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Subir junto com objeto e máscara para cada frame?

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Subir junto com objeto e máscara para cada frame? Empty Subir junto com objeto e máscara para cada frame?

Mensagem por iSillum Ter 12 Fev 2013, 16:47

Tem um objeto que em certa ocasião do jogo ele pode subir, bem, na verdade ele não sobe, o que sobe é o desenho do sprite que o objeto tem, eu queria que quando executasse a animação do objeto subindo o que estiver em cima dele subisse junto, como um elevador, entenderam? Tem como?

Obrigado.
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 12 Fev 2013, 17:13

explique se melhor...
a unica coisa que voce quer é que a sprite dele suba,mas o objeto continue aonde esta?
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Mensagem por iSillum Ter 12 Fev 2013, 17:32

Assim, eu tenho um objeto

..................... ____
****************************

E a qualquer momento do jogo o a animação do sprite começa, somente na sprite o objeto sobe, e o objeto em si continua no mesmo lugar.


........................|
........................|
.....................__|__
****************************

Eu queria que se tivesse algo la encima subisse junto com o sprite, assim:

........................Mad
.....................__|__
****************************

........................Mad
........................|
.....................__|__
****************************

.......................Mad
........................|
........................|
.....................__|__
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 12 Fev 2013, 18:12

eu ainda nao consegui capturar muito bem,mas vou lhe postar um codigo para subir a sprite e o objeto continuar no mesmo lugar:
Ponha no CREAT do objeto
Código:

altura=0
Ponha no DRAW
Código:

draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y+altura)
vc pode modificar a altura a qualquer hora,e a sprite vai subir(mas o objeto continua na mesma posiçao)apenas modificando a var altura
exemplo:
se vc ponhar no step
Código:

altura-=1
ele começa a subir
ou
Código:

altura+=1
começa a descer
Código:

altura=y
volta para a posiçao original

espero ter ajudado
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Mensagem por iSillum Ter 12 Fev 2013, 19:22

Adilson Thiago Vieira escreveu:eu ainda nao consegui capturar muito bem,mas vou lhe postar um codigo para subir a sprite e o objeto continuar no mesmo lugar:

Isso eu já sei, eu quero que o objeto suba junto com sprite, por exemplo, eu tenho um elevador e no elevador eu tenho uma pessoa, quando o elevador sobe a pessoa sobe junto com o elevador, isso na vida real, eu queria fazer a mesma coisa no jogo mas conforme a altura do sprite do objeto for aumentando, a posição y do objeto que tiver em cima dele aumente também, entendeu?
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 12 Fev 2013, 21:37

atah,agora sim entendi...xD
se o jogo for tipo mario pode usar isso:
Código:

vspeed=0
y+=other.vspeed
se for em todas as direçoes vc pode usar isso apenas:
Código:

y+=other.vspeed
espero ter ajudado,e os codigos,lembre se por na colisao com o objeto elevador
flw
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Mensagem por iSillum Qua 13 Fev 2013, 10:51

Código:
y+=other.vspeed

Não entendi muito bem onde eu coloco isso.

Eu to pensando em algo mais ou menos assim, só que eu não sei fazer isso em GML

Código:
se houver algo na parte de cima da barreira a barreira tiver com animaçao da barreira subindo{
        vspeed desse algo vai aumentar em +10
}
se frame da barreira for 5 (quando ela ja subiu ao maximo e esta parada){
        nao faz nada
}
se a animaçao continuar depois do frame 5 (quando a barreira desse){
        nao faz nada pois a gravidade cuida disso
}
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Qua 13 Fev 2013, 15:23

agora sim entendi oq vc quer...
bom vc pode fazer o seguinte:
(coloque na colisao do jogador ou outro objeto,com o elevador)
Código:

vspeed=0
ch=0
sub=10
repeat other.image_number
{
if other.round(image_index)=ch
y=other.y-sub
ch+=1
sub+=10
}
se nao funcionar tente tirar o solid do elevador,e se ainda nao quize funciona,altere o valor do sub,e se ainda nao funcionar fale oq esta acontecendo,ou poderia postar o projeto para mim arrumar!

espero ter ajudado,flw
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Mensagem por iSillum Qua 13 Fev 2013, 17:19

Ta dando: Variable name expected na linha 6
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Mensagem por TRFN Qua 13 Fev 2013, 17:25

O certo do código acima seria :
Código:
vspeed=0
ch=0
sub=10
repeat other.image_number
{
if(round(other.image_index) == ch)then
begin
y=other.y-sub
ch+=1
sub+=10
end
}
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Mensagem por iSillum Qua 13 Fev 2013, 17:36

Cara muito obrigado o código funcionou!!!

Agora teria fazer isso com aceleração pra ficar algo mais fluido?

e que parece que ele ta acompanhado a máscara do objeto e não o sprite.
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