GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Ontem à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

3 participantes

Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 17 Jul 2011, 20:46


Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Vector10

Vector Easy Lighting 1.1 beta

Vantagens de usar a projeção de luz pelo vetor:

>> Controle total sobre a performance e qualidade da luz, podendo ajustar de acordo com o fps automaticamente se necessário. Nos testes que eu fiz em um computador bem modesto, consegui desenhar até 50 luzes na tela, com ótima qualidade no render e fps aceitável.

>> Controle total do efeito, podendo ser reajustado em tempo real, a fim de criar ambientes de acordo com a situação e/ou desempenho.

>> Não requer nenhuma mudança no projeto. O exemplo que postei faz o uso de uma surface, porém, o script também pode ser usado diretamente no evento Draw. Além disso não é necessário usar nenhum sprite adicional nem implementar nenhum código aos demais objetos pois o efeito é um vetor, que é calculado com base na instância que emite a luz e as demais que circundam ela.

>> Rápido. Nos testes que eu fiz, consegui desenhar vetores com quase 1000 vértices por luz, com fps muito bom.

>> Você pode adaptar a precisão do efeito de acordo com a máscara de colisão do objeto. Isso significa que você pode usá-lo em um jogo com perspectivas diferentes de visão ou isométrico, em casos onde "a base" do objeto é a própria máscara. E como o efeito é fácil de usar (apenas um script pra cada tipo de luz), você desenhá-lo na surface e distorcê-la depois se achar melhor.

>> Fácil de usar. É só usar um script para cada tipo de efeito. Por enquanto só criei dois tipos de luz, uma "spot" e uma "lighting point", mas quero criar mais, e a medida que eu for criando vou complementando o tópico.

>> O donwload é para Game Maker 8 mas o script também pode ser usado em versões anteriores (6 ou 7). O exemplo ficou bem básico, pois experimentei até agora apenas dois blends, mas usando outros o efeito é bem bonito e dá "um up" bem legal nos gráficos do jogo.

Download:
http://dl.dropbox.com/u/77818756/Game%20Maker/vector_easy_lighting_v1_11.gmk


Última edição por Ninja8086 em Qui 28 Jun 2012, 10:39, editado 2 vez(es)
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por PedroX Dom 17 Jul 2011, 21:17

Genial!
Eu gostei muito dessa engine.
Ficou muito boa mesmo. Rodou sem lentidão. Você usou bem as surfaces.
Valeu cara!

Até mais!


Última edição por PedroX em Ter 14 maio 2013, 13:10, editado 1 vez(es)

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 17 Jul 2011, 21:28

.


Última edição por brendan640 em Sáb 08 Jun 2013, 20:36, editado 1 vez(es)
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por PedroX Dom 17 Jul 2011, 21:56

Esqueci de falar no meu post:
Será que tem como fazer o ambiente ficar mais escuro, ficando claro somente onde a luz alcança?

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por Convidad Seg 18 Jul 2011, 08:33

ótima engine,nota dez .
nem conhecia esse recurso .
continue assim Happy
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 18 Jul 2011, 10:21

Pedro Henrique escreveu:Esqueci de falar no meu post:
Será que tem como fazer o ambiente ficar mais escuro, ficando claro somente onde a luz alcança?

Até mais!

Tem sim! Nesse caso é só usar um blend diferente, daria pra fazer usando dest color e source color. Vai lá do Draw, troca o blend que tá lá por esse aqui:

Código:
draw_set_blend_mode_ext( bm_dest_color, bm_src_color);

Mas esse blend que eu coloquei é bem básico, se você for experimentando outros misturados com os efeitos do engine, fica muito legal. Eu vou postar uns exemplos mais legais depois que eu terminar ele.

Pedro, se ficar lento quando você usar muitos efeitos juntos, eu tenho uma dica pra acelerar todos de uma vez, saca só: cria uma variável "prevfps" no create com o valor do fps;

Código:
prevfps := fps;

Daí, na hora em que você desenhar o efeito, no valor de "beams" você usa isso:
Código:
(perfeicao/30) * max(1,prevfps)

Ficaria mais ou menos assim:
Código:
eff_lighting_point(x, y, 250, c_white, c_red, 1, 0, (300/30) * max(1,prevfps), 2, 0, 1);

Depois que você desenhar o efeito (tem que ser depois de tudo, a última coisa), você atualiza a variável prevfps.

Código:
prevfps := fps;

Vai tudo ser desenhado de acordo com o fps do jogo, diminuindo ou aumentando a qualidade quando for preciso. blz

TRFN escreveu:ótima engine,nota dez .
nem conhecia esse recurso .
continue assim

Valeu! Obrigado por baixar e testar! blz
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por uriel.56 Seg 18 Jul 2011, 11:35

Eu naum acredito cara... Logo quando eu ia baixar o 4shared em manutenção..., manda o Script por favor !! Eu estou precisando desse code agora!

Eu tenho uma duvida....

Como esse efeito ficaria em um jogo 3d com a luz ativada !?
uriel.56
uriel.56

Data de inscrição : 13/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 430
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por PedroX Seg 18 Jul 2011, 13:07

Tem sim! Nesse caso é só usar um blend diferente, daria pra fazer usando dest color e source color. Vai lá do Draw, troca o blend que tá lá por esse aqui:
Deu certinho. Ficou mais legal ainda.
Teria como você fazer uma explicação dos calculos usados?
Não precisa ser hoje (nem amanhã), mas é que seria legal saber como funciona.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 18 Jul 2011, 18:54

uriel.56 escreveu:Eu naum acredito cara... Logo quando eu ia baixar o 4shared em manutenção..., manda o Script por favor !! Eu estou precisando desse code agora!

Eu tenho uma duvida....

Como esse efeito ficaria em um jogo 3d com a luz ativada !?

O 4shared ficou em manutenção hoje mesmo um tempão... mas eu dei uma olhada agora, parece que já tá ok. A questão do 3D, eu nunca tentei, na verdade parece que o GM não aceita muito bem o uso de surfaces quando o modo 3D estiver ativado...

Pedro Henrique escreveu:
Teria como você fazer uma explicação dos calculos usados?
Não precisa ser hoje (nem amanhã), mas é que seria legal saber como funciona.

Até mais!

Então, na verdade a única coisa que eu fiz foi desenhar dois triângulos e fazer com que os vértices colidissem com os objetos. Eu fiz um loop pra e ir repetindo de acordo com o nível de "perfeição" do desenho. Quanto maior for o loop, mais triângulos ele iria desenhar, e então teria uma probabilidade maior dele encontrar um objeto "em um espaço menor" de distância, daí o desenho fica com um acabamento melhorzinho...

Daí é só usar a função draw_primitive() e escolher o tipo de vetor que vc quer desenhar, como eu queria triângulos, eu usei o tipo pr_trianglelist que "cria" um triângulo a cada 3 vértices que a gente põe. Cada vez que você chama a draw_vertex(), você tá definindo um ponto a mais no desenho.

Daí o que eu fiz foi só projetar o desenho de acordo com o ângulo e o "alcance" da "lanterna"! A medida que ele vai colidindo, ele vai pegando a forma do objeto! É tosco mas fica massa. Se vc colocar várias bolinhas uma do lado da outra, quando a luz colide fica parecendo uma grade! Eu achei da hora d+
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por PedroX Seg 18 Jul 2011, 19:01

Então eu poderia usar um draw_triangle() normal para desenhar a faixa de luz? Claro, usando as funções de blend. Como seria?

Edit: Agora que pensei melhor, acho que ia ser complicado fazer o triângulo colidir com os objetos, mas espero sua resposta.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 18 Jul 2011, 19:25

Pedro Henrique escreveu:Então eu poderia usar um draw_triangle() normal para desenhar a faixa de luz? Claro, usando as funções de blend. Como seria?

Pode sim, nesse caso você pode escolher duas alternativas diferentes. A primeira seria o tipo pr_trianglestrip: os 3 primeiros pontos q vc fizer com draw_vertex() vai formar um triângulo e se vc fizer mais um ponto, dos dois últimos pontos do triângulo vão se juntar a esse novo ponto formando mais um triângulo, um "pra cima" e outro "pra baixo", fazendo um retângulo.

O outro jeito seria usar o pr_trianglelist e usar 6 pontos pra fazer dois triângulos igual eu fiz no engine. Eu podia ter usado o pr_trianglestrip pq eu ia ganhar velocidade de cálculo jogando fora 2 pontos por vetor, mas como eu fiz o esquema de reflexão de luz, eu precisava de uma medição mais exata e também dá pra colocar textura no meu engine sem distorcer, justamente pq eu usei esse kind que fica fácil calcular os pontos da textura.

Se eu colocar uma textura tipo de folhagem, quando eu refletir a luz, vai dar a impressão que a luz ta pegando de cima de uma árvore! Fica bem legal, mas é um pouco mais trabalhoso usar textura. Não é complicado, só é chato.

Pedro Henrique escreveu:Agora que pensei melhor, acho que ia ser complicado fazer o triângulo colidir com os objetos, mas espero sua resposta.

Na verdade não é. O lance é fazer colidir rápido porque são muitos vetores pra desenhar. Esse que é o segredo. Eu até pedi ajuda o pessoal do fórum, tem um tópico que a galera toda, a gente tava vendo um jeito rápido de testar a posição de objeto usando collision_line ao invés de place_meeting (ou position_metting). Usei esse esquema e o resultado é o engine! blz

Daí fazer a colisão fica fácil, é só direcionar a collision_line com lenght_dir da direção da lanterna e correr pro abraço! blz
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por PedroX Seg 18 Jul 2011, 19:33

Pode sim, nesse caso você pode escolher duas alternativas diferentes. A primeira seria o tipo pr_trianglestrip: os 3 primeiros pontos q vc fizer com draw_vertex() vai formar um triângulo e se vc fizer mais um ponto, dos dois últimos pontos do triângulo vão se juntar a esse novo ponto formando mais um triângulo, um "pra cima" e outro "pra baixo", fazendo um retângulo.
Eu me referia àquelas funções básicas, como draw_circle(), draw_rectangle() e draw_triangle(). Não referia ao draw_vertex e pr_trianglestrip. Se entendeu, poderia mostrar como seria?

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 18 Jul 2011, 20:01

Pedro Henrique escreveu:Eu me referia àquelas funções básicas, como draw_circle(), draw_rectangle() e draw_triangle(). Não referia ao draw_vertex e pr_trianglestrip. Se entendeu, poderia mostrar como seria?

Até mais!

Dá pra desenhar com o draw_triangle(), mas com com draw_vertex é melhor e mais fácil, além de você poder definir um alpha pra cada vértice. Com draw_retangle já fica impossível, já que não tem jeito de rotacionar o retângulo usando só ela.

Mas com draw_triangle, é tranquilo. É só desenhar 2 triângulos. Salva esse script como "desenha_traco" e testa. Fiz de cabeça, se não funcionar me fala, mas eu tô sem o GM aqui agora...

Código:

var origemx, origemy, destinox, destinoy, largura, p1x, p1y, p2x, p2y, p3x, p3y, p4x, p4y, dir;

origemx  := argument0;
origemy  := argument1;
destinox := argument2;
destinoy := argument3;
largura  := argument4/2;

dir := point_direction(origemx, origemy, destinox, destinoy);

p1x := origemx + lengthdir_x(largura, dir + 90);
p1y := origemy + lengthdir_y(largura, dir + 90);

p2x := origemx + lengthdir_x(largura, dir - 90);
p2y := origemy + lengthdir_y(largura, dir - 90);

p3x := destinox + lengthdir_x(largura, dir + 90);
p3y := destinoy + lengthdir_y(largura, dir + 90);

p4x := destinox + lengthdir_x(largura, dir - 90);
p4y := destinoy + lengthdir_y(largura, dir - 90);

draw_set_color(c_black);
draw_triangle(p1x, p1y, p3x, p3y, p4x, p4y, 0);
draw_triangle(p1x, p1y, p2x, p2y, p4x, p4y, 0);


Daí você usa em um objeto qualquer só pra testar o que eu falei:
Código:
desenha_traco(x, y, mouse_x, mouse_y, 10);

----------------- Edit -----------------

Atualizei o exemplo e corrigi um bug.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial Empty Re: Projeção de luz e sombra usando cálculo vetorial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos