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Histórico de versões - Game Maker Studio
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Histórico de versões - Game Maker Studio
Segue-se um relatório sobre as versões do GameMaker: Studio:
Última edição por Gabreel em Dom 06 Abr 2014, 03:29, editado 3 vez(es)
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
Releases do Early Acess (Acesso antecipado)
Updates - Leia aqui
Early Access Versão 1.99.44
Mudanças
- Importador SWF e renderizador de vetores. HTML5 requer WebGL e não está completo ainda.
- Extensões para iOS e Android. (Adaptação do Alex sobre o artigo oficial)
- Novos eventos de desenhos (Draw) foram adicionados (PreDraw, PostDraw, DrawBegin, DrawEnd, GuiBegin, GuiEnd). (Em inglês: New Drawing Events).
- Notificações Push. Suporte para iOS, Android, Tizen nativo/JS. (Em inglês: Android | iOS | Tizen).
-Novo Debugger. Ele fica ligado por padrão, mas pode ser desabilitado nas preferências dos Script/Códigos. (Adaptação do Alex sobre o artigo oficial).
- Novo sistema de compra 'no aplicativo'. A nova API foi atualizada para usar as novas libs nas várias plataformas.
Early Access Versão 1.99.51
Mudanças
- Alterações nas surfaces:
> MUDANÇA QUE PODE CRASHAR: Surfaces agora são empilháveis. Isso significa que a cada surface_set_target() PRECISA ter uma chamada surface_reset_target() correspondente.
> Nova variável embutida application_surface, mantém o identificador da surface.
> Permite a correção do 'aspect ratio' (proporção) em todos os alvos.
> window_set_size() não tem mais efeito na resolução/escalonamento do jogo. application_surface e surface_resize controlam essa propriedade agora.
> Nova transição demonstrativa adicionada para mostrar os benefícios da nova application_surface.
Nota 1: Tudo acima não está disponível no HTML5 ainda! (próxima versão do EA).
Nota 2a: Pegar o retângulo da tela não funciona atualmente nos celulares com esse sistema, então você vai ficar sem screen_save() e/ou draw_getpixel() nessa versão.
Nota 2b: Esteja ciente também que, como agora você tem uma separação em tamanhos de GUI e application_surface, se eles não são 1:1 você pode não estar capturando o que você estava nas versões anteriores com draw_getpixel(), especialmente se a correção do 'aspect ratio' está ocorrendo. Você pode precisar ajustar seus valores.
- Novas funções:
> timeline_clear() - limpa uma timeline completamente.
> timeline_moment_add_script() - chama um script numa timeline em um determinado momento.
> timeline_size() - retorna o tamanho da timeline, número de momentos.
> timeline_max_moment() - retorna o momento máximo da timeline.
> buffer_get_address() - pega o endereço de uma memória subjacente no buffer.
> gml_release_mode() - troca de onde e para o release mode chama (release mode faz ter uma maior tolerância de erros)
> tile_get_count() - conta o número de tiles.
> tile_get_id() - pega o id de um determinado tile.
> tile_get_ids() - pega a id de todos os tiles.
> tile_get_ids_at_depth() - pega a id de todos os tiles situados em uma tal profundidade (depth).
> angle_difference() - pega a diferença entre 2 ângulos.
> draw_roundrect_ext() - Desenha um retângulo com bordas arredondadas.
> draw_roundrect_color_ext() - Mesmo que o acima.
> window_device() - retorna o ponteiro (em relação à endereçamento de memória, não cursores!) gráfico do dispositivo (endereçamento D3D no Windows)
> dsin(x),dcos(x),dtan(x),darcsin(x),darccos(x),darctan(x),darctan2(x) - funções angulares trigonométricas.
> mp_grid_get_cell() - função requisitada para pegar uma célula de um mp_grid.
> is_ptr - retorna verdadeiro se a variável é um ponteiro (NOTA :- window_device(), window_handle(), e todos as funções get_texture agora retornam um ponteiro, não um número).
> device_mouse_x_to_gui() e device_mouse_y_to_gui() - coordenadas do mouse na GUI.
> surface_resize() - Permite que você redimensione uma surface (não preserva os conteúdos).
> application_get_position() - obtém a posição de uma reta conforme o aspect ratio dentro da janela atual.
> ds_list_add(), ds_queue_enqueue(), ds_stack_push() - alterados para aceitar diversos valores.
> point_in_rectangle(), point_in_triangle(), point_in_circle() - funções para checar pontos dentro de objetos primitivos.
> rectangle_in_rectangle(), rectangle_in_triangle(), rectangle_in_circle() - funções para checar retângulos dentro de outras formas primitivas.
- Mudanças no Debugger
> O Timeout da comunicação foi aumentado para ter conexões mais seguras.
> Novo ícone
> Adicionado uma chamada para empilhar visualizações.
> Adicionado a visualização de todas instâncias.
> Adicionado a visualização da instância selecionada (apenas jogos no Windows (Desktop)). (nota de tradução: não sei se aqui e acima ele se refere às views, ou uma view como uma palavra para descrever a interface)
> Diálogos no jogo não interrompem mais o debugger, para que ele não perca a comunicação com o jogo.
> Agora para quando um erro é encontrado no jogo.
> Organização em árvores dos recursos agora também é apresentada no Debugger.
> Adicionado uma busca parcial para grandes estruturas/matrizes (arrays) - NOTA: não disponível para o HTML5 ainda!
- Mudanças no Maker
> Consumo de memória foi reduzido drasticamente (cerca de 50%) - os gráficos não são carregados o tempo todo, mas somente sob demanda, quando necessário. (reporte qualquer problema que você ver)
> Configurações para preservar o Aspect Ratio foi adicionado às plataformas que não o tinham.
- Mudanças no Compilador
> Novos acessores foram adicionados para acessarem mapas, grades (grids) e listas e para acessar arrays como referência (sem copiar na escrita).
> Todas as funções que tem 'colo' no termo, agora tem um sinônimo com 'colour' (mesma função, mas com a escrita correta) - Toda a nossa documentação e intelliSense aponta para a fala britânica 'colour'.
- Mudanças no Runner
> http_request() agora manipula buffers binários.
> No iOS show_message() não fica mais esperando pela entrada do usuário quando roda o jogo pelo Maker. Agora foi arrumado.
> Uploads da Steam Workshop da EA 1.99.44 precisam ser reenviadas pois o formato do arquivo foi alterado.
Early Access Versão 1.99.65
Mudanças
- Sem anúncios!
> Graças à Apple fazer uma mudança na política de submissão no iOS nós tivemos que tirar a capacidade de anúncios no iOS nessa atualização.
> Se você USA anúncios no seu jogo, por favor, não use essa versão.
> Por favor, olhe essa submissão no nosso Helpdesk para informação futura.
- Extensões para Mac
> Extensões para Mac agora podem ser adicionadas aos seus projetos.
> Extensões feitas para o GM4Mac *devem* ser compatíveis.
- Vários erros arrumados para o suporte do Facebook no Android.
Updates - Leia aqui
Early Access Versão 1.99.44
Mudanças
- Importador SWF e renderizador de vetores. HTML5 requer WebGL e não está completo ainda.
- Extensões para iOS e Android. (Adaptação do Alex sobre o artigo oficial)
- Novos eventos de desenhos (Draw) foram adicionados (PreDraw, PostDraw, DrawBegin, DrawEnd, GuiBegin, GuiEnd). (Em inglês: New Drawing Events).
- Notificações Push. Suporte para iOS, Android, Tizen nativo/JS. (Em inglês: Android | iOS | Tizen).
-Novo Debugger. Ele fica ligado por padrão, mas pode ser desabilitado nas preferências dos Script/Códigos. (Adaptação do Alex sobre o artigo oficial).
- Novo sistema de compra 'no aplicativo'. A nova API foi atualizada para usar as novas libs nas várias plataformas.
Early Access Versão 1.99.51
Mudanças
- Alterações nas surfaces:
> MUDANÇA QUE PODE CRASHAR: Surfaces agora são empilháveis. Isso significa que a cada surface_set_target() PRECISA ter uma chamada surface_reset_target() correspondente.
> Nova variável embutida application_surface, mantém o identificador da surface.
> Permite a correção do 'aspect ratio' (proporção) em todos os alvos.
> window_set_size() não tem mais efeito na resolução/escalonamento do jogo. application_surface e surface_resize controlam essa propriedade agora.
> Nova transição demonstrativa adicionada para mostrar os benefícios da nova application_surface.
Nota 1: Tudo acima não está disponível no HTML5 ainda! (próxima versão do EA).
Nota 2a: Pegar o retângulo da tela não funciona atualmente nos celulares com esse sistema, então você vai ficar sem screen_save() e/ou draw_getpixel() nessa versão.
Nota 2b: Esteja ciente também que, como agora você tem uma separação em tamanhos de GUI e application_surface, se eles não são 1:1 você pode não estar capturando o que você estava nas versões anteriores com draw_getpixel(), especialmente se a correção do 'aspect ratio' está ocorrendo. Você pode precisar ajustar seus valores.
- Novas funções:
> timeline_clear() - limpa uma timeline completamente.
> timeline_moment_add_script() - chama um script numa timeline em um determinado momento.
> timeline_size() - retorna o tamanho da timeline, número de momentos.
> timeline_max_moment() - retorna o momento máximo da timeline.
> buffer_get_address() - pega o endereço de uma memória subjacente no buffer.
> gml_release_mode() - troca de onde e para o release mode chama (release mode faz ter uma maior tolerância de erros)
> tile_get_count() - conta o número de tiles.
> tile_get_id() - pega o id de um determinado tile.
> tile_get_ids() - pega a id de todos os tiles.
> tile_get_ids_at_depth() - pega a id de todos os tiles situados em uma tal profundidade (depth).
> angle_difference() - pega a diferença entre 2 ângulos.
> draw_roundrect_ext() - Desenha um retângulo com bordas arredondadas.
> draw_roundrect_color_ext() - Mesmo que o acima.
> window_device() - retorna o ponteiro (em relação à endereçamento de memória, não cursores!) gráfico do dispositivo (endereçamento D3D no Windows)
> dsin(x),dcos(x),dtan(x),darcsin(x),darccos(x),darctan(x),darctan2(x) - funções angulares trigonométricas.
> mp_grid_get_cell() - função requisitada para pegar uma célula de um mp_grid.
> is_ptr - retorna verdadeiro se a variável é um ponteiro (NOTA :- window_device(), window_handle(), e todos as funções get_texture agora retornam um ponteiro, não um número).
> device_mouse_x_to_gui() e device_mouse_y_to_gui() - coordenadas do mouse na GUI.
> surface_resize() - Permite que você redimensione uma surface (não preserva os conteúdos).
> application_get_position() - obtém a posição de uma reta conforme o aspect ratio dentro da janela atual.
> ds_list_add(), ds_queue_enqueue(), ds_stack_push() - alterados para aceitar diversos valores.
> point_in_rectangle(), point_in_triangle(), point_in_circle() - funções para checar pontos dentro de objetos primitivos.
> rectangle_in_rectangle(), rectangle_in_triangle(), rectangle_in_circle() - funções para checar retângulos dentro de outras formas primitivas.
- Mudanças no Debugger
> O Timeout da comunicação foi aumentado para ter conexões mais seguras.
> Novo ícone
> Adicionado uma chamada para empilhar visualizações.
> Adicionado a visualização de todas instâncias.
> Adicionado a visualização da instância selecionada (apenas jogos no Windows (Desktop)). (nota de tradução: não sei se aqui e acima ele se refere às views, ou uma view como uma palavra para descrever a interface)
> Diálogos no jogo não interrompem mais o debugger, para que ele não perca a comunicação com o jogo.
> Agora para quando um erro é encontrado no jogo.
> Organização em árvores dos recursos agora também é apresentada no Debugger.
> Adicionado uma busca parcial para grandes estruturas/matrizes (arrays) - NOTA: não disponível para o HTML5 ainda!
- Mudanças no Maker
> Consumo de memória foi reduzido drasticamente (cerca de 50%) - os gráficos não são carregados o tempo todo, mas somente sob demanda, quando necessário. (reporte qualquer problema que você ver)
> Configurações para preservar o Aspect Ratio foi adicionado às plataformas que não o tinham.
- Mudanças no Compilador
> Novos acessores foram adicionados para acessarem mapas, grades (grids) e listas e para acessar arrays como referência (sem copiar na escrita).
> Todas as funções que tem 'colo' no termo, agora tem um sinônimo com 'colour' (mesma função, mas com a escrita correta) - Toda a nossa documentação e intelliSense aponta para a fala britânica 'colour'.
- Mudanças no Runner
> http_request() agora manipula buffers binários.
> No iOS show_message() não fica mais esperando pela entrada do usuário quando roda o jogo pelo Maker. Agora foi arrumado.
> Uploads da Steam Workshop da EA 1.99.44 precisam ser reenviadas pois o formato do arquivo foi alterado.
Early Access Versão 1.99.65
Mudanças
- Sem anúncios!
> Graças à Apple fazer uma mudança na política de submissão no iOS nós tivemos que tirar a capacidade de anúncios no iOS nessa atualização.
> Se você USA anúncios no seu jogo, por favor, não use essa versão.
> Por favor, olhe essa submissão no nosso Helpdesk para informação futura.
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Última edição por Gabreel em Ter 18 Fev 2014, 22:50, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : u)
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Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
Olha só.. "Pointer", em programação, a gente traduz como ponteiro, não como cursor.
Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
muito bom adorei as funçoes aritmeticas darcsin,darccos,angle_diference,e as funcoes de interseçao entre primitivos
Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
shatterhand2 escreveu:Olha só.. "Pointer", em programação, a gente traduz como ponteiro, não como cursor.
Engraçado, pois no meu curso ouvi muito cursor, mas no material escrito encontrava mais ponteiro. Estranho. De qualquer forma, alterado.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
Eu nunca ouvi falar cursor.
Cursor é a paradinha que pisca enquanto você escreve, ou as setas do teclado.
Ou vai ver isso varia de região em região, sei lá, hehe.
Cursor é a paradinha que pisca enquanto você escreve, ou as setas do teclado.
Ou vai ver isso varia de região em região, sei lá, hehe.
Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
Tópico atualizado.
Early Access Versão 1.99.65 < Lançado hoje, 18/02/14 >
Early Access Versão 1.99.65 < Lançado hoje, 18/02/14 >
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Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
Tópico atualizado.
Early Access Versão 1.2.1279 < Lançado provavelmente segunda, 14/03/14 >
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Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
A versão
Version 1.3.1307
já saiu faz um tempo, estou traduzindo e até amanhã teremos ela aqui no tópico.
Version 1.3.1307
já saiu faz um tempo, estou traduzindo e até amanhã teremos ela aqui no tópico.
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Re: Histórico de versões - Game Maker Studio
Lembrando que lançou nova versão, já. Só não atualizei pq meu dedo escorregou e eu cliquei em "não" na hora de instalar
http://store.yoyogames.com/downloads/gm-studio/release-notes-studio.html
http://store.yoyogames.com/downloads/gm-studio/release-notes-studio.html
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