[resolvido] Dia e noite, e tocha.

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Resolvido [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por willcraft2 em Qua 16 Jan 2013, 17:40

Ola pessoal descupe incomodar, mais como posso fazer sistema de dia e noite para meu novo projeto que começei ontem, e tam bem ele vai presisar de uma fogueira para sobreviver a noite se não o Mostro da Noite mata ele, ai eu quero que a fogueira tbm da luz.

obrigado staf por me desbanir.

edit: e se der quero um tempo de 10 minutos, entao dia 5 minutos e noite 5 minutos.


Última edição por willcraft2 em Qui 17 Jan 2013, 00:25, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por BertFe em Qua 16 Jan 2013, 17:53

Você pode usara a variavel background_color para mudar a cor do fundo para simular o dia e a noite, sendo que 16765273 é a cor para azul claro (dia) e 9513984 é a cor para azul escuro (noite).
e se der quero um tempo de 10 minutos, entao dia 5 minutos e noite 5 minutos
Faça as contas:
1 segundo = 30 steps
30 steps X 60 = 1800 steps = 1 minuto
1800 steps X 5 = 9000 steps = 5 minutos
Apenas faça um alarm[0] com 9000 steps para ser o dia, e qunado ele terminar coloque para mudar para noite e acionar um alarme[1] com 9000 steps para ser a noite, e quando o alarm[1] acabar coloque para mudar para dia e novamente acionar o alarm[0] com 9000 steps .

Já a parte da fogueira eu não sei.

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por jvcguerreiro em Qua 16 Jan 2013, 18:25

cara,com,eu acho que vou ajudar com essa sprite aki:

http://www.4shared.com/file/7FnlLkP4/Fogueira.html?

espero que ajude,fiz oque eu entendi

minunciosamente,

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por KinKing em Qua 16 Jan 2013, 19:19

A transição que você quer do dia para a noite (e vice-versa) fica como?

Vai escurecendo e depois clareando, ou tem mudanças de background, ou alguma outra coisa?

Só trocar de repente já tá bom?

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por willcraft2 em Qua 16 Jan 2013, 19:50

KinKing escreveu:A transição que você quer do dia para a noite (e vice-versa) fica como?

Vai escurecendo e depois clareando, ou tem mudanças de background, ou alguma outra coisa?

Só trocar de repente já tá bom?

mudando seria melhor, quando tiver de noite vai clareando até fica de dia, quando for de dia vai escurecendo até ficar de noite.

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por Esaucm98 em Qua 16 Jan 2013, 19:52

OLHA ESSE TUTORIAL

é um tutorial de iluminação, pra fazer o ciclo noite\dia e só substituir o draw_clear_alpha(c_black,0.9) por draw_clear_alpha(c_black,hora)

essa variavel vai mudar seu valor do 0 pro 1 a cada step, e como essa variavel e o alpha e como se fosse um ciclo de dia e noite veja:


Código:

//CREATE

hora=0
//STEP


if hora>=1
      {
      hora-=0.01
      }
if hora<=0
    {
      hora+=0.01
    }

ps: o valor tem que ser de 0 a 1 porque são os valores da variavel alpha.(transparencia)

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por KinKing em Qua 16 Jan 2013, 20:06

Ok, você quer que vá mudando. Mas o quê que vai mudando?

O céu/background? Você usa um background específico? O quê, nele, muda? O que fica igual?

A tela toda? O que muda/não muda?

Porque dependendo dos detalhes, o código teria que ser bem diferente!

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por willcraft2 em Qua 16 Jan 2013, 20:23

Pessoal eu quero igual esse jogo aqui, o sistema de dia e noite: towncraft
e eu quero q a fogueira da luz em volta igual um circo.

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por Gonçalves em Qua 16 Jan 2013, 21:49

É bem simples.

Eu uso um variável chamada alpha_noite, que seria o alpha da retângulo que vai cobrir a tela dando o efeito de noite. A defina como 0.

Código:
alpha_noite = 0

Eu não sei como você quer fazer seu sistema de noite e dia, mas o meu é mais ou menos assim. Defina-as também no Create:

Código:
mili = 0
segundos = 0
segundos_total = 90 // Var usada como limite pra alternar entre os turnos, que são noventa segundos
noite = false // Começar de dia

Agora pra fazer os segundos passarem e, se passar do total, alternar entre dia e noite, eu fiz o seguinte (no Step):

Código:
mili += 1
if mili >= room_speed {segundos +=1} // Aumentar conforme passam os segundos

if segundos >= segundos_total
{
    segundos = 0 // Zerar a contagem
    if noite = false {noite = true} else {noite = false} // Fazer a alternância
}

E no Draw, pra desenhar o efeito de noite, usei:

Código:
if noite = true and alpha_noite < 0.5 {alpha_noite += 0.05} // Escurecer aos poucos caso seja noite
if noite = false and alpha_noite > 0{alpha_noite -= 0.05} // Clarear aos poucos caso não seja mais noite

E o código do retângulo, que é:

Código:
draw_set_alpha(alpha_noite)
draw_rectangle_color(view_xview-10,view_yview-10,view_xview+view_wview+10,view_yview+view_hview+10,c_navy,c_navy,c_navy,c_navy,1)
draw_set_alpha(1)

Agora, a fazer efeitos de tocha, eu aprendi nesse tutorial do Esaucm98.

Espero ter ajudado. Até mais!

Gonçalves

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Resolvido Re: [resolvido] Dia e noite, e tocha.

Mensagem por willcraft2 em Qua 16 Jan 2013, 23:26

Valeu a todos que tentarão me ajudar, obrigado Gonçalves, dei uma editada no code e ta funfando normal. tópico resolvido, pode trancar.

Tópico resolvido, tópico trancado para evitar posts desnecessários.
Caso o autor deseje reabrir, contacte um moderador.

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