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Função e Razão no Game Maker
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Função e Razão no Game Maker
Nome: Função e Razão no Game Maker
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 - Pro/Lite (Testado no 8, mas possa ser que funcione no 6 ou superior)
Olá pessoal, estou aqui novamente para falar de um assunto bem interessante no Game Maker, que são Funções. Não funções nativas do Game Maker como "instance_create(x,y,obj)" ou "real(string)", vamos falar um pouco sobre aquele assunto de Funções que estuda-se no colégio, quem não se lembra daquele "F(x)=ax+b"? No Game Maker, também é possível utilizar este tipo de função, um exemplo prático que usamos no dia-a-dia é a função existente entre "vspeed", "gravity" e "y". Se você pensar um pouco sobre essas três variáveis, vai ver que: "vspeed + = gravity" e "y + = vspeed". Ou pondo em termos Matemáticos: "F(x)=ax+b" =>
"vspeed = gravity + vspeed" e "y = vspeed + y". No Game Maker, este tipo de variável é declarada e a função é estabelecida automaticamente no evento END STEP que é o ultimo a ser lido,é como se no CREATE de todo objeto estivesse:
E no END STEP:
Agora você pode estar se perguntando: Tudo bem, já entendi, mas de que isto me serve?
R: Pode ser que em alguns jogos você precise estabelecer uma função ou relação (Não é a mesma coisa) entre duas variáveis diferentes.
Um bom exemplo disto é quando você está a criar um jogo 3D com jump no Game Maker. Não existem variáveis nativas ou pré-determinadas já prontas para uso nele. Nesse caso você poderia utilizar desse conhecimento, nesse caso, ficaria assim no CREATE:
No END STEP:
Então, isso seria bastante útil, já que nós precisaremos apenas agir como uma gravidade normal.
A razão é básicamente divisão, serve para determinar quantas vezes um número/variável/string é maior que outro. por exemplo se quero saber a razão entre 100 e 5 => 100/5 => 20. Então a razão, quantas vezes 100 é maior que 5 é 20.
Onde e como aplicar isso no Game Maker?
Exemplo:
Durante a execução de uma view, temos o:
Nós temos que lembrar que wview e hview não se modificam quando a view é movimentada, mas vamos dizer que eu queira dar um "zoom", e diminuir o wview e o hview, então nesse caso nossa solução não daria certo por muito tempo, isso por que a view diminuiria para por exemplo 200 e o height da sprite ficaria negativa, nesse caso entra a famosa razão, ela que vai dizer o quanto deve ser diminuído. Através de uma simples equação podemos chegar a solução:
Reformulando nosso código:
Bem galerinha, esse foi mais um tutorial, espero que tenham gostado!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 - Pro/Lite (Testado no 8, mas possa ser que funcione no 6 ou superior)
Função
Olá pessoal, estou aqui novamente para falar de um assunto bem interessante no Game Maker, que são Funções. Não funções nativas do Game Maker como "instance_create(x,y,obj)" ou "real(string)", vamos falar um pouco sobre aquele assunto de Funções que estuda-se no colégio, quem não se lembra daquele "F(x)=ax+b"? No Game Maker, também é possível utilizar este tipo de função, um exemplo prático que usamos no dia-a-dia é a função existente entre "vspeed", "gravity" e "y". Se você pensar um pouco sobre essas três variáveis, vai ver que: "vspeed + = gravity" e "y + = vspeed". Ou pondo em termos Matemáticos: "F(x)=ax+b" =>
"vspeed = gravity + vspeed" e "y = vspeed + y". No Game Maker, este tipo de variável é declarada e a função é estabelecida automaticamente no evento END STEP que é o ultimo a ser lido,é como se no CREATE de todo objeto estivesse:
- Código:
vspeed=0
gravity=0
y=0
E no END STEP:
- Código:
vspeed+=gravity
y+=vspeed
Agora você pode estar se perguntando: Tudo bem, já entendi, mas de que isto me serve?
R: Pode ser que em alguns jogos você precise estabelecer uma função ou relação (Não é a mesma coisa) entre duas variáveis diferentes.
Um bom exemplo disto é quando você está a criar um jogo 3D com jump no Game Maker. Não existem variáveis nativas ou pré-determinadas já prontas para uso nele. Nesse caso você poderia utilizar desse conhecimento, nesse caso, ficaria assim no CREATE:
- Código:
z=0
zspeed=0
zgravity=.5 //já com a gravidade
No END STEP:
- Código:
zspeed-=zgravity //diferentemente do eixo y, no z "+" é para cima (Então é "-" já que queremos o contrario).
z-=zspeed
Então, isso seria bastante útil, já que nós precisaremos apenas agir como uma gravidade normal.
Razão
A razão é básicamente divisão, serve para determinar quantas vezes um número/variável/string é maior que outro. por exemplo se quero saber a razão entre 100 e 5 => 100/5 => 20. Então a razão, quantas vezes 100 é maior que 5 é 20.
Onde e como aplicar isso no Game Maker?
Exemplo:
Durante a execução de uma view, temos o:
- Código:
view_xview
view_yview
view_wview
view_hview
- Código:
draw_sprite_stretched(sprite,-1,view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0]-300)
Nós temos que lembrar que wview e hview não se modificam quando a view é movimentada, mas vamos dizer que eu queira dar um "zoom", e diminuir o wview e o hview, então nesse caso nossa solução não daria certo por muito tempo, isso por que a view diminuiria para por exemplo 200 e o height da sprite ficaria negativa, nesse caso entra a famosa razão, ela que vai dizer o quanto deve ser diminuído. Através de uma simples equação podemos chegar a solução:
- Código:
vd=w/num
//onde: vd = valor a ser diminuído, nós já temos que é 300, (view_hview - sprite_height)
//h = view_hview
//num = numero que queremos encontrar
- Código:
300 = 400/num
300*num = 400
num = 400/300
Reformulando nosso código:
- Código:
draw_sprite_stretched(sprite,-1,view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0]-(view_hview[0]/num))
//ou
draw_sprite_stretched(sprite,-1,view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0]-(view_hview[0]/(400/300)))
Bem galerinha, esse foi mais um tutorial, espero que tenham gostado!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
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