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armadilha quando player chega perto

em Ter 03 Jul 2012, 23:43
como o titulo já diz, eu queria ajuda pra fazer uma armadilha q quando o player chegue perto ela se ative e dps volte ao seu estado original e dps de ativada a primeira vez ela ñ pudesse ser ativada denovo
e se, o player tocar nela quando ela estiver ativada ele perde uma vida
se ñ entenderam, peçam q eu explique de novo, eu sei q parece meio confuso Rolling Eyes
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Re: armadilha quando player chega perto

em Qua 04 Jul 2012, 00:28
oi : ) vou direto ao assunto:

obj armadilha

no create

Código:
ativada = false

//vamos criar uma variavel pra saber quando ela ta ativada ou não

no step

Código:
if distance_to_object(obj_player) > 30
 {
 ativada = true
 }
else
 {
 ativada = false
 }
//se a distancia pro objeto "player" e maior que 30 pixels variavel ativada fica verdadeira, caso contrario nao esta ativada

agora no obj_player (jogador) coloque no evento colisão com armadilha

Código:
if obj_armadilha.ativada = true
 {
 health-=1
 }

: D espero que tenha te ajudado

flw !

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Re: armadilha quando player chega perto

em Qua 04 Jul 2012, 08:32
tenta assim:
no create da armadilha, faça normalmente como o Esaucm98 fez:
Código:
ativada=0

no step, é assim:
Código:
if distance_to_object(objPlayer) <= 30 //distancia menor ou igual a 30, pois é quando o player chega perto que a armadilha se ativa.
{
ativada=1
}
else {ativada=0}

//mas se quiser que ela não desative mais, tire o 'else {ativada=0}'

na colisão do player com a armadilha:
Código:
if other.ativada=1 //se a o armadilha que o player colidiu estiver ativada, se colocar objArmadilha.ativada, vai estar se referindo a todas as armadilhas da fase, usando other só se refere a que ele encostou.
{//aqui podes usar: lives-=1; x=xstart; y=ystart (para perder 1 vida e voltar ao inicio. Ou: health-=1 (para ir perdendo saude enquanto está na armadilha.}

boa sorte!
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Re: armadilha quando player chega perto

em Qua 04 Jul 2012, 09:01
Só algumas correções, em geral o raciocínio está ótimo:

obj armadilha

no create
Código:
ativada = false
//vamos criar uma variavel pra saber quando ela ta ativada ou não

no step
Código:
if distance_to_object(obj_player) > 30
 {
 ativada = true
 }
//tirei o "else", porque o Esaucm98 pediu que a armadilha NÃO voltasse ao estado original depois de ativada

agora no obj_player (jogador) coloque no evento colisão com armadilha
Código:
if other.ativada = true
 {
 health-=1
 }
//troquei o "obj_armadilha" por "other", porque usar o índice do objeto pode causar bugs. Você nunca sabe qual instância será verificada. Já que estamos num evento de colisão, "other" significa a instância colidida, então fica fácil saber de quem estamos falando.
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