Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

» Banco de Dados online fácil de configurar
Sex 21 Ago 2015, 11:47 por Pai véi

» Ficou estranho esse efeito na terra?
Qua 19 Ago 2015, 20:08 por Adriel

» Você consegue decifrar o que é isso?
Qua 19 Ago 2015, 15:48 por Mateus O de Andrade

» Texto centralizado em sprite 64x64
Qua 19 Ago 2015, 14:00 por Vandson Fernandes

» [Tutorial] Um Único Script para Todos Diálogos do Jogo
Ter 18 Ago 2015, 22:12 por dharrison

» VIDEO AULAS - Plataforma - Recriando Super Mario
Ter 18 Ago 2015, 20:44 por Adriel

» Ajuda deixar room maior
Ter 18 Ago 2015, 15:56 por Stickman

» OST - Rain From The Past (Para Main Themes)
Seg 17 Ago 2015, 23:00 por Jessezyn

» #DGM Aula 01 - Views
Seg 17 Ago 2015, 00:16 por victor13.

» Alguém sabe as dimensões de um galaxy s5?
Dom 16 Ago 2015, 20:06 por vitorfernandes13

» Conquer The Kingdom
Dom 16 Ago 2015, 12:13 por DVictorPS

» [Ajuda] Bug ds_list
Dom 16 Ago 2015, 08:27 por Witen

» câmera seguir player com touch control android
Sab 15 Ago 2015, 15:05 por Lighter

» Apk não roda no celular
Sab 15 Ago 2015, 12:10 por xLuiZzz


Criando uma transição no GMS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criando uma transição no GMS

Mensagem por cascavelo em Dom 30 Set 2012, 17:56

O Game maker studio não tem transições prontas pra uso, então temos que fazer as nossas, vou ensinar a fazer a mais fácil e que pode ser adaptada pra outros efeitos apenas entendendo o funcionamento,
 Vamos fazer um Fade out, Fade in, aquela transição que escurece no fim da fase e começa a outra fase clareando lentamente.

Primeiro crie um sprite quadrado todo preto, pode ser de qualquer tamanho.
Crie o objeto fadeout;
No create:
Spoiler:
alfa=0;
image_blend=alfa; // deixa o sprite totalmente transparente
image_xscale=room_width; // aumenta o tamanho do sprite pra cobrir toda a tela
image_yscale=room_height;

No step:
Spoiler:
alfa+=0.02;// escurece o sprite um pouquinho a cada passo
image_blend=alfa;
if alfa>0.9 room_goto_next() // Com o sprite quase preto chama a próxima room
Esta instância deve ser criada no último evento da fase, vai escurecer a tela lentamente e chamar a próxima fase.

Agora  crie o objeto fadein, ele fará o contrário do anterior;
No Create:
Spoiler:
alfa=1;
image_blend=alfa;  // o sprite que cobre toda a tela começa totalmente preto
image_xscale=room_width;
image_yscale=room_height;
No step:
Spoiler:
image_blend=alfa;
alfa-=0.15; //Vai clareando lentamente o sprite
if alfa<0.1 instance_destroy() // quando estiver quase transparente destroi a instância.

 Como é um código bem simples, eu não testei, se houver algum erro, avisem pra que eu arrume.
Vários tipos de transição podem ser feitas usando dois objetos e uma variável pra controlar a animação.

Transições do tipo "push" necessitam de duas imagens, uma da última tela do fase e outra com a primeira tela da outra fase.
Apenas um objeto no início da room seguinte mostraria a transição trocando uma imagem pela outra. Um método um pouco mais complicado pois necessita de algum conhecimento de surfaces.


Última edição por cascavelo em Qui 09 Jan 2014, 08:12, editado 1 vez(es)
avatar
cascavelo

Ranking : Nota A
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Número de Mensagens : 1011
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por theguitarmester em Sab 20 Out 2012, 14:34

Isso é Bem útil, se um Dia eu For usar o GMStudio concerteza irei querer saber disso(já havia pensado nesse método), mas faça então as com surfaces que estas são mais difíceis de aprender por sí só, boa sorte com seus jogos.
avatar
theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/02/2012
Número de Mensagens : 1908
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1

Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1

Ver perfil do usuário http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por cascavelo em Sab 20 Out 2012, 16:45



Isso é Bem útil, se um Dia eu For usar o GMStudio concerteza irei querer saber disso(já havia pensado nesse método), mas faça então as com surfaces que estas são mais difíceis de aprender por sí só, boa sorte com seus jogos.

Usando este mesmo método com surfaces dá pra fazer umas bem legais, o que você faz é salvar uma copia da ultima tela da fase e depois quando iniciar a próxima fase desenha esta figura cobrindo toda a tela e aplica uma animação nela usando o step.
Para jogos de celular é melhor evitar o método com surfaces porque se o telefone chamar no momento da transição e o sujeito atender a surface será destruída e quando voltar o jogo dará erro.
avatar
cascavelo

Ranking : Nota A
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Número de Mensagens : 1011
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por Kapoty em Sab 20 Out 2012, 17:31

@cascavelo escreveu:
Para jogos de celular é melhor evitar o método com surfaces porque se o telefone chamar no momento da transição e o sujeito atender a surface será destruída e quando voltar o jogo dará erro.
Para jogos de computador acontece o mesmo, faça o teste, tente trocar a resolução de tela do seu computador no momento em que você utiliza uma surface, ela será destruída da mesma maneira e consequentemente dará erro.
avatar
Kapoty

Ranking : Nota B
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Número de Mensagens : 635
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por Super Maker em Sab 20 Out 2012, 18:55

Fiz um sistema semelhante a esse no início desse ano e como eu ainda não tinha aparelho pra testar, pedi a um amigo que testasse pra mim. Ele disse que ficou perfeito e queria saber como eu fiz.
Se ele não entendeu minha explicação esse tópico vai esclarecer tudo a ele.
Valeu Cascavelo!
avatar
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Número de Mensagens : 646
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por Gonzo em Sab 20 Out 2012, 19:17

Valeu Cascavelo eu tava atrás de um code de transição.
flw

Gonzo

Data de inscrição : 29/05/2012
Número de Mensagens : 927
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por BertFe em Ter 06 Nov 2012, 11:31

Valeu Cascavelo, eu tenho o GMS mas não sabia como fazer uma transição que não ficasse pesada.
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por Laelço Mello em Seg 10 Dez 2012, 12:10

muito legal
avatar
Laelço Mello

Data de inscrição : 03/10/2012
Número de Mensagens : 4
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por ekuhnen em Qui 16 Out 2014, 11:30

Cascavelo, todo mundo deu parabéns mas ninguém testou de verdade. A função pra esse caso não é image_blend e sim image_alpha.

forte abraço
avatar
ekuhnen

Data de inscrição : 05/10/2012
Número de Mensagens : 47
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum