[Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

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100% [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Dom 18 Ago 2013, 18:26

Movimento Limpo
Chega de Bugar!

Plataforma: GM8.0 (Funciona no lite SE o objeto "o_professor" não estiver na room)
Dificuldade de utilização: Fácil
Autor: Michael Willy

Introdução:
Uma coisa que sem duvida incomoda muita gente que usa o Game Maker, é a dificuldade em fazer uma colisão decente com um objeto. Quantas vezes não nos deparamos com objetos grudando na parede, batendo de forma errada no teto, ou até ficando preso em quinas?
Este problema acontece principalmente com quem gosta de usar o sistema padrão do GM, que é hspeed, vspeed, gravity e friction. Um dos métodos alternativos seria mover-se alterando diretamente o valor de x ou de y, mas dessa forma, não poderíamos usar friction, que muitas vezes é essencial em um jogo. Mas, com a engine “Movimento Limpo”, os dias destes problemas estão contados!

Proposta:
A engine conta com quatro scripts, scr_hspeed, scr_vspeed, scr_gravity e scr_friction.
Com estes scripts, é possível reproduzir os mesmos comandos do GM, porém, com a garantia de uma colisão perfeita, independente da velocidade que esteja movendo-se.
Ao executar a engine, você terá um guia, mostrando o potencial da engine.

Como usar o scr_hspeed e o scr_vspeed:
Como usar o scr_hspeed e o scr_vspeed

Função
Fazer um movimento com uma colisão perfeita, independente da velocidade que o objeto esteja se movendo, seja em números inteiros ou fracionários.

Argumentos
O script lida com três argumentos, velocidade (arg0), opção (arg1) e objeto (arg2).

“Velocidade” (argument0) é a velocidade na qual o objeto que chamou o script deve se mover. Para o scr_hspeed, números positivos (inteiros ou fracionários) fazem o objeto mover-se à direita, números negativos, à esquerda. Para o scr_vspeed, números positivos (inteiros ou fracionários) fazem o objeto mover-se para baixo, números negativos, para cima.

“Opção” (argument1) é usado opcionalmente. Neste argumento, deve-se escolher uma das três opções abaixo:
0 – Colisão com apenas objetos sólidos.
1 – Colisão com apenas um objeto especifico, seja sólido ou não.
2 – Colisão com qualquer objeto sólido e/ou com um objeto especifico.
Importante:
• Se a opção desejada for a zero, você pode chamar o script passando apenas o argument0 (velocidade), mas você pode colocar a opção zero se desejar.  Ex.: scr_hspeed(4);
• Se a opção desejada for a um, você deve colocar o terceiro argumento. Caso contrário, o script será anulado, pois seu objeto vai se mover, mas não vai parar em obstáculos, a menos que a opção seja a dois, pois ele vai parar apenas em objetos sólidos.
• Se a opção escolhida for inexistente, a padrão (zero) será selecionada.

“Objeto” (argument2) é o nome (ou id) do objeto (sólido ou não) que o script deve considerar como obstáculo para fazer o objeto que chamou o script parar. Este argumento só deve ser colocado apenas se o argument1 for 1 ou 2. Caso seja zero, este argumento simplesmente será ignorado e inutilizado.

Note que o script retorna true quando consegue se mover e false quando não consegue.

Controles:
-“Setas” movimentam.
-“Enter” fala com o guia.

Imagens:
Spoiler:


Download Versão 2.0:
(Agradecimentos especiais a PedroX. Agora, é possível mover-se em 360 direções com a colisão perfeita!)

Versão GM8: Download
Versão GMS: Download

Versão 1.0:
4Shared
MediaFire

Toda a engine foi criada e desenvolvida por mim, Michael Willy e seu conteúdo podem ser usados livremente. Créditos não são necessários, mas apreciados.

Créditos para Matheus Reis pela versão de meu avatar no fórum (spr_willy).
Créditos para Pedrox pelo scr_speed();

Em caso de dúvidas, críticas, sugestões ou elogios, deixe um comentário no fórum.
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Michael Willy - 15/08/2013


Última edição por Willy em Sex 22 Nov 2013, 16:46, editado 8 vez(es) (Razão : Título)

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por theguitarmester em Dom 18 Ago 2013, 18:54

Vou Comentar só porque o Pequeno Willy pediu geek

Bom, eu tenho uma engine que faz um movimento perfeito também em VisãodeCima/topdown, ainda não postei no fórum(pretendo um dia), pensei "ele deve ter feito algo parecido" mas os code para não grudar não bem diferentes. Minha engine é só isso(porqeu fiz para uso própio), mas a sua tem bastante coisa, funciona com êxito, e flui bem.


Ela é bem boa, e pode ser muito útil, tanto para iniciantes quanto outros.

Só aconselho os iniciantes a tentarem entender, e não simplesmente copiar e usar.

theguitarmester

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Alex FC em Dom 18 Ago 2013, 20:43

Ótimo trabalho WillyWonka. Sempre com bom humor.

Uso um sistema parecido (Mas melhor, lógico).

Já até coloquei na fan page do Facebook. Vai ajudar muita gente!

FLWS!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por fredcobain em Seg 19 Ago 2013, 10:55

Willy, obrigado por compartilhar. Dei uma olhada nos códigos, e ficou bastante enxuto. Parabéns.

Acho que vc poderia colocar um exemplo que use gravidade e fricção (um jogo de plataforma clássico) para mostrar realmente a qualidade da engine.

Abraço.
Fred

fredcobain

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Bruno_13 em Seg 19 Ago 2013, 14:05

(kkkkkkkkkkkkkkkkk so to comentando porque o willi me fez ri pa caraio) parabens gostei da sua engine continua assim Happy

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por willcraft2 em Seg 19 Ago 2013, 15:41

Eu sai do forum mais eu olhando na facebook vi essa engine postada la e entrei baixei e só to comentando por que você fez eu rir pra ******* .

Então vei sua engine ta muito boa não encontrei bugs nenhum e a colisão sempre perfeita, continua assim.

willcraft2

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por lucas.limeira.92 em Seg 19 Ago 2013, 17:54

O willy ensinadero da engine não me deixou ficar sem comentar aqui!Ótima engine,vai ajudar muita gente, tudo muito bem explicado.A colisão default do game maker bem que podia ser assim

lucas.limeira.92

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Dom 25 Ago 2013, 19:28

Primeiramente, obrigado a todos pelos comentários. Pelo visto o pequeno Willy incentivou bastante!


theguitarmester:
Poste sua engine também, por mais que ambas tenham uma função semelhante, conteúdo nunca é demais.

Alex FC:
O humor quando usado sem exageros só traz coisas boas, no meu caso, serviu pra estimular os comentários.
Espero que ajude mesmo!
Obrigado pelo post no Facebook! blz

fredcobain:
Obrigado, eu procuro sempre deixar os códigos claros e curtos, sem deixar a legibilidade de lado.
Quando a gravidade e a friction, existem exemplos dela na engine. Pelo visto, você não conversou com o "pequeno Willy", pois, conforme você fala com ele, ele vai alterando o personagem. Chega uma hora em que é habilitada a gravidade, simulando um jogo de plataforma. Olha lá de novo!

Bruno_13:
Mais um que se divertiu com o tutor... Grato pelo comentário!

willcraft2:
Vocês riram lendo, mas nem imaginam como eu ri escrevendo (tipo, ri muito mesmo, sabe, que nem um hiena). A questão da colisão sempre me incomodou, já fiz várias versões, mas esta parece ser a mais eficiente.

lucas.limeira.92:
Espero que um dia o GM aprimore a colisão, mas até lá, ficaremos com as versões alternativas, mesmo que sejam menos intuitivas.

Obrigado a todos!
Até Breve!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por junilinho em Dom 25 Ago 2013, 19:56

Comentando só pq você fechou meu jogo '-'

ótimo tutorial parabéns ! Very Happy

junilinho

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por fredcobain em Dom 25 Ago 2013, 20:41

Realmente, Willy, vi a engine como um todo agora.
Excelente engine. Colisão perfeita mesmo.

Se quiser alguma sugestão, acho que vc pode fazer um platform engine com algumas features (tipo blocos fantasmas), pular na cabeça dos inimigos, etc.

E claro, que a engine pudesse ser mais facilmente customizada (como alterar o valor máximo da velocidade, gravidade, fricao, etc no create event do player).

Se vc tiver saco pra trabalhar nisto, vai ser excelente.
=)

Valeuu!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Dom 01 Set 2013, 15:45

junilinho:
Obrigado pelo comentário!

fredcobain:
Obrigado pelo elogio.
Pensei em fazer uma engine com esses recursos, mas ela já existe (Combo de Plataforma), além do mais, fugiria do foco da engine.
Referente à customização, também percebi que ficou com pouco complicado de se usar, pois, até eu precisei recorrer a engine pra ver como se usava quando fui aplicar em um projeto meu. Pensei em fazer uma GEX, mas percebi que a galera não gosta muito de usar.
Quem sabe em uma versão futura...

Até Breve! blz

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por fredcobain em Dom 01 Set 2013, 22:59

Willy, eu conheço sua engine.
Como vc mesmo tinha notado, tem um bug nela.

Agora que seu conhecimento de GML é bem maior vc pode lançar uma versão bugless. O que acha ?
=)

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Livsk em Seg 02 Set 2013, 13:24

Obrigado por postar a Engine. Realmente muito boa. Sempre tive problemas com colisão, a engine ajudará muito.


Flw.

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Ter 03 Set 2013, 19:00

Realmente, tinha um bug. Antes de postar a nova engine, eu tentei fazer a plataforma vertical, e adivinhe só, funcionou perfeitamente!
Bom, farei uma nova versão com este sistema aplicado. Em bre postarei.

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por fredcobain em Ter 03 Set 2013, 19:31

Sabia! Vc é o cara!

:-)

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por ruanzera em Sex 20 Set 2013, 17:42

da uma preguiça de le td isso ,-,

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por lucas.limeira.92 em Dom 22 Set 2013, 11:59

ruanzera: nossa cara, assim você vai longe '-'

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Magritte em Qua 25 Set 2013, 16:07

Muito boa a engine, creio que vai ajudar bastante as pessoas =)
Quando eu for usar algo da engine contar com o seu nome nos créditos =)
Obrigado por compartilhar conosco está ótima engine!
Att: Magritte

EDIT: Eu não consegui subir as 'escadas verde' sou uma decepção xD (culpa minha) e depois que eu 'zerei' a engine, eu fiquei, fiquei e fiquei, li todas as 'suas' falas xD todas mesmo...

EDIT²: Não sou mais uma decepção, consegui subir as escadas! =)

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Sex 27 Set 2013, 13:13

Comentários! felicidade

Não se deixem desmotivar pelo tamanho ou complexidade do código... Garanto que o esforço valerá a pena.

Magritte, obrigado por baixar e comentar! Eu não exijo créditos, mas fico feliz quando isso acontece.

________________________
Galera, fui comunicado por MP que durante uma tentativa de execução deu um erro no script scr_hspeed informando que faltavam dois argumentos. Aparentemente isso só ocorre no GM8.1. Se acontecer com vocês, é só colocar os outros dois argumentos (0, noone).
________________________

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por BrunoMotaSantos em Ter 01 Out 2013, 07:57

Engine ótima,e esse William me fez rir tanto ,sem contar que ele apresenta muito bem a engine além do mais no código da engine estão vários comentários o que possibilita entendermos perfeitamente a engine!, Parabéns William.

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Ter 01 Out 2013, 15:09

Muito obrigado pelo seu comentário Bruno! É esse o tipo de resposta que se espera ao postar alguma coisa no fórum. E também é o tipo de comentário que estimula continuar a trazer conteúdos de qualidade com mais frequência!

Ah, só um detalhe... Willy não é abreviação de Willian, meu nome é Willy mesmo. sorrindo

Vlw & Flws... blz

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por VerdiMare em Qua 16 Out 2013, 16:14

Cara, gostei bastante, tava pensando aqui em fazer um jogo TopDown e achei sua engine! Valeu mesmo, vou dar uma estudada nela e, se o jogo sair, vou dar créditos sim u.u

Parabéns, cara õ/

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Nerocheek em Qui 17 Out 2013, 20:44

como você fez a tela cheia?

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por VerdiMare em Qui 17 Out 2013, 23:42

@Nerocheek
Global Game Settings > Start in full-screen mode.

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Dom 17 Nov 2013, 16:09

Fala galera, novidades!
Nosso amigo PedroX colaborou com a engine desenvolvendo a função "speed". Agora, é possível mover-se em 360 direções com a colisão perfeita!

Vocês podem baixar ou se preferirem, criar um script no GM e copiar o código do PasteBin. Nota: Baixando o gmk, além de um exemplo de como usar a função, o professor mostra o novo movimento.

Espero que apreciem a atualização. blz

[Edit]
Galera, fiz uma pequena alteração... Agora o arquivo .gmk é compatível com o GMS. Entretanto, se você importá-lo no GMS, o texto vai ficar todo zuado, portanto, fiz também uma versão especial para o GMS.

Versão GM8: Download
Versão GMS: Download


Última edição por Willy em Sex 22 Nov 2013, 14:55, editado 1 vez(es)

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por loganout em Seg 18 Nov 2013, 00:09

Willy, valeu, muito bom... incrível, um dia chego nesse nível !!!

Só vim porque não aguentava mais ver o cara pedindo pra eu vir comentar !!! Fight! 

kkkk

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por david199 em Qui 21 Nov 2013, 23:56

de 0 a 100 % minha nota é 1000000000... muito boa sua engine,alem de ensinar a fazer movimento limpo ainda ensina a fazer aquela fala tipo chega perto aperta enter e o personagem fala algo,muito boa. ok falou se alguén estiver precisando de ajuda por ai basta me enviar uma Mp ok?, vlw gente!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por AlexBosquin em Dom 24 Nov 2013, 18:39

Caraca nunca vi uma engine tão foda e tão interativa parabéns a todos que estiveram envolvidos nela!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por JPlays em Dom 08 Dez 2013, 14:09

Você poderia fazer uma engine de movimento em rampas em jogos plataforma, uma que o player não desça dando pulinhos.

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por luan.alc em Dom 08 Dez 2013, 15:34

Willy parabéns cara!! eu não estava sabendo desta engine.. agoradeço ao JPlays que comentou e permitiu que o tópico voltasse a aparecer nos últimos assuntos.

A engine está muito boa, a colisão está daquele jeito! rs, minhas engines de colisão eram horríveis, a parte que mais me impressionou por incrível que pareça foi quando eu coloquei uma velocidade de 1000 no player, e mesmo assim quando tinha obstaculo na frente ele n passava, nas minhas engines velocidades grande faziam o player pular aquele valor a cada frame, e isto fazia ele ignorar obstáculos (;

Só uma coisa na versão 2.0 da engine eu não consegui subir ao segundo bloco da plataforma, não é um BUG e sim a utilização do scr_friction, faz com que o bloco n tenha velocidade suficiente para pular e subir ao bloco.. já que o pulo esta perfeitamente encaixado para subir apenas 1 bloco.. ou eu sou muito demente e não consegui subir. mas isto é só mudar um pouco a intensidade do pulo e resolvido !

Parabéns de coração <3
A engine está digna de Hall da Fama ! Vou estudar ela de cabo a rabo, para conseguir utilizar em projetos meus !

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por charlles.rafael em Ter 07 Jan 2014, 10:44

cara sua engine é muito boa e divertida, ri d+++ kkkkkkkkkkkkkkk,
parabens pela engine, continue assim  Happy 

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por jvcguerreiro em Ter 14 Jan 2014, 14:27

muito boa a engine.....vai ajudar muita gente.....valeu willy!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por dharrison em Sab 08 Mar 2014, 09:16

cara o link da versão 2;0 para GM 8 ta quebrado, poderia corrigir por favor?  Feliz 

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Sab 08 Mar 2014, 17:39

Para mim o link está funcionando perfeitamente... Talvez seja o URL shortner, mas não creio que seja isso. Em todo caso, aqui está:


Código:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/27108083/Willy%20Engines/Movimento%20Limpo%202.0.gmk

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por dharrison em Sab 08 Mar 2014, 18:08

Maravilha, funcionou perfeitamente Happy

Muito obrigado, e cara, que engine foda xD

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por moisesBR em Sab 05 Abr 2014, 23:12

Adorei! Mas me diz uma coisa tenho q ter um quadrado em volta do player para prevenir?

sei q isso n tem nada haver mas ja que tocou no assunto de plataforma...
sempre tive problemas em subir em locais desse e nessa enguine tambem nao deu...
marcado em vermelho:

se puder me ajudar com isso... se eh q isso eh possivel e um desafio a mais

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Willy em Dom 06 Abr 2014, 00:46

Se tratando de colisão sem física, é sempre bom usar máscaras retangulares para evitar qualquer tipo de problema.

Sobre a dificuldade em passar aquele trecho... Quando você encosta na parede, a velocidade horizontal volta a ser zero. Quando você anda, o Hspeed aumenta bem devagar e demora um certo tempo até atingir o valor mínimo (1) que faz o bloco se mover. Isso significa que quando o personagem não tem nada na frente mas está no ar, ele não tem tempo suficiente de se mover, logo, resultando na dificuldade em passar.
Para evitar este tipo de problema, nunca deixe um espaço estreito para o personagem se mover, deixe pelo menos uns 16 pixels de folga para não atrapalhar a jogabilodade.

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por isaac138 em Qui 24 Abr 2014, 19:53

Realmente está excelente, mas....Eu sempre usei o GM para colisões e nunca tive tantos problemas.Mas a física está linda, foi a melhor engine que já baixei em toda a minha vida!

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por chicoweb em Qui 24 Abr 2014, 22:19

Essa engine e uma base pra todos os tipos de jogos 2d (excluir-se isometria).
Mas agora que vcs falaram em colisão com física, eu gostaria de ver uma engine disso vcs sabem algum link por favor?

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por Lighter em Seg 21 Jul 2014, 16:26

Acabo as dores de cabeça! cheers 

Com bom humor e com muito conteúdo Mestre Willy ajudará muitos usuários com problemas de colisões..

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Mensagem por ednot em Ter 05 Ago 2014, 15:24

muito bom, ajudou bastante

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100% Re: [Engine] Movimento Limpo 2.0 - Willy

Mensagem por NPH em Ter 16 Set 2014, 16:57

Willy, sua engine é perfeita! Não estou comentando por causa que você insistiu, mas porque ela pode me ajudar no meu jogo, principalmente porque ele usa SPEED e DIRECTION, só não sei como eu vou dar um jeito de adaptar...

Não é por mal não, mas o seu personagem (você mesmo) é muito insistente na hora de pedir um comentário no Tópico. (nem vou admitir que eu pra ca***** aqui)

Muito boa Willy!
[EDIT]
Esqueci de dizer, como eu posso adaptar sua engine, pois lá o objeto é quadrado e no meu jogo ele é retangular e ele gira pra acompanhar o direction nervoso

FLWS! Ninja_PH (chato)


Última edição por Ninja_PH em Ter 16 Set 2014, 17:09, editado 1 vez(es) (Razão : esqueci de perguntar como adaptar a engine)

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Mensagem por Willy em Ter 16 Set 2014, 19:00

Ninja_PH....P escreveu:Não estou comentando por causa que você insistiu
Quem insiste sempre conquista! Razz A estratégia no final das contas deu certo.

Inicialmente a proposta da engine era apenas movimentos lineares, mas, graças ao PedroX, um sistema que oferece suporte para direction foi aplicado. Infelizmente o resultado não ficou tão bom quando se usado com image_angle pois corre o risco do personagem grudar na parede caso o mesmo faça uma curva encostando na parede.
Uma solução para esse problema é não alterar o image_angle diretamente, ao invés disso, apenas use o draw_sprite_ext para controlar a direção do desenho usando direction. Dessa forma a sprite vira, mas o objeto em si, não.

Ah, obrigado a todos os outros que comentaram, fazia tempo que não verificava este tópico.

Flws... blz

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