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[AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 22:11
Eai Pessoal , Tudo Bem?
Antes de tudo queria agradesser a todos que vao responder esse topico Smile

Preciso de ajuda numa coisa, Quando Eu Apertar Espasso o personagem atira (cria um objeto tiro Na frente dele e segui reto)
Obrigado Smile
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 22:30
antes de tudo crie uma variavel com o lado, exemplo: game start: pieceofcode: global.lado=180. assim, no player: key prees left, set variable: global.lado, 0. e key prees right, set variable: global.lado, 180. assim no player: key prees space: change sprite, spr_playeratirando, e instance create: obj_tiro. e no obj_tiro coloque o evento create, start move free: global.lado. depois va em global game settings>error e marque a ultima caixa que esta escrito, treat unitialized variables to 0. obs: nao esque0Š4a de colocar as raizes da sprite do player atirando no braco dele, mais precisamente na arma
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 22:44
Adicione um evento chamado step>step e adicione um código nele :
Código:
if keyboard_check_pressed (vk_space){
i=instance_create (x,y,obj_tiro)
i.hspeed=//Coloque algum valor relativo ao lado do player.
}
Algo mais ou menos assim.
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 22:51
de um modo simples,e que você vai entender,bote no create do obj_player:
Código:
image_xscale=1
e no step,adapte o código de seu player a esse:
Código:
if keyboard_check(vk_left) //quando apertar esquerda
{x-=5 image_xscale=0}//vai pra esquerda e vira pra esquerda
if keyboard_check(vk_right)//quando apertar direita
{x+=5 image_xscale=1}//vai pra direita e vira pra direita
if keyboard_check_pressed(vk_space)//quando atirar (apertar space)
{
if image_xscale=1 //se estiver virado pra direita
{instance_create(x,y,tiro_direita)}//atira pra direita
if image_xscale=0  //se estiver virado pra esquerda
{instance_create(x,y,tiro_esquerda)}//atira pra esquerda
}
não testei mas creio que funcione
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 22:57
tava procurando a resposta, mas já responderam!

Mas acho que isso ajuda também:
em instance create como deve saber; o x corresponde ao valor horizontal e y ao vertical, certo? para que esse "tiro" saia pelo local certo, ou seja do cano da arma,
deve colocar os valores relativo à posiçao do player no x e y.
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:02
valeu por me lembrar moisesBR,ei para a bala sair pelo cano certo faça assim,no create do obj_bala bote isso:
Código:
image_xscale=player.image_xscale
assim o sprite da bala tem que ser recaído para a direita(no caso do sprite de seu personagem estar virado pra direita) e esquerda (no caso do sprite de seu personagem estar virado pra esquerda)
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:34
Galera Vlw Ai , Agora Como Fasso Para ele ter um numero limitado de tiros?
se nao o jogo fica muito facil..
Obrigado Smile Voces sao dimais..
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:37
amigo...no create do player:
Código:
balas=30//vai começar com 30 balas
adicione no step:
Código:
if balas>=0//se as balas forem maior que 0
{if keyboard_check_pressed(vk_space)//quando atirar (apertar space)
{
if image_xscale=1 //se estiver virado pra direita
{instance_create(x,y,tiro_direita)}//atira pra direita
if image_xscale=0  //se estiver virado pra esquerda
{instance_create(x,y,tiro_esquerda)}//atira pra esquerda
}}
na colisão do objeto que le dará munição
Código:
balas+=1//valor de balas a ser aumentado
o nome dessa coisa : "balas" se chama variável ,que são nada mais nada menos que grandezas indicando certo valor que podem ser declaradas no create e/ou Game Start
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:39
Coloque isso em um código no create :
Código:
tiros=10
e no step :
Código:
if keyboard_check_pressed (vk_space){
if tiros>0 {//checa se tem mais que 0 tiros
i=instance_create (x,y,obj_tiro)
i.hspeed=//Coloque algum valor relativo ao lado do player.
tiros-=1
}}
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:43
Need90,legal belo code só que,tem um erro :
Código:
if keyboard_check_pressed (vk_space){
if tiros>0 {//checa se tem mais que 0 tiros
i=instance_create (x,y,obj_tiro)
i.hspeed=//Coloque algum valor relativo ao lado do player.
tiros-=1
o correto seria
Código:
if keyboard_check_pressed (vk_space){
if tiros>0 //checa se tem mais que 0 tiros
{i=instance_create (x,y,obj_tiro)
i.hspeed=//Coloque algum valor relativo ao lado do player.
tiros-=1
}}
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:45
Não está errado, pode conferir e a mensagem não foi editada.
if keyboard_check_pressed (vk_space){
if tiros>0 {//checa se tem mais que 0 tiros
i=instance_create (x,y,obj_tiro)
i.hspeed=//Coloque algum valor relativo ao lado do player.
tiros-=1
}}
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:48
aah é :
if keyboard_check_pressed (vk_space){
if tiros>0 {//checa se tem mais que 0 tiros
i=instance_create (x,y,obj_tiro)
i.hspeed=//Coloque algum valor relativo ao lado do player.
tiros-=1
}}
tinha me enganado na parte negritada
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:49
Vlw Smile
Deu Certo... Pode Deixar que Creditos voces ja tem..
Tem Como Mostrar na tela quantos Tiros ?

Gente So Noob Mesmo...
e ainda faz tempo que nao mecho no Game Maker...

Obrigado.
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:52
coloque no draw:
Código:
draw_sprite (sprite_index,-1,x,y)
draw_text (x,y,"Tiros restantes :"+string(tiros))
x é a posição horizontal que será mostrada na tela e y é a vertical.


Última edição por Need 90 em Qui 05 Abr 2012, 23:56, editado 1 vez(es)
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Qui 05 Abr 2012, 23:53
mas para a informação seguir a tela,use esse meu pequeno tuto,existem as Huds,hud são tipo aquelas barrinhas que acompanham a view, vou dar um exemplo ,tipo as quantidades de moedas que o sonic pega,HUD são todas as informações que aparecem na tela,crie um obj chamado hud e bote no draw:
Código:
draw_set_font(sua fonte)//setando font
draw_set_color(c_sua cor)//escolhendo a cor do texto
draw_text(view_xview+seu x,view_yview+seu y,"balas =    "+string(balas))//escrevendo as balas
como percebeu,ele desenha a var "balas" espero te ter ajudado,está seguindo o "esquema" de quem? Need90 ou Eu?
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Sex 06 Abr 2012, 00:23
@The Wizard escreveu:mas para a informação seguir a tela,use esse meu pequeno tuto,existem as Huds,hud são tipo aquelas barrinhas que acompanham a view, vou dar um exemplo ,tipo as quantidades de moedas que o sonic pega,HUD são todas as informações que aparecem na tela,crie um obj chamado hud e bote no draw:
Código:
draw_set_font(sua fonte)//setando font
draw_set_color(c_sua cor)//escolhendo a cor do texto
draw_text(view_xview+seu x,view_yview+seu y,"balas =    "+string(balas))//escrevendo as balas
como percebeu,ele desenha a var "balas" espero te ter ajudado,está seguindo o "esquema" de quem? Need90 ou Eu?

Estou Meio que seguindo dos dois... Obrigado a voces Dois!!
Em Breve ou talvez hoje poste o Jogo Smile
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Sex 06 Abr 2012, 00:31
Lava Games ,se precisar de mais alguma coisa,conte comigo
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Re: [AJUDA] Poder/Tiro

em Sex 06 Abr 2012, 01:51
@The Wizard escreveu:Lava Games ,se precisar de mais alguma coisa,conte comigo
Vlw Mano... Muito Obrigado.

Ei Pessoal Levei o Jogo ate a versao demo, Vou Postar no Forum E Dou EDIT Smile

EDIT------EDIT

Pronto Ja Postei : http://gmbr.forumeiros.com/t21834-demo-cubus-v01#164566
Vlw Obrigado A Todos Smile
Conteúdo patrocinado

Re: [AJUDA] Poder/Tiro

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