Sprite de pulo animado.
em Qui 01 Maio 2014, 14:13
Olá pessoal. Sou novo aqui no site e no aprendizado de game maker e me deparei com um problema. Quaro animar um sprite de pulo num jogo plataforma mas quando pulo a animação não acontece. Eu suspeito de que possa ser algo com relação à origem do sprite desalinhada [dando conflito quando colide com o solo], ou a condição que coloquei para o pulo. [variável no_chao].
Aki está o meu script:
CREATE
Isso regula a velocidade do sprite parado quando ele é criado, declara a variável posição [que vai servir para verificar a direção do sprite quando solto o botão direcional para inserir o sprite na posição correta] e a variável no_chao que verifica se o player está no ar ou no solo.
COLISION
STEP
Tentei fazer trocar para o sprite de pulo no bloco do keyboard_check(vk_up) and no_chao. Mas não funciona pois esse bloco só eh executado se a variável no_chao for "false", ou seja, ao sair do chão o bloco é ignorado.
Estou sem ideias. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço.
OBS:
1 - Os outros movimentos estão corretos;
2 - O sprite que estou usando é esse: Download da imagem do sprite
3 - Meu Projeto: Download do projeto
Agradeço desde já!
Aki está o meu script:
CREATE
- Código:
posicao = 0;
no_chao = false;
image_speed = 0.5;
Isso regula a velocidade do sprite parado quando ele é criado, declara a variável posição [que vai servir para verificar a direção do sprite quando solto o botão direcional para inserir o sprite na posição correta] e a variável no_chao que verifica se o player está no ar ou no solo.
COLISION
- Código:
move_contact_solid(direction, 12);
vspeed = 0;
STEP
- Código:
//gravidade
if(place_free(x, y + 3)){
gravity = 1;
no_chao = false;
}
else{
gravity = 0;
no_chao = true;
}
//limite de velocidade
if(vspeed > 20){
vspeed = 20;
}
//pulo
if(keyboard_check(vk_up) and no_chao){
vspeed = -14;
sprite_index = spr_miku_pulando_R;
}
if(keyboard_check_released(vk_up)){
vspeed = vspeed / 2;
}
//movimento
if(keyboard_check(vk_right) and place_free(x + 3, y)){
x += 3;
posicao = spr_miku_parada_R;
sprite_index = spr_miku_andando_R;
}
else if(keyboard_check(vk_left) and place_free(x - 3, y)){
x -= 3;
sprite_index = spr_miku_andando_L;
posicao = spr_miku_parada_L;
}
else{
sprite_index = posicao;
}
Tentei fazer trocar para o sprite de pulo no bloco do keyboard_check(vk_up) and no_chao. Mas não funciona pois esse bloco só eh executado se a variável no_chao for "false", ou seja, ao sair do chão o bloco é ignorado.
Estou sem ideias. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço.
OBS:
1 - Os outros movimentos estão corretos;
2 - O sprite que estou usando é esse: Download da imagem do sprite
3 - Meu Projeto: Download do projeto
Agradeço desde já!

Re: Sprite de pulo animado.
em Sab 03 Maio 2014, 09:51
eae não sei se vai funcionar mas vc pode tentar assim
não sei explicar direito.. o certo e que seria se as informações forem verdadeiras executa o código com akele ponto de exclamação ali ele inverte.
ei onde vc acha as sprites
to no trabalho quando chegar en casa eu olho como eu fiz no meu
- Código:
if(keyboard_check(vk_up) and (!no_chao)){
- Código:
if(!keyboard_check(vk_up) and no_chao){
não sei explicar direito.. o certo e que seria se as informações forem verdadeiras executa o código com akele ponto de exclamação ali ele inverte.
ei onde vc acha as sprites
to no trabalho quando chegar en casa eu olho como eu fiz no meu
Re: Sprite de pulo animado.
em Dom 04 Maio 2014, 10:07
Blza, vou testar e depois posto aqui se deu resultado.
Esse da miku eu achei pelo google mesmo. ([nome_do_sprite] sprite)
Esse da miku eu achei pelo google mesmo. ([nome_do_sprite] sprite)
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum