Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Como manipular imagens de um sprite animado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como manipular imagens de um sprite animado?

Mensagem por pcjogos em Ter 22 Jul 2014, 11:07

Bom dia para todos

Minha duvida e bem simples:

Gostaria de saber, si tem como eu determinar qual o "ciclo de imagens" de um sprite animado?
por exemplo: um sprite tem 30 imagens, tem como eu determinar que a partir de qual imagem ele fará o ciclo ou loop de imagens..assim: da image10 ate a image30, ignorando as 10 primeiras imagens.

Muito obrigado pela atenção....

avatar
pcjogos

Data de inscrição : 22/07/2014
Número de Mensagens : 2
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como manipular imagens de um sprite animado?

Mensagem por UrielAlves em Ter 22 Jul 2014, 13:45

Olá pcjogos!

Você pode tentar impedir que o objeto recomece a animação ao zero, manipulando a variável interna, 'image_index';

Ao seu objeto, acrescente no evento Create :
Código:
image_index  = 10; // Força a exibir a partir da décima imagem.

E no evento Other > Animation End

Código:
image_index  = 10; // Quando a animação acabar, retornar à décima imagem.


Isso já irá funcionar.
Mas, se por um acaso, precisar de limitar digamos, no meio do sprite, você poderá trocar o evento Other > Animation end pelo evento Step.

Supondo um sprite com 30 imagens, e você queira que apresente do 10 ao 15.
Repita o evento Create citado acima, para que o exemplo abaixo funcione corretamente.


Código:
if(image_index > 15){image_index = 10;} // Limita a contagem de 5 imagens.

Esse code irá fazer com que, seu sprite retorne sempre à 10ª imagem, a cada vez que ele chegar à 15ª imagem.

É isso aí, amigão. Espero tê-lo ajudado. Volte sempre ao fórum!


Última edição por UrielAlves em Ter 22 Jul 2014, 13:51, editado 2 vez(es) (Razão : 1ª Correções ortográficas. 2ª Correção em code.)
avatar
UrielAlves

Data de inscrição : 20/07/2014
Número de Mensagens : 35
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como manipular imagens de um sprite animado?

Mensagem por pcjogos em Ter 22 Jul 2014, 14:18

Boa Uriel....Muito obrigado pela ajuda...

Consegui fazer com suas dicas através do evento step...
Eu estava confuso sobre o comando image_index...eu achava que esse comando apenas mudava para a imagem indicada e ficava só nessa imagem.
Estou fazendo um jogo de nave (shoot em up) e consegui fazer o movimento da nave correto agora, pois antes a nave ficava tremendo quando ia para os lados...


Duvida resolvida.
avatar
pcjogos

Data de inscrição : 22/07/2014
Número de Mensagens : 2
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum