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movimento em path
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
movimento em path
o obj_play anda na path com o valor do dado. li esse topico
[url=(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo](ajuda) obj_antchita caminha na path x passo[/url]
mas quando coloco o codigo: path_position += dado * tamanho_da_casa; no meu projecto o tamanho_da_cas é 94.
objecto vai no fim da path. ja tenho um dado e usa o codigo passado por pedrox:
image_index = floor(random(6));
[code]
switch(image_index)
{
case 0:
//ação, por exemplo:
que codico uso para andar uma casa no patch?
case 1:
// ação, por exemplo:
que codico uso para andar 2 casas no patch?
case 2:
// ação, por exemplo:
que codico uso para andar 3 casas no patch?
case 3:
que codico uso para andar 4 casas no patch?;
case 4:
que codico uso para andar 5 casas no patch?
case 5:
que codico uso para andar 6 casas no patch?
}
o play anda por exemplo 4 casa e para, quando rolar mais o dado ele continua de onde parou e anda o numero de casa que sorteiou o dado, faz isso ate terminar a path. nao é muito importante mas si der para fazer que enquanto o play ignora as colisões... com o obj_x...
si alguem sabe, me envia so a engime ou um tutorial bem detalhado.
[url=(ajuda) obj_antchita caminha na path x passo](ajuda) obj_antchita caminha na path x passo[/url]
mas quando coloco o codigo: path_position += dado * tamanho_da_casa; no meu projecto o tamanho_da_cas é 94.
objecto vai no fim da path. ja tenho um dado e usa o codigo passado por pedrox:
image_index = floor(random(6));
[code]
switch(image_index)
{
case 0:
//ação, por exemplo:
que codico uso para andar uma casa no patch?
case 1:
// ação, por exemplo:
que codico uso para andar 2 casas no patch?
case 2:
// ação, por exemplo:
que codico uso para andar 3 casas no patch?
case 3:
que codico uso para andar 4 casas no patch?;
case 4:
que codico uso para andar 5 casas no patch?
case 5:
que codico uso para andar 6 casas no patch?
}
o play anda por exemplo 4 casa e para, quando rolar mais o dado ele continua de onde parou e anda o numero de casa que sorteiou o dado, faz isso ate terminar a path. nao é muito importante mas si der para fazer que enquanto o play ignora as colisões... com o obj_x...
si alguem sabe, me envia so a engime ou um tutorial bem detalhado.
tomxope- Data de inscrição : 14/09/2013
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Re: movimento em path
Você colocou isso:
Por isso, você precisa fazer outro tipo de cálculo.
- Código:
path_position += dado * tamanho_da_casa;
Por isso, você precisa fazer outro tipo de cálculo.
- Código:
image_index = floor(random(6)); //randomiza
dado = image_index;
var xpath, ypath, xfinal, yfinal; //cria variáveis
while(1) //enquanto necessário
{
xpath = floor(path_get_x(path_index, path_position)); //pega a posição x atual no path
ypath = floor(path_get_y(path_index, path_position)); //pega a posição y atual no path
xfinal = floor(path_get_point_x(path_index, posicao_atual + dado)); //pega a posição x de destino
yfinal = floor(path_get_point_y(path_index, posicao_atual + dado)); //pega a posição y de destino
if (xpath == xfinal && ypath == yfinal) //se alcançou o final
{
posicao_atual += dado; //agora a posição atual é outra, porque já se moveu até o final
break;
}
path_position += 0.01; // se precisar de mais precisão coloque 0.001
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: movimento em path
vou testar, agora. mas antes: preciso adicionar posicao_atual=0 no Create do objecto dado ou play?
tomxope- Data de inscrição : 14/09/2013
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Re: movimento em path
tentei e agora aparece muitos erros no jogo.
talvez pedir engine seja muito, mas alquem pode me responder de modo simples essas duas perguntas:
que codigo coloco no obj_play?
o obj_dado sorteia e....:
case 0:
// que codico uso para andar no patch x(qualquer valor) casa apartir da coordenada x,y do obj_play?
talvez pedir engine seja muito, mas alquem pode me responder de modo simples essas duas perguntas:
que codigo coloco no obj_play?
o obj_dado sorteia e....:
case 0:
// que codico uso para andar no patch x(qualquer valor) casa apartir da coordenada x,y do obj_play?
Última edição por tomxope em Qua 02 Out 2013, 17:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : o play nao pode andar direito)
tomxope- Data de inscrição : 14/09/2013
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Re: movimento em path
Fiz uma engine simples. Ainda não testei o suficiente para achar bugs (mas acredito que tenha, por usar funções 'arriscadas').
http://www.mediafire.com/?b1wmw3qj1t48tms
http://www.mediafire.com/?b1wmw3qj1t48tms
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: movimento em path
valeu de 1001 pedrox!!! agora vou so ler uns tutoriais aq no forum para aumentar a velocidade. podem trancar o topico.
tomxope- Data de inscrição : 14/09/2013
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