História do Game Maker

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História do Game Maker

Mensagem por jp_away em Seg 19 Out 2009, 19:02

Pessoal ñ sei c alguns sabem maix para todos aqui esta a história do GM:

Markus Hendrik Overmars é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Utrecht, na Holanda, onde concentrou seus esforços no campo da Geometria Computacional e sua aplicação em áreas como Computação Gráfica, Robótica, Sistemas de Informação Geográfica, imagens, multimídia, Ambientes Virtuais, e jogos.

Recebeu seu Ph.D. no ano de 1983, passando então a integrar o corpo docente da universidade. É autor de diversas publicações na área e também o primeiro a desenvolver o "Probabilistic RoadMap Planner", um algoritmo para robótica que permite determinar uma rota de um ponto de partida à um alvo evitando colisões, considerado como um dos estudos mais influentes da área.


Bom, já deu pra perceber que o Prof. Overmars não é qualquer um, agora vejamos um pouco a respeito deste trabalho independente que ele desenvolveu no campo da programação de jogos.

O Game Maker, por vezes referido apenas como "GM", é um software voltado à criação de jogos escrito em Delphi pelo Prof. Overmars. Originalmente o projeto se chamava "Animo", uma ferramenta para criação gráfica que posteriormente evoluiria para um motor de criação de jogos direcionado à desenvolvedores inexperientes.

Em 15 de Novembro de 1999 era lançada a primeira versão oficial do Game Maker (1.1), que possuía um visual bastante rudimentar. Como vocês podem ver na imagem, o programa era exibido apenas na forma de uma barra de ferramentas, sendo que cada botão abria uma janela com seu respectivo conteúdo:



O sistema de desenvolvimento principal do GM era o "Drag and Drop" (arraste e solte), que consiste em arranjar ícones pré-definidos em uma ordem lógica a fim de executar uma tarefa / etc. Para os programadores mais experientes havia também uma linguagem nativa que foi criada especificamente para o programa chamada "GML" (Game Maker Language), esta que herda características de outras linguagens "oficiais" como o C e o Pascal.

Ao longo das versões tanto o sistema Drag and Drop quanto a linguagem GML foram sendo aprimorados, permitindo a criação de jogos cada vez mais elaborados e consequentemente elevando os requisitos de sistema, ainda que estes sejam considerados "leves" mesmo nas versões atuais. Como melhorias principais podemos citar:

Versão 1.2
Adição de movimento no background;
Pausa no áudio;

Versão 1.3 Uso de imagens de maior dimensão;
Versão 1.4 Detecção de tecla pressionada via GML;

Versão 2.0 Uso de DirectX para áudio;
Adição de profundidade (depth);

Versão 3.0 Uso de DirectX para gráficos;
Opção de execução em tela cheia;
Suporte à MP3;
Adição de tela de abertura;
Adição de checagem de colisão precisa;

Versão 3.1
Adição de função salvar / carregar jogo;
Colorização de código GML no editor (para realce de sintaxe, etc.);

Versão 3.2
Adição de "IDs" nos objetos;

Versão 3.3
Redução no consumo de recursos da máquina;

Versão 4.0
Reformulação da interface;

Versão 4.1
Suporte a jogos multiplayer;
Versão 4.2
Implementação da estabilidade do sistema;

Versão 5.0
Reformulação do interpretador GML;

Versão 5.1
Adição do sistema de partículas;

Versão 5.2
Adição de camadas para tiles;

Versão 6.0
Reformulação do motor gráfico para uso de Direct3D;
Suporte a jogos 3D;
Adição de modos de blend e rotação de sprites;
Adição de mapeamento de textura em polígonos;

Versão 6.1
Implementação do editor de sprites;
Implementação do sistema de partículas;

Versão 7.0
Adição do sistema de extensões;
Suporte à execução dos jogos em Windows Vista / 7;


Até a quarta versão o programa permaneceu totalmente gratuito, sendo que a partir da quinta o mesmo foi dividido em uma versão "registrada" e outra "não registrada". A versão não registrada era gratuita, porém, acarretava uma série de limitações como funções bloqueadas e exibição de uma pequena propaganda na inicialização dos jogos criados.

Em 26 de Janeiro de 2007 o Prof. Overmars anunciou uma parceria com uma empresa Britânica chamada YoYo Games, liderada por Sandy Duncan (ex vice presidente da Xbox Europa). O propósito da YoYo Games era apoiar o desenvolvimento do proeminente Game Maker assim como fundar uma comunidade para interação de desenvolvedores e jogadores.

Neste ponto o GM encontrava-se em sua mais nova versão, 7.0, que por razão da entrada da YoYo Games teve seu sistema de versões reformulado para "Pro" e "Lite", sendo que as limitações da versão gratuita eram semelhantes às das versões 5 e 6.

Após a reformulação do site os desenvolvedores contavam com um sistema de hospedagem gratuita para seus jogos. É possível fazer dowload ou jogá-los diretamente da internet (através de um plugin), bem como postar comentários e avaliações. Recentemente o site vem promovendo ainda concursos oficiais com premiações em dinheiro.



Obs.:Retirado do site XCREATOR

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Re: História do Game Maker

Mensagem por michellgomes em Seg 19 Out 2009, 21:00

Cara até que ta legal mais o duro que da dó de ler Happy

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Re: História do Game Maker

Mensagem por shatterhand2 em Qui 22 Out 2009, 12:47

Dó de ler?

Desculpa, mas você tem costume de ler o que? O texto é curtinho, não daria nem duas página de texto A4.

É bem bacaninha o texto. Trouxe lembranças de outros tempos, hehe.

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Re: História do Game Maker

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