GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Melhor slice

+2
PedroX
saim
6 participantes

Ir para baixo

Qual a melhor forma de criar um corte com o jogador arrastando o dedo pela tela?

Melhor slice Vote_lcap29%Melhor slice Vote_rcap 29% 
[ 2 ]
Melhor slice Vote_lcap57%Melhor slice Vote_rcap 57% 
[ 4 ]
Melhor slice Vote_lcap0%Melhor slice Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Melhor slice Vote_lcap14%Melhor slice Vote_rcap 14% 
[ 1 ]
Melhor slice Vote_lcap0%Melhor slice Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 7
 
 

Melhor slice Empty Melhor slice

Mensagem por saim Sáb 31 Ago 2013, 23:02

Pensei num conceito de jogo, aqui, tipo fruit ninja. O fruit ninja, pra quem não conhece, é um jogo pra smartphones assim: as frutas aparecem na tela, o jogador toca e arrasta o dedo. Fazendo assim, ele cria um "corte" que, se passar pela fruta, parte ela e dá pontos. O corte vai acompanhando o dedo do jogador.

As diferenças são:
- no conceito que eu pensei, a tela fica andando sozinha, como num scrolling shooter
- o corte não é "infinito", ou seja, ele vai do primeiro ponto clicado até o ponto em que o jogador solta o dedo da tela, sendo criado mesmo é no momento em que o jogador solta o dedo, não importa quanto tempo isso leve.

Então queria avaliar qual a melhor forma de fazer esse corte. Tendo o ponto inicial e o final, o corte será criado entre os dois pontos, mas qual é o ponto inicial? O final é onde o jogador tirar o dedo, isso não depende de nada, mas o inicial tem algumas opções. Vou fazer uma enquete pra isso.
- o primeiro ponto é o ponto da room que o jogador pôs o dedo e se a view vai andando, o ponto acompanha a room, ou seja, vai ficando pra trás
- o primeiro ponto fica fixo na tela, não importa a movimentação da view
- não entendi a diferença entre as duas primeiras opções
- não dá pra opinar, o lance é testar as duas opções e ver o que fica melhor
- um jogo de corte, assim, não deveria ter a tela se movimentando em hipótese alguma

Nunca fiz uma enquete antes. Parece fácil, mas não aparece na pré-visualização. Se sair algo errado, me desculpem.
Podem responder sem comentar, mas se quiserem justificar o voto, eu vou achar legal.

Valeu!
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por PedroX Sáb 31 Ago 2013, 23:18

Creio que o primeiro ponto não deva ficar pra trás. Ele deve se manter fixo na tela. Assim como uma barra de vida fica sempre na tela, o ponto também deve ficar. Mesma coisa para o segundo.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por mZIl Dom 01 Set 2013, 01:38

Eu não sei se entendi bem a sua ideia. Mas seria um fruit ninja com a tela se movimentando? rs

Tá, sobre o ponto, acho que deveria ser fixo na room, ou seja, ele vai criando uma distância quando a view se move. Porque? A view é a visão do personagem, se você segurar uma espada em um avião que se move, ela vai ter um movimento relativo diferente de zero a algo que não está se movimentando a mesma velocidade, então se esse algo estiver vindo em direção da espada, ele será cortado. E se esses objetos estiverem se movimentando a uma velocidade idêntica a view, simplesmente não faz sentido ter uma view, já que a posição na view nunca iria mudar.

Sobre o corte ser feito entre os pontos iniciais e finais. Acho que isso seria um pouco estranho para a jogabilidade, tipo, você fez o movimento para ser uma "curva" e sai uma reta entre onde você apertou e soltou, ficaria bem estranho. Óbvio que isso depende do que realmente você quer fazer, mas num jogo estilo fruit ninja eu acharia estranho rs

Minha ideia seria ter vários pontos para formar algo próximo de uma curva. A cada step seria checado a distancia entre a posição atual da sua mão e o ponto anterior criado, se a distancia for maior que X ou você soltar a mão, cria um ponto novo na posição atual da mão, e começa a calcular a distancia entre a mão e esse ponto. Óbvio que quando você soltasse seria criado em si o corte.
mZIl
mZIl

Data de inscrição : 10/07/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 49
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por saim Dom 01 Set 2013, 09:55

mZIl escreveu:Eu não sei se entendi bem a sua ideia. Mas seria um fruit ninja com a tela se movimentando?
Mais ou menos. Seria uma personagem se movimentando automaticamente pela fase, a view acompanhando ela e o jogador fazendo cortes pelo cenário, garantindo um caminho seguro pra personagem.
O fruit ninja foi só um exemplo pra dar a idéia de "corte". Tem outro jogo menos conhecido, mas com cortes retos, que é o "i-slash". Eu não sei se permitir cortar enlouquecidamente (como o fruit ninja permite) vai ser uma boa pro meu jogo; uma das coisas que pensei em fazer foi limitar o tamanho máximo do corte, pro jogador ir aumentando com upgrades. Cortes em curva acabam com essa idéia. Por outro lado, pode até ser uma boa acabar com a idéia. Ainda estou bolando o conceito, dá pra mudar qualquer coisa.

Como a personagem não vai atuar muito no jogo (o cenário e o jogador vão fazer a maior parte), eu pensei num monge que anda calmamente contra hordas de inimigos, na fé de que tudo vai dar certo. O jogador corta cordas, mata inimigos, explode obstáculos, antes do jogador chegar naquela parte do cenário.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por CRP-Max Dom 01 Set 2013, 10:26

saim escreveu:Como a personagem não vai atuar muito no jogo (o cenário e o jogador vão fazer a maior parte), eu pensei num monge que anda calmamente contra hordas de inimigos, na fé de que tudo vai dar certo. O jogador corta cordas, mata inimigos, explode obstáculos, antes do jogador chegar naquela parte do cenário.
Neste caso é meio que obrigatório "o primeiro ponto fica fixo na tela, não importa a movimentação da view", pois caso a view saia da posição, bem onde você começa o corte, pode ser que você perca algum objeto do inicio do corte.

Sua ideia me lembrou deste jogo.

CRP-Max
CRP-Max

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 01 Set 2013, 12:51


Eu faria da mesma forma que você fez no conceito inicial: "quando ele pressiona a botão, é o ponto inicial, quando solta, o final". Mas a coordenada do mouse não tem relação com a view mesmo que ela se mova sozinha... O ponto é sempre fixo. Você está pegando a posição do mouse de outra forma?

Eu nunca joguei esse jogo, mas parece que seria legal deixar os objetos cortados à vista pra facilitar pro jogador. Nesse caso, eu não usaria view. Aparentemente ele só faz cortes, então, daria mais trabalho ter que movimentar a view e ainda cortar.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por Brother27 Dom 01 Set 2013, 16:51

O problema é que nesse sistema não daria para fazer curvas... Seria bom gravar os pontos do corte em curtos períodos de tempo, e depois traçar uma linha de um segmento para outro.
Brother27
Brother27

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/06/2012
Reputação : 14
Número de Mensagens : 253
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por saim Dom 01 Set 2013, 18:40

CRP-Max escreveu:caso a view saia da posição, bem onde você começa o corte, pode ser que você perca algum objeto do inicio do corte.
Eu suponho que o lance do meu jogo da minha idéia seja fazer cortes RÁPIDOS pra não perder nada, porque haveriam inimigos pra serem eliminados por cortes e, claro, esses inimigos não ficariam paradinhos.
CRP-Max escreveu:Sua ideia me lembrou deste jogo.
Tem muito a ver, realmente, mas no Kirby, a personagem atua bastante. Uma das coisas que eu pensei foi criar cordas pro "monge" (ou seja lá qual for a personagem) andar. Usar o toque na tela pra outra coisa que não cortar e cortar. Essas plataformas do Kirby se parecem bastante com a idéia que eu tinha pras cordas, mas são bem mais complexas.

brendan640 escreveu:Mas a coordenada do mouse não tem relação com a view mesmo que ela se mova sozinha... O ponto é sempre fixo. Você está pegando a posição do mouse de outra forma?
brendan640, você participou do embrião dessa idéia, então pode estar com algum resíduo das minhas idéias antigas (o boss eu ainda mantenho...). No embrião da idéia, a tela não se movia, então não deu pra surgir essa dúvida.
O ponto final realmente é o mesmo independente de qualquer coisa, mas o ponto INICIAL pode ser elaborado de duas formas distintas, porque existe uma diferença de tempo entre o momento de clicar e o momento de soltar o mouse. Diferente do fruit ninja, o corte pode levar um bom tempo pra ser completo. Nesse tempo, como a tela está se movimentando, fica a pergunta: o ponto inicial vai andando junto, podendo até sair da tela (a referência é a room) ou ele fica paradinho, permitindo ao jogador armar um corte pro momento em que o inimigo entrar na linha dele (a referência é a tela)?

brendan640 escreveu:Aparentemente ele só faz cortes, então, daria mais trabalho ter que movimentar a view e ainda cortar.
Não, a tela e a personagem andariam automaticamente, sem trabalho pro jogador. O trabalho é abrir o caminho a tempo, administrando os cortes.

Brother27 escreveu:O problema é que nesse sistema não daria para fazer curvas... Seria bom gravar os pontos do corte em curtos períodos de tempo, e depois traçar uma linha de um segmento para outro.
Não dá mesmo. Se for partir pra fazer curvas, a mudança vai ser meio radical, porque tem um pouco mais de conceitos envolvidos que teriam que ser ou deixados de lado ou adaptados. Agora, se for pra fazer as curvas, essa pergunta meio que perde o sentido, porque os cortes ficam mais imediatos, menos pensados. A jogabilidade fica menos cuidadosa e eu antevejo crianças arranhando as telas de seus celulares.
Não é uma idéia ruim, mas também não é a inicial. Por enquanto, eu vou manter a pergunta no corte reto e ver o que fica melhor. Depois eu parto pra perguntar se o corte reto é legal ou o melhor é sair cortando loucamente. Mas pra perguntar isso, eu tenho que apresentar um conceito mais elaborado do jogo, e estou com um pouco de preguiça de escrever isso tudo agora. Veja o tanto que eu escrevi sem apresentar todo o conceito.

(talvez, se eu apresentasse o conceito todo de uma vez, eu acabasse escrevendo menos...)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 02 Set 2013, 12:14


Lembro do boss! Você programou como se fosse a física de um elástico. Ele vai e volta em várias direções, dependendo do ângulo e da intensidade da pancada. A movimentação dele ficou legal demais!

saim escreveu:Nesse tempo, como a tela está se movimentando, fica a pergunta: o ponto inicial vai andando junto, podendo até sair da tela (a referência é a room) ou ele fica paradinho, permitindo ao jogador armar um corte pro momento em que o inimigo entrar na linha dele (a referência é a tela)?
Entendi. Pela ideia que você passou, parece que o movimento da view faz parte do gameplay (e não só uma questão de "estética" do cenário). A coordenada será o ponto fixo no "port" da janela e não do mouse. Eu pensaria em fazer o ponto acompanhar o movimento da tela, também (no caso do mouse)...
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Melhor slice Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor slice Empty Re: Melhor slice

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos