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[Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.

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Mensagem por rhaian Sex 14 Jun 2013, 15:30

Bem pessoal, eu estou com outra dúvida de arquivos externos, afinal é a primeira vez que estou no assunto. então tenho esssa dúvida:

Eu tenho uma conjunto de imagens png externas na mesma pasta da .exe/.gmk, cada uma dessas pngs é uma subimage do sprite animado. eu gostaria de carregar cada uma delas para uni-las em um único sprite animado. é possivel?

Obrigado pela atenção.
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Mensagem por luiz_eldorado Sex 14 Jun 2013, 18:11

Sim, você pode usar a função sprite_merge(ind1,ind2). Assim, você faz algo como:
Código:
sprite1=sprite_add(...);
sprite2=sprite_add(...);
sprite3=sprite_add(...);

sprite_merge(sprite1,sprite2);
sprite_merge(sprite1,sprite3);

sprite_delete(sprite2);
sprite_delete(sprite3);


Apesar de que eu preferiria reaproveitar essas sprites deletadas pra não ficar um buraco nas sprites... mas isso nem importa muito.
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Mensagem por rhaian Ter 18 Jun 2013, 13:00

não entendi muito bem. como eu posso carregar cada subimage? o que exatamente o sprite merge faz?
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Mensagem por Gonçalves Ter 18 Jun 2013, 13:02

Na função sprite_add tem o argumento index, imgnumb, algo assim. Ali você define em qual index da sprite a imagem vai entrar.
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Mensagem por rhaian Ter 18 Jun 2013, 13:06

Ah obrigado gonçalvez, depois de ler um pouquinho o GMhelp, eu pude entender melhor. qualquer dúvida contato de novo ok?
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Mensagem por rhaian Sex 21 Jun 2013, 14:32

Fiquei com outra dúvida, eu queria carregar um sprite com 56 subimages, e assim demora muito, ter que escrever sprite_add e sprite_merge pra cada subimage é meio dificil... tem outra maneira?
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Mensagem por saim Sex 21 Jun 2013, 16:08

Tem sim.
Primeiro, o argumento "fname", da função "sprite_add" é em forma de texto. Então, se os nomes das imagens forem sequenciados, você pode usar um loop.
Código:
 var i;
for(i := 0; i < 56; i += 1){
sprite[i] := sprite_add(working_directory + "\imagem_" + string_format(i, 2, 0),1, 0, 0, 0, 0);
}
// mesmo raciocínio para o merge
Mas você está esquecendo da função sprite_add_sprite. Com ela, você pode usar o sprite_add só uma vez e o resto das sprites podem ir sendo acrescentadas diretamente como sub-imagens da primeira.
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Mensagem por rhaian Sáb 22 Jun 2013, 13:58

Obrigado saim. Mas, ainda estou com o problema que me fez optar por usar pngs separadas pra criar uma animação no game maker. Ele é: o game "trava" durante o carregamento de cada imagen, demorar não é problema, o problema é que pra carregar "trava" e demora, se o game não travasse, mas demorasse carregando a imagen seria sem problemas. Alguma solução para isso?
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Mensagem por saim Seg 24 Jun 2013, 09:49

Ou trava, ou demora. Talvez estejamos usando significados diferentes pra mesma palavra. Deixa eu postar o que entendo por cada uma.
- Trava: O jogo para de funcionar, tem que fechar o jogo e procurar o erro. Às vezes, só dá pra fechar com ctrl+alt+del.
- Demora: O jogo fica parado um tempo, alguns segundos (às vezes, vários segundos), mas eventualmente volta a funcionar.

Quer dizer, da forma que eu entendo, se "trava" é definitivo. Não dá pra "demorar" depois de "travar". Então não entendi direito o que está acontecendo.

Mas carregar imagens externas deveria ser coisa rápida, imperceptível. 56 imagens é muita coisa, mas ainda assim deveria ser uma fração de segundo.
A menos que sejam 56 imagens grandes ou você esteja fazendo alguma coisa errada. Mostre o código de carregamenteo atual, como está, e diga as dimensões de cada imagem. Ah, claro, e o evento em que está o código. Se estiver no step, é claro que vai travar o jogo.
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Mensagem por rhaian Seg 24 Jun 2013, 10:53

Vamos usa a definição "demora". Eu só queria saber se há algum jeito de carregar essas imagens, sem que o game "pare"(depois de carrega-las ele volta a funcionar). eu gostaria de carregar as imagens, e que o game continuasse funcionando, em uma tela de loading, e se possível carrega-las mais rápido.
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Mensagem por rhaian Ter 25 Jun 2013, 20:43

Alguém tem alguma ideia por favor?


Postar duas mensagens seguidas(post duplo), é contra as regras do fórum, por favor leia as regras de postagem.
Att: CRP-Max.
+10 alerta
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Mensagem por saim Qua 26 Jun 2013, 07:49

Esperar alguns segundos no começo de cada fase não é problema pra maioria dos jogadores. Antes de iniciar a fase, você pode ir pra uma room de carregamento, mostrar uma tela de espera e fazer toda a burocracia, armazenando os recursos em variáveis globais. No final, quando você sair dessa room de carregamento, pode ir pro jogo normal que não vai mais agarrar.

Se você criar scripts, um pra cada fase, não vai precisar de muitas rooms de carregamento
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Mensagem por rhaian Qua 26 Jun 2013, 08:57

não foi isso que eu quis dizer, estou dizendo que para carregar as imagens, demora mais de 1 minuto. e durante esse 1 minuto o game "PARA", fia tudo preto e só volta depois que o arquivo é carregado. só estou dizendo que quero saber se eu posso fazer com que o arquivo seja carregado sem que o game "pare". assim mostrando uma animação escrita "loding" durante o carregamento dos arquivos.
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Mensagem por saim Qua 26 Jun 2013, 09:22

1 minuto é muito tempo.
Mostre o código que você está usando pra carregar as imagens e o evento em que isso acontece.
Diga as dimensões de cada imagem (se não forem todas iguais). [edit] Se forem iguais, diga as dimensões, também.
Alguma coisa está errada. Pode ser até a sua máquina que está fraca, mas acho pouco provável.
 
Ah, e garanta que o problema está no carregamento de imagens, também. Pode ser que o que está agarrando seu projeto seja outro problema diferente e você está pensando que é isso. Crie um projetinho paralelo, só pra carregar essas imagens, pra ver se o delay se mantém.
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Mensagem por rhaian Qua 26 Jun 2013, 10:57

São 57 sub imagens, cada uma 640x480. é por isso...
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Mensagem por saim Qua 26 Jun 2013, 18:23

De fato, são imagens imensas. Precisa disso tudo, mesmo? Talvez seja a hora de rever o conceito do jogo.
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Mensagem por rhaian Qua 26 Jun 2013, 18:53

sim preciso de todas elas.é... pelo visto não tem saída... vou rever este conceito. mas se tiver alguma, idéia por favor me informar ok?
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