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Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
+6
Thiago_o_programador
edeg
PedroX
saim
luiz_eldorado
Zero.
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Página 1 de 1
Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Qual a melhor maneira de fazer uma iluminção simples ?
eu fiz pra quando o obj_escuro estiver perto do char ele perder alpha. mas fica escuro.
Como faz pra diminuir a opacidade do obj ate 0 ? ( praticamento excluindo-o )
eu fiz pra quando o obj_escuro estiver perto do char ele perder alpha. mas fica escuro.
Como faz pra diminuir a opacidade do obj ate 0 ? ( praticamento excluindo-o )
Última edição por FlyAway em Qui 28 Jun 2012, 09:04, editado 2 vez(es)
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
A sprite do obj_escuro deveria ser preta, e deveria ter coisas em baixo do obj_escuro para aparecer. EX:
- Código:
image_alpha=point_distance(x,y,obj_char.x,obj_char.y)/100
Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Aparece mas fica escuro o_O
Dexa vou fazer por sprite msm, vlw.
Dexa vou fazer por sprite msm, vlw.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
O que eu faria:
create:
- criaria uma sprite pra ser REMOVIDA do obj_escuro (pode ser até antes do create)
- criaria uma surface pra ser desenhada por cima da tela
step:
- pintaria a surface TODA de preto
- mudaria o blend mode pra remover os próximos desenhos
- desenharia a sprite na posição adequada
- voltaria o blend mode pro normal
draw:
- desenharia a surface por cima da tela toda (portanto o objeto teria que ter um depth MUITO baixo, o menor de todos à exceção da HUD)
create:
- criaria uma sprite pra ser REMOVIDA do obj_escuro (pode ser até antes do create)
- criaria uma surface pra ser desenhada por cima da tela
step:
- pintaria a surface TODA de preto
- mudaria o blend mode pra remover os próximos desenhos
- desenharia a sprite na posição adequada
- voltaria o blend mode pro normal
draw:
- desenharia a surface por cima da tela toda (portanto o objeto teria que ter um depth MUITO baixo, o menor de todos à exceção da HUD)
saim- Games Ranking :
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Dois exemplos que acho ótimos são:
https://gmbr.forumeiros.com/t17441-projecao-de-luz-e-sombra-usando-calculo-vetorial
https://gmbr.forumeiros.com/t4082-engine-lanterna-by-alex-fc
Deve haver mais, mas esses dois cumprem o que prometem.
https://gmbr.forumeiros.com/t17441-projecao-de-luz-e-sombra-usando-calculo-vetorial
https://gmbr.forumeiros.com/t4082-engine-lanterna-by-alex-fc
Deve haver mais, mas esses dois cumprem o que prometem.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Saim, parece interessante, porém não sei usar surface (nem sei pra que servem ) nem como funciona o blend.
Pedro vou analizar .
EDIT ----
Pedro, não serviu pois procuro algo simples.
A engine do diego é mais para efeitos.
E a do Alex nem serviu pra nada, na room do meu jogo é tudo preto não da pra ver nada, entaum ao redor do char teria que clarear . oque o do alex não faz.
Pedro vou analizar .
EDIT ----
Pedro, não serviu pois procuro algo simples.
A engine do diego é mais para efeitos.
E a do Alex nem serviu pra nada, na room do meu jogo é tudo preto não da pra ver nada, entaum ao redor do char teria que clarear . oque o do alex não faz.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
o da lanterna no topico n tem o link
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Tente usar o draw para criar um disco ao redor da tocha, que ao longo do seu raio fosse perdendo alpha.
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
tenta assim:
coloque um obj pra escurecer a tela e deixe seu visible como está
outro obj pra ser o raio de alcance da sua lanterna/tocha.
Na collisão do obj escuro, coloque algo que modifique o visible dele prá falso!
E para dar aquele efeito apele pro smoh, blend sei lá o quê!
Se deu certo, me fala e pra mim signinificará que meus conhecimento estão começãndo a dar resultado. Caso contrario... minha noobisse.
Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Na verdade já usp quase assim, no sprite fiz umas subimages com diferentes opacidades então segundo a distancia do char em relação aos obj_escuro eles vão mudando de subimage (ficando mais claros ou mais escuros). Mas sua forma também dá certo, porem não a um degradê de opacidade .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Dá uma olha nisso e vé se resolve:
nao sei de quem é mas ...
https://dl.dropbox.com/u/77569588/Lighting.rar
nao sei de quem é mas ...
https://dl.dropbox.com/u/77569588/Lighting.rar
Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Fiz uma engine sobre isso, se quiser conferir acesse o! link abaixo:
https://gmbr.forumeiros.com/t19528-engine-luzes-multiplas
FLWS!
https://gmbr.forumeiros.com/t19528-engine-luzes-multiplas
FLWS!
Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Não consegui achar meu tópico, mas aqui tbm tem uma que eu ja tinha feito, é bem básico mas da um efeito legal! ;) Tudo explicado dentro da engine: Engine_efeito_de_luzes_básico
Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Você viu que existem tutoriais pros dois assuntos na minha assinatura, né?FlyAway escreveu:não sei usar surface (nem sei pra que servem ) nem como funciona o blend.
Na pior das hipóteses, você pode criar uma sprite grandona, do tamanho do dobro da tela, toda preta e com um furo no meio. Faça ela ter a origem no furo e seguir a personagem. Ela vai ficar pesada no arquivo, mas vai resolver o problema.
saim- Games Ranking :
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
, nem sabia que o Alex ainda tava ativo o_O .
Vlw a engine funcionou perfeitamente.
Vou ler seus tutorias saim, obg ai galera !
Resolvido !
Pergunta :
Tem como fazer um degradê na engine do alex ?
Vlw a engine funcionou perfeitamente.
Vou ler seus tutorias saim, obg ai galera !
Resolvido !
Pergunta :
Tem como fazer um degradê na engine do alex ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
.Fly away,para fazer o degrade,vai na linha 14 do draw do mapa_de_luz
e troque isso;
por isso;
e troque isso;
- Código:
//desenha uma luz para cada objeto luz
with (luz)
{
//Desenha circulo preto
draw_circle_color(x,y,64,0,0,0)
}
}
por isso;
- Código:
//desenha uma luz para cada objeto luz
with (luz)
{
//Desenha circulo preto
draw_circle_color(x,y,64,0,c_white,0)
}
}
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x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.
Perfeito cara !
Agora ta 100% resolvido !
Agora ta 100% resolvido !
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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