GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Info] História do Game Maker

+5
Henrique-HB
Klior
cascavelo
polosam
All-x
9 participantes

Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty [Info] História do Game Maker

Mensagem por All-x Dom 02 Fev 2014, 22:25

Sobre o autor:

[Info] História do Game Maker Mark-150x150

Markus Hendrik Overmars é um cientista da computação e professor de programação de jogos neerlandês conhecido por desenvolver o motor de jogo Game Maker. Este motor permite que as pessoas criem jogos de computador usando uma interface drag-and-drop.

Nascimento: 29 de setembro de 1958 (55 anos), Zeist, Países Baixos
Educação: Universidade de Utrecht

Game Maker foi escrito por Mark Overmars. Ele é professor em tempo parcial do Instituto de Informação e Ciências da Computação da Universidade de Utrecht, na Holanda. Ele dirige o Centro Avançado de Jogos e Simulação, que realiza pesquisas em áreas como modelagem 3D, animação, personagens virtuais, simulação, interação humano-computador e os aspectos artísticos sobre jogos.

O Game Maker não foi escrito como parte do trabalho na universidade, mas sim começou como um hobby. É no entanto usado no curso de design de jogos. Desde 2004, o Game Maker foi produzido e distribuído pela YoYo Games, que era liderada por Mark Overmars.

Mark sempre foi interessado em jogos de computador. Nos anos oitenta ele fazia reviews de jogos de para uma revista sobre Atari. Escreveu também alguns jogos para o computador Atari ST (Super Breakout , Snake, Gobang). Mark não joga ativamente mais, mas estuda as técnicas utilizadas na criação deles.

Sobre o Programa:

Game Maker é escrito em Delphi (Até aversão atual, a IDE ainda é em Delphi mas o Runner usa C++). Quase todo o código foi escrito por Mark Overmars, exceto por alguns componentes freeware para ler diferentes formatos de imagem e de comprimir os dados. O código fonte do Game Maker possui mais de 40.000 linhas de código. O código fonte para a parte Runner é semelhante em tamanho (Essa informação procede até a versão Cool.

A parte principal do programa é baseada na API do Windows. Isto torna muito difícil para portá-lo para uma plataforma diferente. A parte do Runner é baseada no DirectX. Mais uma vez, o que torna difícil para portá-lo para outras plataformas. Não espere que as versões que podem fazer jogos para dispositivos móveis porque causa muitas incompatibilidades (Lembrando que isso foi dito em 2009).

História do Desenvolvimento:

O desenvolvimento Game Maker foi iniciado em 1999 por Mark Overmars. De agora em diante o próprio Mark descreve a evolução do programa:

1999

[Info] História do Game Maker Game-maker-11

Comecei a trabalhar no Game Maker (originalmente chamado de Animo porque minha primeira idéia era fazer um sistema simples para a criação de animações em 2-D) no verão de 1999. A primeira versão pública foi a versão 1.1. Foi lançado em 15 de novembro de 1999. Esta versão já tinha uma linguagem de programação embutida, mas faltava sofisticação. Não usava o DirectX, não tinha um Runner separado e nem poderia criar executáveis​​. Assim, os jogos eram simplesmente reproduzidos na janela principal do programa. A partir de então, rapidamente criou-se as versões públicas 1.2, 1.2a e 1.3. Não era muito conhecido ou baixado. Por exemplo, em dezembro de 1999, o Game Maker foi baixado um total de 366 vezes.

2000

[Info] História do Game Maker Game-maker-2

Versão 1.4 foi um grande lançamento. Ele tinha um pouco mais de atenção. Os downloads subiram: de 1000 em fevereiro de 2000 para 1500  em março do mesmo ano, em junho, e em agosto foram 8000 (depois da imprensa dar alguma atenção especial). A versão 2.0 foi liberado por volta de setembro de 2000. Em todo o ano de 2000, o programa foi baixado do meu site um total de cerca de 40.000 vezes.

2001

Eu lancei a versão 3.0, que foi o primeiro a usar o DirectX para o desenho. Lancei versão Adicionais 3.1, 3.2, e 3.3 (Abril de 2001). A popularidade rapidamente aumentou. Em março, o programa foi baixado cerca de 14.000 vezes e em junho deste mesmo ano tinha aumentado para 21.000.

[Info] História do Game Maker Game-maker-43

Em janeiro de 2001 eu decidi que eu tive que eu tinha que refazer o Game Maker. Eu reescrevi completamente a partir do zero, usando tudo o que eu aprendi ao longo dos anos. A interface foi completamente mudada. A nova versão também não era compatível com a versão antiga. A nova cor vermelha do ícone simbolizava isso. A versão 4.0 foi lançada em julho de 2001. Ele foi seguido da 4.1 em dezembro (o que, em particular, adicionou suporte para múltiplos jogadores). A popularidade aumentou ainda mais. Em dezembro teve 32.000 downloads. Em todo o 2001, o programa foi baixado cerca de 270.000 vezes.

2002

Versão 4.2 surgiu em abril de 2002. A principal característica era que a estabilidade aumentou muito. Versão 4.3, com muitas pequenas adições e melhorias, apareceu em novembro de 2002. A popularidade cresceu ainda mais. No final do ano, o programa foi baixado cerca de 2.000 vezes por dia. O número de visualizações de página da página principal do site passou de 2.000 em outubro de 2.000 para 70,000 em outubro de 2002. No conjunto de 2002, o programa foi baixado cerca de 750.000 vezes.

2003

Começando em janeiro de 2003, pedi para que fizessem doações porque os custos para o desenvolvimento de Game Maker e manter a comunidade estavam aumentando o tempo todo. O Game Maker agora tinha o seu próprio domínio: (www.gamemaker.nl ). O site foi completamente refeito. Em abril a versão 5.0 apareceu com muitos novos recursos, em particular os recursos de arquivos de dados e Timelines. Além disso, o interpretador do código foi ampliado e melhorado. O programa tem uma UI inteira com ícones e imagens mais agradáveis. Um mecanismo de registro voluntário foi incluído para apoiar o desenvolvimento, mas o programa ainda podia ser usado gratuitamente.

No final de agosto Game Maker foi destaque na TechTV que quase caiu o nosso servidor web como 5000 pessoas tentaram baixar o programa no mesmo momento.

Em setembro a versão 5.1 apareceu com muitos novos recursos, em particular um sistema de partículas e a possibilidade de mudar os recursos em tempo real. Uma série de características avançadas ficaram restritas a usuários cadastrados para incentivar (e recompensar) o registro. A versão gratuita permanecia embora disponível com a maioria dos recursos intactos.

Nós nos mudamos para um novo fórum (pago), que oferecia muito mais recursos e melhor controle. O fórum tornou-se rapidamente muito popular.

Na versão 5.2 de dezembro apareceu com uma melhor arquitetura nas rooms e as ações adicionais para ex partículas. Também foram incluídos funções para lidar com estruturas de dados.

Em 2003, houve no total mais de 1.700.000 downloads do Game Maker. Portanto, estava a cerca de 5000 downloads por dia. O programa era usado cada vez mais em escolas de todo o mundo como parte de seu treinamento de informática. Também era utilizado em muitos campos de verão.

2004

Em abril a versão 5.3 apareceu com um editor de paths melhorado e funcionalidade de planejamento de movimento. O arquivo de ajuda foi convertido em um moderno arquivo HTML.

Desde abril eu comecei a trabalhar na versão 6.0. Para a 6.0 todo o motor gráfico foi reescrito, usando Direct3D como sistema subjacente. Isso melhorou consideravelmente a qualidade dos gráficos e as possibilidades. Transparência Alpha agora era mais fácil e rápida, sprites podiam ter cores misturadas e serem giradas. Também havia funções gráficas avançadas para desenhar, por exemplo, polígonos mapeados na textura. Um recurso de fonts foi adicionado, permitindo textos muito melhores (e mais rápidos) e ainda um conjunto de funções para gráficos 3D foram incluídos. Além disso, o motor de som foi reescrito, resultando em melhor qualidade de som e mais opções, como efeitos sonoros e sons 3D. Todas essas mudanças fizeram o programa não compatível com a versão anterior. Infelizmente, devido a um pouco de atividade de hackers Eu também tive que reescrever o sistema de registro e teve que adicionar criptografia adicional. A Versão 6.0 surgiu em Outubro de 2004.

Devido à grande popularidade do Game Maker o fórum estava cada vez mais lotado e tornou-se impossível a utilização de um serviço de hospedagem compartilhada para isso. Em novembro de 2004, mudou-se o fórum para um novo servidor dedicado que era usado quase exclusivamente para o fórum. Houve alguns problemas de incio, mas as coisas parecem ter funcionado bem depois.

Em 2004, houve um total de 1.600.000 downloads do Game Maker. Então era mais ou menos igual ao do ano anterior. O site era visitado cerca de 10.000 vezes por dia.

2005

[Info] História do Game Maker Game_Maker_6.1_arabirimi

Game Maker foi usado como plataforma de desenvolvimento para uma competição Game4Girls organizada pela Universidade de Illinois, Urbana-Champaign. Também foi utilizado como ferramenta de desenvolvimento em um evento patrocinado pela Atari no famoso Parsons School of Design, em Nova York chamada "RetroRedux : The 24 Hour Game Design Jam".

Em maio de 2005, a versão 6.1 do Game Maker apareceu, com um editor de imagem melhorado, surfaces para desenho, e muitas pequenas alterações e correções de bugs.

Em julho de 2005 Game Maker foi destaque na G4TV. Isto por um dia quase triplicava o número de page views do site (cerca de 26 mil em um único dia) e também aumentou o número de downloads consideravelmente.

Em agosto de 2005 o site do Game Maker chegou a 10.000.000 páginas vistas (desde outubro 2000). Visualizações de página são bastante constante em cerca de 11.000 por dia. Também em agosto, um jogo criado com o Game Maker, chamado Duch Doom, foi destaque na G4TV. Eles se referiam ao fórum, o que quase explodiu o fórum. Em um momento, havia mais de 800 visitantes simultâneos.

Em setembro de 2005 Game Maker foi destaque em cinco episódios de um programa de TV dinamarquesa. Além disso , na Austrália , houve uma conferência de um dia em que foi em grande parte dedicada ao uso do Game Maker. Devido a mudanças na política da empresa prestadora a contagem de página, eu decidi retirar as contagens de páginas.

Game Maker foi usado como ferramenta de desenvolvimento na competição Make-A-Game holandês para estudantes do highschool. Mais de 200 equipes inscritas na competição .

2006

Os primeiros meses do ano foram gastos em terminar nosso livro, juntamente com Jacob Habgood. O título era The Game Maker's Apprentice: Game Development for Beginners e foi publicado pela APress. Ele apareceu no final de Junho de 2006. Foi muito popular. A primeira tiragem de 5000 cópias foi vendida dentro de cerca de 3 meses. Veja o site do livro para mais informações.

Em março de 2006, as páginas mudaram-se para um novo servidor muito maior e mais rápido para lidar com o aumento da carga de ambos o site e o fórum. Novas ferramentas estatísticas também tornaram-se mais fáceis para monitorar. O número de visualizações de página eram agora cerca de 25.000 por dia. Haviam cerca de 200 mil visitantes por mês. O site utiliza cerca de 600 GB de largura de banda por mês. Os downloads permaneciam constantes em cerca de 4.000 por dia.

Desde aquele Verão que estava vindo a trabalhar sobre a versão 7.0 do programa. A principal melhoria é um mecanismo de extensão que foi incorporado, o que tornaria mais fácil para adicionar funcionalidades extras. A beta apareceu no início de novembro. A versão final está prevista para o final de janeiro.

2007

Estava muito animado que tinha fechado parceria com a YoYo Games para o desenvolvimento e distribuição de Game Maker. YoYo Games era uma nova empresa com sede no Reino Unido, a configuração de um grupo de antigos e atuais executivos da indústria de jogos, incluindo Sandy Duncan, ex-chefe do Xbox na Europa. Eu era um dos diretores da YoYo Games e iria supervisionar o desenvolvimento do Game Maker por lá.

[Info] História do Game Maker Game-maker-19

Em 28 de fevereiro a versão 7.0 do Game Maker foi lançado através do novo website da YoYo Games. Logo depois que o site tomou conta do site atual do Game Maker.

2009

[Info] História do Game Maker Gogmkgamemaker80pro2010

Em 25 de dezembro Game Maker 8.0 foi lançado.

Aqui acaba o relato do próprio Mark.

2010 - 2011

[Info] História do Game Maker Game-maker-psp

Houve várias tentativas para que o Game Maker exportasse para PSP, iPhone e Android. Inclusive foram feitos vários concursos para isso.

[Info] História do Game Maker 190624271_640

Acabou que foi lançado o GM 8.1 em abril de 2011 e nada da exportação multi-plataforma.

[Info] História do Game Maker 11

Mas em Abril do mesmo ano tivemos uma pequena surpresa, o lançamento do GM: HTML5. Que como o próprio nome diz, exportava jogos para WEB. Desde então já se sabia que O GameMaker:Studio viria, pois na compra da versão HTML5 você teria um desconto na versão Studio.

[Info] História do Game Maker GameMaker-Studio_-Internal-Image-and-Animation-editing-e1337801663444

E falando nela, a mesma foi lançada em 2012 e desde então está em constante atualização suportando cada vez mais plataformas.

O histórico das mudanças pode ser visto aqui:

http://store.yoyogames.com/downloads/gm-studio/release-notes-studio.html

Fontes: web.archive.org; gamemakerblog.com; yoyogames.com; gmc.yoyogames.com;


Última edição por Alex FC em Qua 28 Jan 2015, 16:42, editado 1 vez(es)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por polosam Dom 01 Jun 2014, 12:52

Excelente tópico! Eu comecei a estudar game maker em 2009, usava a versão 7.0 lite. Eu naveguei no fórum por um ano inteiro como visitante, mas aí surgiram dúvidas mais específicas e tive que me inscrever para poder fazer perguntas.
Muito bom conhecer essa interface de 1999. Nessa data, eu nunca tinha visto um computador na vida!

Deixo registrado o agradecimento ao autor.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por cascavelo Dom 01 Jun 2014, 20:28

Ótima leitura, todos nós fazemos parte da história deste grande software,

Talvez eu tenha sido o primeiroo a fazer funcionar um jogo do GMS em celular fora da yoyo games.
Quando lançaram o beta eu me virei pra fazer funcionar porque queria postar o primeiro vídeo de uma conversão pra android,
Este é o  vídeo de 11/03/2012, Na mesma semana que que o beta foi lançado:


Acho que fiquei doido depois disto e só sei fazer jogos agora.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Klior Seg 02 Jun 2014, 17:20

Muito boa essa matéria, comecei usar o game maker era 6.1, quase não usei o 7.0, depois fiquei bastante tempo usando a 8.0, 8.1 só cheguei a testar e agora estou aos poucos migrando pro studio.
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Henrique-HB Seg 02 Jun 2014, 23:54

Aproveitando um pouco o tópico, eu vou contar um pouco a história do game maker no Brasil. Very Happy
----
No início dos anos 2000, duas engines para criação de jogos estavam se popularizando muito no Brasil: o MUGEN e o RPG Maker, assim nasceram algumas comunidades e fóruns para discussão e troca de resources. Alguns deles, como a MugenBR, ainda estão no ar.

--- Curiosidade ---
Entre as primeiras e grandes comunidades de RPGMaker no Brasil estava a RPGMenace, que se não me engano ainda mantém uma certa atividade. O detalhe é que um dos administradores da RPGMenace é o hoje famoso Marcos Castro. O nick dele no youtube inclusive é o antigo utilizado no site: Marcos CCT.
-------

No final de 2002 (se não me falha a memória), um cara chamado Ribamar FS resolveu traduzir um documento sobre o Game Maker e publicar em seu próprio site. Esse foi o primeiro site brasileiro sobre game maker, e ainda pode ser encontrado online em: http://ribafs.org/antigos/gamemaker/

Paralelamente ao trabalho do Ribamar, dentro da comunidade Maker Universe (MU) — que era dedicada ao RPG Maker — havia uma seção no fórum denominada "Outros makers" onde podíamos discutir ferramentas variadas, e alguns usuários, em especial o 3Darkman (ou Kirlian), estavam curisos e testando o nosso GM.

Em 2003 ou 2004, depois que já estávamos nos acostumando a falar de Game Maker na MU, o 3Darkman decidiu ministrar algumas aulas de GM por mIRC, explicando o básico do programa e a mágica GML. Após a primeira aula, o movimento sobre o Game Maker no site aumentou muito, e como na MU contando comigo e 3Darkman devia ter mais uns 3 apenas para dar suporte e mesmo assim sem nenhum grande especialista.

Com o possível público, em 2004 nasce a ThunderStorm (TS), oficialmente a primeira comunidade brasileira dedicada exclusivamente ao game maker. Tentei pegar alguma coisa aqui no Internet Archive mas o site está quebrado, vale por curiosidade: https://web.archive.org/web/20040928055502/http://www.thunderstorm.com.br/modules/news/

Na TS começaram a se reunir os potenciais hard users de GM, em especial devemos destacar o MACARRAUM. Ele não era apenas um mestre absoluto no game maker, como também foi talvez o brasileiro mais importante para o desenvolvimento da ferramenta no geral. Ele foi o responsável por participar do desenvolvimento de algumas DLLs pioneiras para o Maker, como uma implementação da engine Irrlicht 3D e algumas engines de física. Duvida? Segue links para tópicos na própria GMC:

Irrlicht: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=114399#entry807124
Open Dynamics: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=140054
entry983023

Sim, tem BR na história do GM mundial também Razz
Eu tenho algumas engines do MACARRAUM perdidas em algum backup por aqui e digo: o cara fazia milagre, era brilhante nisso. Boa parte do que aprendi de avançado no game maker foi com ele.

Com o passar dos anos a TS acabou sendo abandonada pela falta de tempo dos administradores (algo comum em fóruns do tipo) e eventualmente fechou. A comunidade de GM se espalhou por aí e só começou a voltar a se reunir na Gaming Brasil, um fórum que de início era dedicado às ferramentas da Click Team, como o Multimedia Fusion.

A Gaming Brasil foi uma boa época para o Game Maker e o GameDev brasileiro em geral, lá surgiram outros mestres como Gorock e Cocão e do fórum saíram diversos desenvolvedores que hoje efetivamente trabalham na indústria de games.

Mas seguindo o ciclo, a GB acabou morrendo quando o administrador teve que focar seu tempo em outras prioridades, mas antes do fim dois usuários de nick Draco e EJMM fundaram a BRMaker, como um fórum paralelo a GB mas que compartilhava muitos dos usuários.

Ainda na GamingBrasil o EJMM me chamou para ser moderador de Game Maker na BRMaker, onde depois acabei me tornando o administrador principal. A GB morreu, e consequentemente houve a migração de usuários para a BRM.

Durante esse período, mais precisamente em 2006, o site da GameTV tinha uma ferramenta de blogs dos usuários onde publiquei uma série de tutoriais de como criar seu primeiro game no GM. Essa série deu origem a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tqlvVbxSaW0

O autor havia pedido minha autorização para criar a vídeo-aula, mas no fim nunca me creditou por isso. Porém ele apenas fez o vídeo para a primeira, eu ainda tenho todas as 4 em texto aqui para comprovar e qualquer usuário da época sabe dessa história.

As aulas por um lado foram boas, pois surgiu uma febre com jogos do gênero que apresentei no tutorial no primeiro contato de cada novo usuário do GM. O lado ruim acabou sendo que muitos usuários apenas reproduziram o que estava no tutorial e toda vez que surgia um tópico "meu primeiro jogo" sabíamos exatamente o que esperar.

O tempo passa, surge a GMBR, e minha falta de tempo me faz abandonar a BRMaker completamente, levando ao caos e a seu fechamento em 2009 (acho). Desde então a GMBR vem evoluindo cada vez mais e mostrando sua força, mas a história da GMBR só os admins daqui podem contar, pois na época eu já estava afastado do maker.

Fica aí esse texto, talvez um pouco longo, para os curiosos sobre história.
Henrique-HB
Henrique-HB

Data de inscrição : 23/06/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 114
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Markituh Ter 03 Jun 2014, 01:04

Interessantíssimo cara! Very Happy  Bom saber a força BR HU3 no desenvolvimento do Game Maker, hehe. Essa do Marcos Castro foi uma surpresa. Eu não era muito da área na época mas era um "cara das internetz", e o RPG Maker foi sem dúvida uns dos maiores booms na comunidade de gamedev brasileira - curioso é que eu frequentava a extinta RPG Maker Brasil na época, e depois da treta que rolou e o server foi pros ares, dei aquela fuçada no baixaki por ferramentas de desenvolvimento de jogos e achei o GM... nada melhor que pesquisar algo como "Game Maker Brasil" no Google :v

Foi uma época que vivi intensamente, mas não expandi muito meus horizontes, fiquei encubado no fórum mesmo, rs. Hoje em dia acesso a esse tipo de conteúdo está muito mais fácil, e qualquer um com o mínimo de esforço e dedicação consegue publicar seu joguinho na internet. A GMBR teve seus tempos de ouro, muitas lendas se formaram mas hoje, apesar de já vermos um pessoal se esforçando e publicando jogos para Android e tal, ainda há uma certa carência numa galera séria e ativa pra movimentar a comunidade. Falando nisso, a GMBR até passou numa máteria da Olhar Digital (mas não achei o vídeo agora pra linkar xD), mesmo que de levezinho Razz

Esse negoço do "meu primeiro jogo" é clássico, se por um lado poderia haver um modelo onde você postava o source e o pessoal mais experiente dava algumas opiniões, seria uma ótima forma de melhorar. Isto é, se o jogo não fosse tão genérico como uma réplica exata do tutorial padrão do GM. Espero que com sua volta possa trazer um pouco da sua experiência aqui pra galera mais nova. E aliás, já tens/busca algum trabalho na área ou está só "dando aquela fuçada" mesmo?

Abraços o/
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Henrique-HB Ter 03 Jun 2014, 14:31

@Markituh,

Eu fico feliz de ter participado dessa primeira fazer dos makers no Brasil, mas hoje estou bem afastado.

Pra falar bem a verdade eu só voltei a ativa aqui no fórum porque havia prometido uma série de tutoriais sobre a parte gráfica de games e acabei nunca publicando. Depois de uma olhada no link https://gmbr.forumeiros.com/t30075-introducao-ao-design-de-interfaces

Hoje eu trabalho em agência de publicidade como diretor de arte, já participei do projetos de alguns advergames (utilizando Unity 3D) e aplicativos para clientes mas não é o meu foco. Estou tanto tempo longe do desenvolvimento nem sei mais por onde começar a trabalhar no Game Maker.

Se algum dia aparecer alguma boa oportunidade talvez eu me envolva em algum projeto, mas não tenho mais condição de codificar nada. E também tem o fato que eu tô velho, as responsabilidades mudam e o tempo não sobra Razz
Henrique-HB
Henrique-HB

Data de inscrição : 23/06/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 114
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por PedroX Ter 03 Jun 2014, 14:43

Muito interessante é a história.

Comecei a usar o Game Maker na época da Gaming, se me lembro bem. Tinha um tutorial de mover uma bola nas 8 direções, que foi a primeira coisa que fiz no GM. Gostaria de lembrar de mais detalhes, mas não consigo, porque na época não me interessava o contexto. Se você se lembra quem criou esse tutorial, gostaria de saber. Eu chutaria 'Alex'.

Edit: Confirmado!
https://web.archive.org/web/20041019060234/http://www.gamingbrasil.net/home/sobre.php

É esse cara aí mesmo que me ensinou através dos tutoriais o básico sobre o GM. Logo fiz uns jogos de labirinto com um sprite de urso amarelo como player, um sprite de pedra para as paredes e uma bola como obstáculo... Aos poucos a memória volta.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Henrique-HB Ter 03 Jun 2014, 14:56

PedroX escreveu:Muito interessante é a história.

Comecei a usar o Game Maker na época da Gaming, se me lembro bem. Tinha um tutorial de mover uma bola nas 8 direções, que foi a primeira coisa que fiz no GM. Gostaria de lembrar de mais detalhes, mas não consigo, porque na época não me interessava o contexto. Se você se lembra quem criou esse tutorial, gostaria de saber. Eu chutaria 'Alex'.

Edit: Confirmado!
https://web.archive.org/web/20041019060234/http://www.gamingbrasil.net/home/sobre.php

É esse cara aí mesmo que me ensinou através dos tutoriais o básico sobre o GM. Logo fiz uns jogos de labirinto com um sprite de urso amarelo como player, um sprite de pedra para as paredes e uma bola como obstáculo... Aos poucos a memória volta.

O @lex era o administrador da Gaming Brasil, mas não usava o Game Maker e sim Multimedia Fusion (pelo menos na época). Na GB eram vários autores que escreviam sobre game maker, não sei dizer quem fez o tutorial sobre 8 direções, não lembro nem mesmo de todos os tutoriais que eu escrevi. Smile
Henrique-HB
Henrique-HB

Data de inscrição : 23/06/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 114
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por mrHarris Qui 05 Jun 2014, 17:40

Muito interessante isso. Comecei a usar o Game Maker em 2008. Foi o meu primeiro contato com algum programa desse tipo. Não cheguei a participar da GB, mas participei da BR Maker. A BR Maker era tipo a minha "casa" na internet, fiquei muito triste quando fechou. Tenho ate hoje aqui na minha pasta do dropbox um print do Henrique-HB respondendo uma duvida do Froidz xD
Lembro que quando eu entrava na BR Maker em 2009 a gmbr tava fora do ar o.O
Não sei se era alguma atualização, mas sei que ficou um bom tempo fora. Depois que a BR Maker eu migrei de vez pra cá, e aqui virou minha "casa" xD
[Info] História do Game Maker Hb
Eu tinha a página inteira, mas eu printei essa parte pra usar em um tópico aqui e ficou salvo na minha pasta do dropbox ate hoje, o resto eu perdi, assim como vários "tutos"(saudade de falar isso) que eu tinha salvo aqui.
mrHarris
mrHarris

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Tiago Lima Qui 05 Jun 2014, 22:48

Rapaz, eu acho muito legal esse negócio de história. Entrei aqui pra a GMBR em 2008 ainda, no tempo do Ramon (sumiu mesmo ele, em?) e já vi tanta coisa acontecer, tanta gente legal indo e vindo...

A BR Maker eu não conhecia muito, nesse tempo eu não tinha internet em casa aí usava a da escola (eu já era conhecido lá rsrsrs), por isso eu buscava tutorias naquela net de 100kb e salvava pra ler em casa, não dava pra pesquisar muito por isso só conheci a GMBR, quando botei net em casa que conheci a BR Maker ela fechou  bravo 

Sempre tive curiosidade de conhecer esse @lex, ainda baixei uns dois jogos dele no baixaki, mas como ele parece que toda a turma das antigas sumiu. Desenvolver jogos é um hobbie que toma muita tempo e quando aparece esposa e filhos aí é que fica difícil hehehe

Vlw aí pela história Henrque-HB, foi bem interessante as revelações, inclusive a do Marcos Castro. Será que sai a lenda do herói?
Tiago Lima
Tiago Lima

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 17
Número de Mensagens : 199
Prêmios : [Info] História do Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Ir para o topo Ir para baixo

[Info] História do Game Maker Empty Re: [Info] História do Game Maker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos