Somar variáveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Somar variáveis

Mensagem por zahard em Ter 24 Jun 2014, 13:11

galera, postei uma pergunta a pouco tempo mas já me veio esse outro probleminha, é tipo assim:
a variavel global.dinheiro deve ser igual a soma das variaveis global.venda_do_leite e global.venda_do_ovo

resumindo seria: global.dinheiro = global.venda_do_leite + global.venda_do_ovo.

só que esse código não funciona, já tentei trocar aquele sinal de soma por "and" mas mesmo assim não vai, pfv ajuda nessa
vlw

zahard

Número de Mensagens : 50
Idade : 19
Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por 7hiagomp em Ter 24 Jun 2014, 13:22

usa parenteses.

global.dinheiro = (global.venda_do_leite + global.venda_do_ovo)

7hiagomp

Número de Mensagens : 124
Idade : 31
Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 24
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por Gonçalves em Ter 24 Jun 2014, 13:41

Explica melhor, cara... Você quer que, em algum momento do jogo seja acrescentado ao seu dinheiro a grana da venda de ovo e leite, ou sempre assim? (Porquê seu próprio código deveria funcionar). Ou você tá fazendo algo errado aí. De qualquer forma, antes de executar esse script aí você pode botar um show_message(global.venda_do_ovo) só de teste para ver quanto está. Ao invés de falar que não funcionou, explique o que exatamente aconteceu, senão complica ajudar. Happy

Gonçalves

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1013
Data de inscrição : 29/10/2010
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por VanMall em Ter 24 Jun 2014, 13:56

Não programo em GML, mas pelos meus conhecimentos em outras linguagens creio que o certo seria:

global.dinheiro = global.dinheiro + (global.venda_do_leite + global.venda_do_ovo)

Os parênteses não são obrigatório, porém facilita na compreensão do código por outros programadores e também realiza a soma de venda_do_leite e venda_do_ovo antes de tudo. (Se você se lembra, em matemática na álgebra, os parênteses tem prioridade).

Dica: use variáveis com nomes mais curtos um ex: global.vend_leite
Pode parecer bobo, mas variáveis com nomes grandes atrasam o processamento dos dados.

VanMall

Número de Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2014
Reputação : 13
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por zahard em Ter 24 Jun 2014, 13:58

pow mano, foi mals.
Tá é tipo assim, o jogo é simples você pega as coisas na sua fazenda põe no carro e segue estrada quando chega na cidade você vende, logo, o leite e ovo são vendidos ao mesmo tempo, mas, o leite tem um valor X, e o ovo um valor Y.
supondo que o leite custe 5$ e o ovo 2$ eu ponho pra multiplicar a quantidade de leite e ovo vendido pelo seu preço. ficaria assim caso eu vendesse 10 ovos
Código:
global.dinheiro = 10*valor_do_ovo

tá ai tudo bem, mas como eu tenho que vender o leite também supondo que eu vendesse 3 leites ficaria
Código:
global.dinheiro = 3*valor_do_leite
se tudo certo, meu dinheiro seria igual a 10*valor_do_ovo + 3*valor_do_leite
só que não sei como escrever esse código, agora entendeu?

zahard

Número de Mensagens : 50
Idade : 19
Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por VanMall em Ter 24 Jun 2014, 14:08

@zahard então você tem dificuldade em escrever o código que atribui valores a variáveis e também em descobrir a quantia de leite ou ovo vendido, a próposito, jogo legal!

VanMall

Número de Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2014
Reputação : 13
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por zahard em Ter 24 Jun 2014, 14:13

exato! mas principalmente em somar a variavel do leite com a variavel do ovo, mas eu fiz como o pessoal de cima falou, usei parenteses e funcionou bem!
vlw gente
e obrigado pelo elogio man

zahard

Número de Mensagens : 50
Idade : 19
Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por VanMall em Ter 24 Jun 2014, 14:26

Ainda tem dúvida na parte de descobrir a quantia de leite e ovo vendida?
Se sim, aqui está uma maneira de resolver.

Crie uma nova variável (ex: quant_leite), essa variável, servirá para guardar o número de leites a serem vendidos.
Para cada vez que o jogador ganhar + 1 leite, a variável criada para contar o leite recebe +1, quando ele chegar na cidade e vender, executará o seguinte código:

global.dinheiro = (quant_leite * valor_do_leite)

Depois da venda retorne o valor da variável quant_leite a 0. Repita o processo com o ovo.
Ajudei? Dúvida?

VanMall

Número de Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2014
Reputação : 13
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por 7hiagomp em Ter 24 Jun 2014, 14:37

Não sei como vc esta fazendo a interação da venda. Mas seja la o que estiver ativando a venda de ovo ou leite, eu colocaria o código mais simples possível, uma variável local seria o preço e ela adicionaria por venda a global. dinheiro.

mais ou menos assim:

Código:
create
global.dinheiro = 0  
// qtd de dinheiro mas eu nao ativaria aki, ativaria no create game de qualquer outro objeto. O player por ex.

leite = 0   //preco do objeto leite

Código:


//a condição de venda q vc esta usando

global.dinheiro += leite

assim toda vez que a venda acontecer, ela adiciona dinheiro a global dinheiro.  Se for importante saber a quantidade de venda de determinado produto, por exemplo, vc não pode vender mais do que produziu, também resolveria com variáveis locais.

A diferença principal seria que vc ganharia dinheiro por venda, cada vez que vende, o dinheiro sobe um pouquinho.  Da outra maneira, sabendo o total, é um método de balanço, o que significa q vc tem q esperar ate o final do dia para saber o total e ai receber todo dinheiro da venda.

é uma questão de escolha do que é mais legal para o seu game.


Última edição por 7hiagomp em Ter 24 Jun 2014, 14:48, editado 2 vez(es)

7hiagomp

Número de Mensagens : 124
Idade : 31
Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 24
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por Witen em Ter 24 Jun 2014, 14:41

Meu deus problemas com variáveis u.u"
Código:
global.dinheiro += (10*valor_do_ovo)+(3*valor_do_leite)

vocês estavam esquecendo do += depois do global.dinheiro, o += serve para somar o valor a variável = só define um novo valor para aquela variavel

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Idade : 17
Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.wibix.webs.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por zahard em Ter 24 Jun 2014, 14:51

PedroMatosos seu post vlw cara,  Happy 
7hiagomp eu vou seguir teus conselhos e dar uma simplificada nos codes, tá muito complicado mesmo, vou jogar a var do dinheiro pra start game, fica melhor do que no create
e witen, vlw mesmo, era por isso que quando eu pegava mais coisas pra vender meu dinheiro não adicionava e sim mudava pra outro valor o/ vle gente

zahard

Número de Mensagens : 50
Idade : 19
Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Somar variáveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:18


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum