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[Engine] Seleção de Perfis – Willy
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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[Engine] Seleção de Perfis – Willy
Seleção de Perfis – Willy
19/08/2011
Plataforma: GM8 Pro19/08/2011
Autor: Michael Willy
Dificuldade: Intermediário
Tamanho: 102 KB
Introdução:
Jogos profissionais têm a opção de criar perfis, ou seja, uma “conta” para que várias pessoas possam jogar no mesmo computador sem atrapalhar o progresso do outro. Need for Speed, por exemplo, permite criar vários perfis, permitindo que cada um tenha sua própria garagem.
Objetivo:
- Spoiler:
- A engine mostra um exemplo de como criar perfis sem ter a necessidade de criar uma variável para cada aspecto do perfil. Imagine se você quisesse fazer um jogo com limite para dez perfis. Agora imagine se para cada perfil você quisesse salvar: Pontos, vidas, fase em que parou e o HP. Essas informações são básicas no jogo, e, se tivermos 10 perfis...
-10 variáveis para os nomes dos perfis.
-10 variáveis para os pontos.
-10 variáveis para as vidas.
-10 variáveis para a fase.
-10 variáveis para o HP.
No total, são 50 variáveis criadas manualmente. Bastante, não é? Agora vamos exagerar, se você quiser colocar um limite de 16.798 perfis. Quantas variáveis você terá que criar? Bom, se você usar minha engine, você só irá precisar de 5. Se você não usar... Faça a conta!
- Spoiler:
- Spoiler:
- O sistema usa “for”, “arrays” e “arquivos .ini” para criar e carregar os perfis. Recomendo que leia algo sobre esses assuntos, senão, você vai ficar boiando nos códigos...
É importante notar que a engine possui sistemas IMPROVISADOS para selecionar/editar um perfil, o foco da engine é demonstrar o uso.
- Spoiler:
- -Tecle “enter” para poder interagir com as contas.
-Enquanto estiver digitando o nome, use “backspace” para apagar um caractere, “delete” para apagar tudo, “abaixo” para cancelar e “enter” para confirmar o nome.
-“Espaço” gera pontos aleatórios no perfil selecionado. (Apenas para demonstrar).
- Spoiler:
- A engine é bem versátil, Você pode mudar suas configurações (limite máximo de perfis, min e max de letras, etc) mudando os valores no create. Dessa forma, você aumenta sua produtividade. Deixo uma dica: Em seus jogos, SEMPRE use variáveis para controlar valores, como por exemplo, uma variável para controlar a velocidade do jogador. Assim, você pode mudar a velocidade a qualquer momento no jogo!
A engine também possui um sistema que determina um valor mínimo e um valor máximo para o nome (isso é impossível de se fazer usando get_string) usando "keyboard_string". É uma boa solução para resolver o problema das palavras fora do espaço.
Download 4Shared
A engine foi toda desenvolvida por mim, Michael Willy Morais (créditos apreciados, mas não obrigatórios) e pode ser usada livremente. Se tiverem dúvidas em relação aos códigos, me enviem uma MP, e, assim que possível, responderei.
Espero que seja útil!
A engine foi toda desenvolvida por mim, Michael Willy Morais (créditos apreciados, mas não obrigatórios) e pode ser usada livremente. Se tiverem dúvidas em relação aos códigos, me enviem uma MP, e, assim que possível, responderei.
Espero que seja útil!
Re: [Engine] Seleção de Perfis – Willy
Opa a engine está ótima.
Mais em vez de selecionar o perfil com o numero correspondente.
Poderia ser ao clicar em cima dela com o mouse. Daí abriria um menu com as opções Excluir, Editar, Entrar.
FLWS
Mais em vez de selecionar o perfil com o numero correspondente.
Poderia ser ao clicar em cima dela com o mouse. Daí abriria um menu com as opções Excluir, Editar, Entrar.
FLWS
Re: [Engine] Seleção de Perfis – Willy
Obrigado pelo comentário Lucas!
O sistema que eu usei para selecionar/editar/apagar um perfil é apenas um exemplo simples. O foco da engine mesmo era o sistema em si.
Se alguém encontrar um bug, por favor me informe via MP.
O sistema que eu usei para selecionar/editar/apagar um perfil é apenas um exemplo simples. O foco da engine mesmo era o sistema em si.
Se alguém encontrar um bug, por favor me informe via MP.
Obrigado a todos que baixaram!
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