet, ou normal, enfim...

Se ao invés de janelas tivéssemos abas e nas abas de objetos fosse 100% código, seria perfeito haha.
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Mensagem por Tiago Lima Seg 11 Ago 2014, 18:27

A maioria das mudanças que eu gostaria são na IDE pra deixar mais parecida com a Unity. Uma IDE super flexível que você pode mudar a posição das coisas e só deixar os painéis que você realmente precisa como o @Gonçalves disse.
E que a IDE interaja com os scripts sendo possível você alterar o valor de variáveis sem precisar ir dentro do código; a Unity até te permiti inserir no seus scripts instruções especificas para IDE.

Outra coisa da Unity que eu queria é aquela forma de criar uma hierarquia de objetos, eu posso dividir um objeto em várias partes e anexar ao mesmo pai, depois é só inserir o pai na scene.

Também gostaria de ver um GMS mais focado na programação e particularmente eu gostaria de poder criar funções/métodos dentro dos meus scripts.

Bem, tem mais coisas, mas se tudo isso que eu disse vinhe-se junto de um módulo Android básico free eu ia chorar feito um homem  felicidade
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