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Mensagem por Carlos Eduardo em Sex 05 Jul 2013, 11:41

Olá tenho uma dúvida!
coloquei esse código:

action_potential_step(obj_player_1.x,obj_player_1.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos

if x< obj_player_1.x
sprite_index = spr_esquerda
else if x> obj_player_1.x
sprite_index = spr_direita
if y> obj_player_1.y
sprite_index = spr_baixo
else if ysprite_index = spr_cima

e coloquei para mudar os sprites do inimigo conforme a posição do player_1 só que o inimigo so muda para direita e para esquerda mas para cima ou para baixo não, alguém teria uma sugestão do que poderia ser mudado nesse código para isso acontecer

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Re: [IA inimigo]

Mensagem por w&sl&y em Sex 05 Jul 2013, 11:49

voce deveria criar mais 2 sprites index um para cima e outro para baixo assim:

Código:
if x< obj_player_1.x
sprite_index = spr_cima
else if x> obj_player_1.x
sprite_index = spr_baixo

w&sl&y

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Re: [IA inimigo]

Mensagem por Isaque Onix em Sex 05 Jul 2013, 12:35

o jogo é de 4 direções, 8 direções, ou é livre?

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Re: [IA inimigo]

Mensagem por Carlos Eduardo em Sex 05 Jul 2013, 13:25

e de 4direções, mas se puder também me explicar o de 8 direções eu agradeço

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Re: [IA inimigo]

Mensagem por Isaque Onix em Sex 05 Jul 2013, 15:23

bom, é só você fazer aquela checagem
Código:
'y<other.y'
e depois mandar seguir! segue uma de 8 direções:

Step:

Código:
if(obj_player_1.x>x && obj_player_1.y=y){x+=2}
if(obj_player_1.x<x && obj_player_1.y=y){x-=2}
if(obj_player_1.x=x && obj_player_1.y>y){y+=2}
if(obj_player_1.x=x && obj_player_1.y<y){y-=2}

if(obj_player_1.x>x && obj_player_1.y>y){x+=2 y+=2}
if(obj_player_1.x<x && obj_player_1.y<y){x-=2 y-=2}
if(obj_player_1.x>x && obj_player_1.y<y){x+=2 y-=2}
if(obj_player_1.x<x && obj_player_1.y>y){x-=2 y+=2}

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Re: [IA inimigo]

Mensagem por Tiago Lima em Sex 05 Jul 2013, 17:05

Carlos, aqui é o Tiago, fiz um script usando aquela função que você perguntou pra que era no face, ele altera o sprite dependendo do angulo em relação ao player:

Código:

if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 45) {
    sprite_index = spr_heroi_right;
}
else if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 135) {
    sprite_index = spr_heroi_up;
}
else if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 225) {
    sprite_index = spr_heroi_left;
}
else if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 315) {
    sprite_index = spr_heroi_down;
}

Agora realmente é difícil conseguir um efeito legal com 4 sprites por causa das diagonais, o ideal seria usar ou 1 sprite vista 100% de cima que nós possamos roda-la ou então no minimo oito sprites pra melhorar o efeito quando o inimigo estiver andando nas diagonais.

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Re: [IA inimigo]

Mensagem por Carlos Eduardo em Sex 05 Jul 2013, 17:24

ola valeu isac mas teria como fazer o inimigo mudar a direção girando,em vez de trocar sprites, conforme a posição do player, tipo jogo top down  só que com o código: action_potential_step(obj_player_1.x,obj_player_1.y,3.5,1, para desviar dos objetos.


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Re: [IA inimigo]

Mensagem por xShadoowgun em Sex 05 Jul 2013, 17:49

pro inimigo girar é só você usar o image_angle = point_direction(x,y,x,y);

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Re: [IA inimigo]

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