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Katerp, Willy

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ajuda com pulo e passagens de sprites

em Sab 05 Jan 2013, 02:45
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Re: ajuda com pulo e passagens de sprites

em Sab 05 Jan 2013, 04:43
Cara, depende muito de como você está fazendo a movimentação e a gravidade. O que seria mais fácil é você postar a engine para a gente te ajudar.
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Re: ajuda com pulo e passagens de sprites

em Dom 06 Jan 2013, 23:58
Se seu personagem está pulando várias vezes no ar é porque você não desabilitou o pulo depois de já estar pulando. Você deve botar uma condição ao pular(inicialmente true), aí quando ele pula, ela fica false, e ela só será verdadeira de novo quando tocar o chão.
sobre as sprites, vc tem que definir pra certas sprites não aparecerem enquanto ele estiver no ar. A exemplo, se vc tem uma spr_andando, e outra spr_pulando, e uma variavel chamada no_chao (que é true quando ele tiver pisando no chao, e false quando estiver no ar), entao a spr_andando não deve ser exibida enquanto a variável no_chao estiver false.
Digamos que você tenha isso no evento Step:
Código:
if keyboard_check(vk_right) {x+5;if no_chao=true{sprite_index=spr_andando}}
Dessa forma, a sprite do personagem só será spr_andando se ele estiver no chao, assim ele nao fica 'andando no ar'. O raciocínio é esse, você deve impedir q certas sprites apareçam assim em cada ocasião, condicionando a hora em que devem aparecer.
E há algo incorreto na colisão com o chão, que faz o personagem não poder andar quando cai. Se ainda tiver dúvida mostra os codes o que você botou step e na colisão com o chão.
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Re: ajuda com pulo e passagens de sprites

em Seg 07 Jan 2013, 00:05
Mais fácil verificar se a velocidade vertical é nula, pois se for ele está no chão. Isso irá economizar memória, pois usará menos variáveis.
Código:

if (keyboard_press(vk_right))
{
x += 5;
if (vspeed == 0)
{
sprite_index = spr_andando;
}
}
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