GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Contra cheats e roubalheiras online

3 participantes

Ir para baixo

Contra cheats e roubalheiras online Empty Contra cheats e roubalheiras online

Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 29 Jun 2013, 11:45





Contra cheats e roubalheiras online Artant10

Contra cheats e roubalheiras online

Burlar um ranking ou obter vantagem pode até ser engraçado (muito!), mas não vai ter graça se você tiver feito uma loja online onde se troca a pontuação por itens ou se rolar um lucro real pra você. Se vai levar seu trabalho a sério, não vai ser engraçado ver alguém avacalhando seu jogo online o tempo todo enquanto você tenta arrumá-lo.

Vamos fazer o sonho dos 'cheaters' virar mingau e tentar dificultar o máximo possível a ação de um cheatcode desleal.

O objetivo é proteger o valor do score (ou qualquer outro valor) e dificultar a alteração desse valor por algum meio externo ao executável. Isso vai ser útil até o momento em que o score é enviado ao servidor. Desse ponto em diante, você deveria criptografar esse valor, enviar criptografado e deixar o resto do trabalho a encargo do servidor (o que não é o objetivo do meu post). Nós vamos focar somente no executável.

O primeiro passo:
  • Não usar qualquer função do tipo 'highscore_algumacoisa()'.
  • Não usar a variável interna 'score'.
  • Não usar actions de score (aqueles ícones que a gente arrasta pra dentro dos eventos)


Se você quiser proteger outros valores como 'energia', por exemplo, a mesma regra vale para actions ou variáveis 'health' e 'healthbar'. No Game Maker, esses valores ficam fixos no mesmo endereço de memória, então, um cheatcode feito para o meu jogo funcionará no seu jogo ou de qualquer outra pessoa usando a mesma versão do Game Maker.

Segundo passo:
  • Você deve usar um array (ou mais de um), transferir continuamente o valor correto do score para índices aleatórios e não deve usar um nome de variável sugestivo de que esse array (ou qualquer outra variável que faz parte desse esquema) se trata de um score (vou usar, mas apenas como exemplo).

    A preocupação com o nome da variável é por causa da forma como o Game Maker carrega códigos para a memória. Muitos deles ficam expostos, então, não precisa facilitar ainda mais, certo? Em outra linguagem isso não é necessário, mas você pode usar em qualquer outro lugar o que eu vou explicar aqui.


A ideia principal é fazer com que o score (ou qualquer outro valor) vá "trafegando" pela memória por um caminho irregular. Esse código abaixo é um esquema simples, mas é a base da ideia que você deve ter e serve como exemplo:

Código:
pontos_anterior[indice_atual] := pontos_atual[indice_atual];
indice_anterior := indice_atual;
indice_atual := irandom(31999);
pontos_atual[indice_atual] := pontos_anterior[indice_anterior];

O valor real do escore estará no array 'pontos_atual' e no índice 'indice_atual'. Esse código deve ser feito num step, portanto, sempre que quiser incrementar a pontuação, faça-o depois desse código. Essa regra também valerá para a ordem de execução das instâncias.

Quanto mais arrays você intercalar, mais difíceis serão as chances de alguém alterar esse valor, mas ainda deve haver outras precauções:

  • Depois de passar o valor correto para o 'pontos_atual' (em 'indice_atual'), você nunca deve zerar os valores do restante do array. Você deve tornar todo o resto aleatório, inclusive o array 'pontos_anterior', também.

  • A única maneira de um possível cheater encontrar qual valor quer trapacear é sabendo qual valor "é" ou qual probabilidade de tal valor "ser". Existem duas maneiras principais de ele saber qual é o valor que procura: 1) quando você informar a ele ou... 2) quando houver um evento em que ele já observou que há mudança no score. Partindo disso, você pode fazer o seguinte:

  • Informar menos vezes qual é o score real e nunca informar isso no caption da janela do jogo. Uma alternativa legal é dizer quanto ele ganhou, mas não dizer qual é o valor total o tempo todo.

  • Use variáveis score falsas. Você pode colocar o valor verdadeiro do pontos_atual em vários outros arrays e mantê-los lá (sem alterar a posição), mas não faça isso no mesmo array cujo valor é o verdadeiro! Isso vai atrair análises de memória pra caminhos falsos e, quanto mais caminhos, melhor. Não quer dizer que você tenha que programar tudo "no braço", pois basta criar um outro array.

  • Não transforme seu score em string a menos que queira mostrá-lo num evento Draw e faça isso usando outra variável que não seja a verdadeira. A exemplo da função string(), qualquer outra função também pode ser monitorada pelo cheater, portanto, é outra brecha atraente. Passe o valor para uma variável temporária (declarada com 'var') e use a função nela.

  • A má notícia é que qualquer valor que possa ser incrementado ao score também é passível de sofrer cheatcodes. Se o cheater não conseguir alterar determinado valor, ele vai tentar procurar um outro valor que é somado ao que estava procurando antes. Isso inclui obtenção de itens, danos, experiência, conquistas, etc.

    A melhor maneira de sair disso é usar o mesmo esquema de arrays que eu mostrei. Se você achar que dá muito trabalho, não use variáveis e dê preferência para constantes. Não ajuda muito, mas dificulta um pouco mais.

  • Você pode informar ao jogador um valor diferente do que é real. Se o score do jogador é 12000, o valor não deve significar 12000 unidades de fato. Pode ser 12, mas quando o score é mostrado (no Draw), o valor é multiplicado por 1000. Isso dificulta a ação do cheater, também.

  • Essa é a mais fraca de todas as dicas, mas ainda pode ser outra 'camada' de proteção. Você pode usar um número negativo em vez de um positivo. Num valor negativo, o bit significativo é sempre 1 e a maioria dos cheaters procuram por padrões onde o bit significativo é 0 (unsigned), ou seja, positivo. A única diferença no código é que você vai ter que, em vez de somar, subtrair pra aumentar o score. É só ir usando números negativos, sempre.

    Quando exibir a pontuação, use "abs(pontos)" e tenha o mesmo cuidado de usar uma variável temporária como eu comentei na dica sobre strings.

  • A alternativa mais eficaz de todas é usar uma alternância lógica de bits. Isso é um pouco mais complicado, mas é muito bom. Você pode alternar um número ímpar de bits (do valor que quer proteger) para a esquerda (respeitando o limite de double do Game Maker), mas quando usar esse valor em algum cálculo, alternar para a direita e recolocar o resultado alternando para a esquerda novamente.

    Na memória, o valor mostrado será diferente do valor usado no jogo. Nesse caso, esses tópicos talvez ajudem: Bits e Bytes, Operadores bitwise 1, Operadores bitwise 2


Vou acrescentando mais dicas ao post à medida que eu for me lembrando. Grande abraço.


Última edição por brendan640 em Dom 30 Jun 2013, 15:04, editado 1 vez(es)
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Contra cheats e roubalheiras online Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Contra cheats e roubalheiras online Empty Re: Contra cheats e roubalheiras online

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 29 Jun 2013, 14:32

Esse é um assunto complicado. Muito interessante este tópico, as dicas são realmente boas. Smile

Quanto a não colocar nomes sugestivos, nunca usei, mas acho que há um programa que avacalha os códigos (isto é, torna ilegíveis), certo?

Creio que seria também uma boa ideia ficar testando se o valor do score está mudando com valores ou frequência anormais ou, ainda, se está com um valor que não pode ser atingido normalmente (por exemplo, num jogo onde o score sempre é múltiplo de algum número).

Sobre o esquema de colocar o valor real numa posição aleatória do array, pensei em fazer todos os valores do array ficarem dançando. Daí, por exemplo, "adicionar pontos" a alguns dos valores (escolhidos aleatoriamente, claro) de vez em quando, e sempre que o score mudar mesmo.
Exemplo de valores dançantes...:
Não sei se seria muito eficiente, mas é legal viajar um pouco nisso. Very Happy
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Contra cheats e roubalheiras online Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Contra cheats e roubalheiras online Empty Re: Contra cheats e roubalheiras online

Mensagem por moisesBR Sáb 29 Jun 2013, 15:23

Incrivel brendan640! Eu já tinha pensado nessas alternativas! sério! mas só iria colocar em prática quando criasse um game com retorno financeiro real ou mesmo quando tivesse um higscore online(o que vai demorar) Mas antes disso ainda eu pesaria no anti decompiler.
Mas dependendo da situação... em conjunto ao anti decompiler as ideias do seu tuto, crendo que mesmo protetor não seria suficiente. E quando se trata de grana, todas defesas tem uma falha.

Mesmo assim vale a pena tentar.
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : Contra cheats e roubalheiras online Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contra cheats e roubalheiras online Empty Re: Contra cheats e roubalheiras online

Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 29 Jun 2013, 20:07


Igor KinGamer escreveu:Quanto a não colocar nomes sugestivos, nunca usei, mas acho que há um programa que avacalha os códigos (isto é, torna ilegíveis), certo?

É uma alternativa. O antigo 'Obfuscator' fazia isso no código, mas acho que somente nas variáveis e nomes dos scripts. Estou certo? Tem anos que não ouço falarem nele...

Tenho um programa parado aqui, mas acho que funciona bem pra proteger o código porque além das variáveis, ele criptografa todo o resto, inclusive funções internas, palavras-chave, statements e tudo mais. O problema é que a pessoa tem que aplicar um patch no executável do Game Maker antes de gerar o stand-alone e outro patch no executável do jogo (depois de criado). Eu consegui funcioná-lo nas versões 7 e 8 piratas, mas não na 6 e não testei no Studio, ainda.

Igor KinGamer escreveu:Sobre o esquema de colocar o valor real numa posição aleatória do array, pensei em fazer todos os valores do array ficarem dançando. Daí, por exemplo, "adicionar pontos" a alguns dos valores (escolhidos aleatoriamente, claro) de vez em quando, e sempre que o score mudar mesmo.

Muito legal! Gostei muito dessa forma de fazer o valor mudar de posição. Poderia ser muito útil pra reduzir o número de loops no código. Em vez de criar um esquema pra cada valor a proteger, por que não indexar tudo num só array e misturar? É uma ótima ideia, principalmente se o range abrangente for mais alto.

moisesBR escreveu:Mas antes disso ainda eu pesaria no anti decompiler.
Mas dependendo da situação... em conjunto ao anti decompiler as ideias do seu tuto, crendo que mesmo protetor não seria suficiente. E quando se trata de grana, todas defesas tem uma falha.

Pois é, sempre há uma falha. A ideia é dificultar e vencer a tentativa de hack por desistência. Isso é eficiente porque a maioria dos "aspirantes" (principalmente) a cheaters não são tão experientes assim. Eles usam ferramentas prontas (famosas, inclusive) e com pouco conhecimento. Quanto mais situações o cheater tiver que prever ou contornar, menor será a chance de ele conseguir e quando se trata de análise de memória, cada tentativa de criar um cheatcode pode ser demorada. Chega um momento em que ele apenas desiste.

O problema maior é que é muito difícil proteger um jogo do Game Maker. De uma forma ou outra, o código interpretado vai ter que ser exposto na memória em algum momento da execução e o GML não tem nenhum método de proteção além de ferramentas como o Obfuscator (que é bem antigo, aliás).

Mesmo o anti-decompiler não é capaz de proteger o jogo contra cheatcodes. Ele é eficiente pra evitar que o jogo volte a ser um projeto editável, mas não protege o código quando ele cai na memória.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Contra cheats e roubalheiras online Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Contra cheats e roubalheiras online Empty Re: Contra cheats e roubalheiras online

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos