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Katerp, Willy

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Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 16:30
supondo que tenho 3 opções e se eu der enter em uma dessas opçoes eu irei para subopcoes e cada uma dessas subopçoes executam uma funcao isso tudo na mesma room e o movimentos nas opcoes e subopcoes ultilizam as mesmas teclas. setas e enter.

opção1 - mochila

subopcao1 - usar
subopcao2 - vender
subopcao3 - examinar

opcao2 - batalha

subopcao1 - player1
subopcao2 - player2
subopcao3 - player3

opcao 3 - menu

subopcao1 - reiniciar partida
subopcao2 - voltar ao menu principal
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Re: Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 16:41
Supondo que você não buscou no fórum, sugiro que você procure pois isso tem aqui e ninguém vai fazer pra tu não.

Procura por Menu.

E se quer uma dica para isso, estuda Switch Case.
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Re: Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 16:42
Cara, vc pode fazer isso usando subimagens.. Igual eu fiz com o menu do meu tutorial de pause aqui no fórum.. Ou então você também pode fazer usando o comando ds_list_add e ds_list_find_value, eu acho, não conheço o funcionamento desse comando ao certo, talvez tenha que mudar de room com ele.. Sei que ele cria listas dinâmicas, que variam conforme sua necessidade.. Mas dá uma procurada aqui no forum e no forum da yoyogames, deve ter alguma coisa.. Acho que o jeito mais fácil é por subimagens mesmo..
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Re: Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 17:28
nao quero que façam pra mim ,quero aprender a fazer, eu ja elaborei todo o script , so que essa parte ta dificil, so precisava de uma luz , não da pra procurar no forum , pq nao sei nem o nome dessa função!trocando de room eu sei fazer, era so pra saber dentro de uma mesma room! obrigado!
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Re: Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 17:58
Tente pesquisar algo sobre Arrays, com elas vc conseguirá montar o que precisa
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Re: Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 18:11
Acho que o problema é que todos os botões estão executando suas ações juntos, por você dizer que consegue fazer em rooms diferentes... 

Para resolver o problema você tem que criar um método de só o botão que estiver selecionado execute a ação quando o enter for clicado, eu sei como resolver se for isso, mas como não sei se é realmente esse seu problema vou ficar esperando sua resposta.
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Re: Camadas de inventory

em Qui 27 Mar 2014, 21:42
Cara, na questão das listas, você pode muito bem usar um show_menu() junto com um switch, como o Gabreel falou, e pronto. Se não souber como usar, só da uma olhadinha no manual ou nas muitas engines que tem por aí Smile
Até mais!
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Re: Camadas de inventory

em Sex 28 Mar 2014, 10:26
tanker gt

é isso mesmo que eu to com dificuldade
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Re: Camadas de inventory

em Sex 28 Mar 2014, 13:17
Fácil cara, olha faz assim usando switch você faz as sua opções dai quando a pessoa selecionar uma opção, você muda uma variável para o valor da opção(como se tivesse selecionando uma room diferente), dai você refaz o switch de acordo com á variável então você muda a variável para a sub opção que a pessoa escolher de novo, então refaz isso para todas as opções que a pessoa tenha que escolher

Isso é só um exemplo bagunçado que fiz rápidão aqui.
Exemplo:

switch (selecionado=1)
{
    case selecionado=1.1//opção 1
    case selecionado=1.2//opção 2
    //faz quantas opções quiser
    switch (selecionado=1.1)
    {
        case selecionado=1.11//opção 1
        case selecionado=1.21//opção 2
        //faz quantas opções quiser
 
    }
}


Espero ter ajudado. blz
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Re: Camadas de inventory

em Sex 28 Mar 2014, 20:03
Esse inventário é bem complexo pelo visto, leia tutoriais sobre switch e array, mesmo que você não use agora vai precisar disso mais tarde.
Eu fiz um código simples aqui que serve para selecionar o botão, para colocar as ações de cada um use um código como o do Superbomber aqui em cima.
Se for possível ir para cima e para baixo ai esse código não funciona, mas pelo que vi são poucas opções certo?

coloque esse código em um obj_controle ou algo do tipo.

if instance_exists(obj_inventario)
{if keyboard_check_pressed(vk_right) and global.botao<3
{selecionado+=1}

if keyboard_check_pressed(vk_left) and global.botao>0
{selecionado-=1}}

nesse caso são apenas 4 botões, para mudar é só colocar outro número no lugar do 3.
Depois você coloca quando clicar enter e selecionado for igual a 1, faz tal ação, se for igual a 2 faz outra ação...
Cria alguma coisa que mostre qual opção esta selecionada.
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