Melhor slice

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual a melhor forma de criar um corte com o jogador arrastando o dedo pela tela?

29% 29% 
[ 2 ]
57% 57% 
[ 4 ]
0% 0% 
[ 0 ]
14% 14% 
[ 1 ]
0% 0% 
[ 0 ]
 
Total dos votos : 7

Melhor slice

Mensagem por saim em Sab 31 Ago 2013, 23:02

Pensei num conceito de jogo, aqui, tipo fruit ninja. O fruit ninja, pra quem não conhece, é um jogo pra smartphones assim: as frutas aparecem na tela, o jogador toca e arrasta o dedo. Fazendo assim, ele cria um "corte" que, se passar pela fruta, parte ela e dá pontos. O corte vai acompanhando o dedo do jogador.

As diferenças são:
- no conceito que eu pensei, a tela fica andando sozinha, como num scrolling shooter
- o corte não é "infinito", ou seja, ele vai do primeiro ponto clicado até o ponto em que o jogador solta o dedo da tela, sendo criado mesmo é no momento em que o jogador solta o dedo, não importa quanto tempo isso leve.

Então queria avaliar qual a melhor forma de fazer esse corte. Tendo o ponto inicial e o final, o corte será criado entre os dois pontos, mas qual é o ponto inicial? O final é onde o jogador tirar o dedo, isso não depende de nada, mas o inicial tem algumas opções. Vou fazer uma enquete pra isso.
- o primeiro ponto é o ponto da room que o jogador pôs o dedo e se a view vai andando, o ponto acompanha a room, ou seja, vai ficando pra trás
- o primeiro ponto fica fixo na tela, não importa a movimentação da view
- não entendi a diferença entre as duas primeiras opções
- não dá pra opinar, o lance é testar as duas opções e ver o que fica melhor
- um jogo de corte, assim, não deveria ter a tela se movimentando em hipótese alguma

Nunca fiz uma enquete antes. Parece fácil, mas não aparece na pré-visualização. Se sair algo errado, me desculpem.
Podem responder sem comentar, mas se quiserem justificar o voto, eu vou achar legal.

Valeu!

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por PedroX em Sab 31 Ago 2013, 23:18

Creio que o primeiro ponto não deva ficar pra trás. Ele deve se manter fixo na tela. Assim como uma barra de vida fica sempre na tela, o ponto também deve ficar. Mesma coisa para o segundo.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por mZIl em Dom 01 Set 2013, 01:38

Eu não sei se entendi bem a sua ideia. Mas seria um fruit ninja com a tela se movimentando? rs

Tá, sobre o ponto, acho que deveria ser fixo na room, ou seja, ele vai criando uma distância quando a view se move. Porque? A view é a visão do personagem, se você segurar uma espada em um avião que se move, ela vai ter um movimento relativo diferente de zero a algo que não está se movimentando a mesma velocidade, então se esse algo estiver vindo em direção da espada, ele será cortado. E se esses objetos estiverem se movimentando a uma velocidade idêntica a view, simplesmente não faz sentido ter uma view, já que a posição na view nunca iria mudar.

Sobre o corte ser feito entre os pontos iniciais e finais. Acho que isso seria um pouco estranho para a jogabilidade, tipo, você fez o movimento para ser uma "curva" e sai uma reta entre onde você apertou e soltou, ficaria bem estranho. Óbvio que isso depende do que realmente você quer fazer, mas num jogo estilo fruit ninja eu acharia estranho rs

Minha ideia seria ter vários pontos para formar algo próximo de uma curva. A cada step seria checado a distancia entre a posição atual da sua mão e o ponto anterior criado, se a distancia for maior que X ou você soltar a mão, cria um ponto novo na posição atual da mão, e começa a calcular a distancia entre a mão e esse ponto. Óbvio que quando você soltasse seria criado em si o corte.

mZIl

Número de Mensagens : 49
Idade : 19
Data de inscrição : 10/07/2013
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por saim em Dom 01 Set 2013, 09:55

mZIl escreveu:Eu não sei se entendi bem a sua ideia. Mas seria um fruit ninja com a tela se movimentando?
Mais ou menos. Seria uma personagem se movimentando automaticamente pela fase, a view acompanhando ela e o jogador fazendo cortes pelo cenário, garantindo um caminho seguro pra personagem.
O fruit ninja foi só um exemplo pra dar a idéia de "corte". Tem outro jogo menos conhecido, mas com cortes retos, que é o "i-slash". Eu não sei se permitir cortar enlouquecidamente (como o fruit ninja permite) vai ser uma boa pro meu jogo; uma das coisas que pensei em fazer foi limitar o tamanho máximo do corte, pro jogador ir aumentando com upgrades. Cortes em curva acabam com essa idéia. Por outro lado, pode até ser uma boa acabar com a idéia. Ainda estou bolando o conceito, dá pra mudar qualquer coisa.

Como a personagem não vai atuar muito no jogo (o cenário e o jogador vão fazer a maior parte), eu pensei num monge que anda calmamente contra hordas de inimigos, na fé de que tudo vai dar certo. O jogador corta cordas, mata inimigos, explode obstáculos, antes do jogador chegar naquela parte do cenário.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por CRP-Max em Dom 01 Set 2013, 10:26

saim escreveu:Como a personagem não vai atuar muito no jogo (o cenário e o jogador vão fazer a maior parte), eu pensei num monge que anda calmamente contra hordas de inimigos, na fé de que tudo vai dar certo. O jogador corta cordas, mata inimigos, explode obstáculos, antes do jogador chegar naquela parte do cenário.
Neste caso é meio que obrigatório "o primeiro ponto fica fixo na tela, não importa a movimentação da view", pois caso a view saia da posição, bem onde você começa o corte, pode ser que você perca algum objeto do inicio do corte.

Sua ideia me lembrou deste jogo.


CRP-Max

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 819
Idade : 41
Data de inscrição : 28/10/2008
Notas recebidas : C
Reputação : 29
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 01 Set 2013, 12:51


Eu faria da mesma forma que você fez no conceito inicial: "quando ele pressiona a botão, é o ponto inicial, quando solta, o final". Mas a coordenada do mouse não tem relação com a view mesmo que ela se mova sozinha... O ponto é sempre fixo. Você está pegando a posição do mouse de outra forma?

Eu nunca joguei esse jogo, mas parece que seria legal deixar os objetos cortados à vista pra facilitar pro jogador. Nesse caso, eu não usaria view. Aparentemente ele só faz cortes, então, daria mais trabalho ter que movimentar a view e ainda cortar.

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por Brother27 em Dom 01 Set 2013, 16:51

O problema é que nesse sistema não daria para fazer curvas... Seria bom gravar os pontos do corte em curtos períodos de tempo, e depois traçar uma linha de um segmento para outro.

Brother27

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 253
Idade : 17
Data de inscrição : 28/06/2012
Notas recebidas : C
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por saim em Dom 01 Set 2013, 18:40

CRP-Max escreveu:caso a view saia da posição, bem onde você começa o corte, pode ser que você perca algum objeto do inicio do corte.
Eu suponho que o lance do meu jogo da minha idéia seja fazer cortes RÁPIDOS pra não perder nada, porque haveriam inimigos pra serem eliminados por cortes e, claro, esses inimigos não ficariam paradinhos.
CRP-Max escreveu:Sua ideia me lembrou deste jogo.
Tem muito a ver, realmente, mas no Kirby, a personagem atua bastante. Uma das coisas que eu pensei foi criar cordas pro "monge" (ou seja lá qual for a personagem) andar. Usar o toque na tela pra outra coisa que não cortar e cortar. Essas plataformas do Kirby se parecem bastante com a idéia que eu tinha pras cordas, mas são bem mais complexas.

brendan640 escreveu:Mas a coordenada do mouse não tem relação com a view mesmo que ela se mova sozinha... O ponto é sempre fixo. Você está pegando a posição do mouse de outra forma?
brendan640, você participou do embrião dessa idéia, então pode estar com algum resíduo das minhas idéias antigas (o boss eu ainda mantenho...). No embrião da idéia, a tela não se movia, então não deu pra surgir essa dúvida.
O ponto final realmente é o mesmo independente de qualquer coisa, mas o ponto INICIAL pode ser elaborado de duas formas distintas, porque existe uma diferença de tempo entre o momento de clicar e o momento de soltar o mouse. Diferente do fruit ninja, o corte pode levar um bom tempo pra ser completo. Nesse tempo, como a tela está se movimentando, fica a pergunta: o ponto inicial vai andando junto, podendo até sair da tela (a referência é a room) ou ele fica paradinho, permitindo ao jogador armar um corte pro momento em que o inimigo entrar na linha dele (a referência é a tela)?

brendan640 escreveu:Aparentemente ele só faz cortes, então, daria mais trabalho ter que movimentar a view e ainda cortar.
Não, a tela e a personagem andariam automaticamente, sem trabalho pro jogador. O trabalho é abrir o caminho a tempo, administrando os cortes.

Brother27 escreveu:O problema é que nesse sistema não daria para fazer curvas... Seria bom gravar os pontos do corte em curtos períodos de tempo, e depois traçar uma linha de um segmento para outro.
Não dá mesmo. Se for partir pra fazer curvas, a mudança vai ser meio radical, porque tem um pouco mais de conceitos envolvidos que teriam que ser ou deixados de lado ou adaptados. Agora, se for pra fazer as curvas, essa pergunta meio que perde o sentido, porque os cortes ficam mais imediatos, menos pensados. A jogabilidade fica menos cuidadosa e eu antevejo crianças arranhando as telas de seus celulares.
Não é uma idéia ruim, mas também não é a inicial. Por enquanto, eu vou manter a pergunta no corte reto e ver o que fica melhor. Depois eu parto pra perguntar se o corte reto é legal ou o melhor é sair cortando loucamente. Mas pra perguntar isso, eu tenho que apresentar um conceito mais elaborado do jogo, e estou com um pouco de preguiça de escrever isso tudo agora. Veja o tanto que eu escrevi sem apresentar todo o conceito.

(talvez, se eu apresentasse o conceito todo de uma vez, eu acabasse escrevendo menos...)

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 02 Set 2013, 12:14


Lembro do boss! Você programou como se fosse a física de um elástico. Ele vai e volta em várias direções, dependendo do ângulo e da intensidade da pancada. A movimentação dele ficou legal demais!

saim escreveu:Nesse tempo, como a tela está se movimentando, fica a pergunta: o ponto inicial vai andando junto, podendo até sair da tela (a referência é a room) ou ele fica paradinho, permitindo ao jogador armar um corte pro momento em que o inimigo entrar na linha dele (a referência é a tela)?
Entendi. Pela ideia que você passou, parece que o movimento da view faz parte do gameplay (e não só uma questão de "estética" do cenário). A coordenada será o ponto fixo no "port" da janela e não do mouse. Eu pensaria em fazer o ponto acompanhar o movimento da tela, também (no caso do mouse)...

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor slice

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:17


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum