Conectar-se
Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 15:40
Qual a melhor maneira de fazer uma iluminção simples ?

eu fiz pra quando o obj_escuro estiver perto do char ele perder alpha. mas fica escuro.
Como faz pra diminuir a opacidade do obj ate 0 ? ( praticamento excluindo-o )


Última edição por FlyAway em Qui 28 Jun 2012, 09:04, editado 2 vez(es)
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Número de Mensagens : 928
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://luizpontes.tk/

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 16:40
A sprite do obj_escuro deveria ser preta, e deveria ter coisas em baixo do obj_escuro para aparecer. EX:
Código:
image_alpha=point_distance(x,y,obj_char.x,obj_char.y)/100
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 16:42
Aparece mas fica escuro o_O
Dexa vou fazer por sprite msm, vlw.
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 16:54
O que eu faria:

create:
- criaria uma sprite pra ser REMOVIDA do obj_escuro (pode ser até antes do create)
- criaria uma surface pra ser desenhada por cima da tela

step:
- pintaria a surface TODA de preto
- mudaria o blend mode pra remover os próximos desenhos
- desenharia a sprite na posição adequada
- voltaria o blend mode pro normal

draw:
- desenharia a surface por cima da tela toda (portanto o objeto teria que ter um depth MUITO baixo, o menor de todos à exceção da HUD)
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 17:35
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 18:06
Saim, parece interessante, porém não sei usar surface (nem sei pra que servem Happy) nem como funciona o blend.

Pedro vou analizar Happy.

EDIT ----

Pedro, não serviu pois procuro algo simples.
A engine do diego é mais para efeitos.
E a do Alex nem serviu pra nada, na room do meu jogo é tudo preto não da pra ver nada, entaum ao redor do char teria que clarear . oque o do alex não faz.
avatar
Data de inscrição : 24/05/2012
Número de Mensagens : 164
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 18:11
o da lanterna no topico n tem o link
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Número de Mensagens : 712
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 7

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 19:28
Tente usar o draw para criar um disco ao redor da tocha, que ao longo do seu raio fosse perdendo alpha.
avatar
Data de inscrição : 24/10/2009
Número de Mensagens : 873
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 14

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://inprovise.blogspot.com/

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 20:34
Idea
tenta assim:
coloque um obj pra escurecer a tela e deixe seu visible como está
outro obj pra ser o raio de alcance da sua lanterna/tocha.

Na collisão do obj escuro, coloque algo que modifique o visible dele prá falso!
E para dar aquele efeito apele pro smoh, blend sei lá o quê!

Se deu certo, me fala e pra mim signinificará que meus conhecimento estão começãndo a dar resultado. Caso contrario... minha noobisse.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 20:44
Na verdade já usp quase assim, no sprite fiz umas subimages com diferentes opacidades então segundo a distancia do char em relação aos obj_escuro eles vão mudando de subimage (ficando mais claros ou mais escuros). Mas sua forma também dá certo, porem não a um degradê de opacidade Happy.
avatar
Data de inscrição : 24/10/2009
Número de Mensagens : 873
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 14

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://inprovise.blogspot.com/

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qua 27 Jun 2012, 21:56
Dá uma olha nisso e vé se resolve:

nao sei de quem é mas ...
https://dl.dropbox.com/u/77569588/Lighting.rar
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Número de Mensagens : 2516
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 177

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://redscreensoft.blogspot.com

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qui 28 Jun 2012, 00:21
Fiz uma engine sobre isso, se quiser conferir acesse o! link abaixo:

http://gmbr.forumeiros.com/t19528-engine-luzes-multiplas

FLWS!
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Número de Mensagens : 803
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 10

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qui 28 Jun 2012, 00:40
Não consegui achar meu tópico, mas aqui tbm tem uma que eu ja tinha feito, é bem básico mas da um efeito legal! ;) Tudo explicado dentro da engine: Engine_efeito_de_luzes_básico
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qui 28 Jun 2012, 08:32
FlyAway escreveu:não sei usar surface (nem sei pra que servem Happy) nem como funciona o blend.
Você viu que existem tutoriais pros dois assuntos na minha assinatura, né?

Na pior das hipóteses, você pode criar uma sprite grandona, do tamanho do dobro da tela, toda preta e com um furo no meio. Faça ela ter a origem no furo e seguir a personagem. Ela vai ficar pesada no arquivo, mas vai resolver o problema.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qui 28 Jun 2012, 09:02
, nem sabia que o Alex ainda tava ativo o_O .
Vlw a engine funcionou perfeitamente.
Vou ler seus tutorias saim, obg ai galera !

Resolvido !

Pergunta :
Tem como fazer um degradê na engine do alex ?
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Número de Mensagens : 1092
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 31

Prêmios
   : 1
   : 1
   :
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qui 28 Jun 2012, 13:25
.Fly away,para fazer o degrade,vai na linha 14 do draw do mapa_de_luz

e troque isso;

Código:
  //desenha uma luz para cada objeto luz
        with (luz)
        {     
            //Desenha circulo preto
            draw_circle_color(x,y,64,0,0,0)
        }
       
    }

por isso;

Código:
  //desenha uma luz para cada objeto luz
        with (luz)
        {     
            //Desenha circulo preto
            draw_circle_color(x,y,64,0,c_white,0)
        }
       
    }


avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

em Qui 28 Jun 2012, 13:31
Perfeito cara !
Agora ta 100% resolvido ! Happy
Conteúdo patrocinado

Re: Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum