duvida esticar braço pegar objeto ou bater nele

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

duvida esticar braço pegar objeto ou bater nele

Mensagem por Tiger em Qua 19 Out 2011, 13:42

eae pessoal blza? hey to com uma seguinte duvida, tipo eu quero que na hora que o carinha atacar, ao mudar a sprite dele atacando o braço dele começa a esticar, nesse caso vou separar a sprite dele atacando com a sprite so do braço dele, dae eu tambem que se ele pegar um objeto ao esticar o braço, mudasse para o braço dele ainda esticado so que puxando para tras e encolhendo o braço dele, mas agora se for com um inimigo ele ao inves de pegar, ele estica o braço e mete uma porrada no inimigo.se alguem sabe.

Tiger

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 852
Notas recebidas : D+C+A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2

Re: duvida esticar braço pegar objeto ou bater nele

Mensagem por saim em Sex 21 Out 2011, 12:06

O braço deveria esticar infinitamente ou você está pensando em usar uma sprite com várias imagens do braço, cada uma com um tamanho?

Se for usar várias imagens, fica fácil: na colisão com o objeto, este passa a se mover em direção ao personagem, numa velocidade definida pela velocidade de imagem (ou seja: a posição do objeto com relação ao personagem dependerá do image_index). Pra dar porrada ao invés de pegar os inimigos é só usar diferentes eventos de colisão, bem como parents diferentes.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 1
   : 3

Mensagem por Tiger em Sex 21 Out 2011, 14:33

Bom eu tava pensando em fazer um braco infinito, mas eu acho que isso ia ficar facil o jogo...eu vou fazer com sequencia de o braco esticando, no caso de itens eu gostaria de fazer com que o braco ao esticar ele puxa para tras o item, que nem quando o Yoshi do Mario vai pegar com a lingua uma fruta ou o inimigo, no caso do inimigo, o braco colidir com o inimigo ao inves de pegar ele somente leva dano o inimigo e isso que eu queria. Flw!

Tiger

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 852
Notas recebidas : D+C+A
Reputação : 8
Prêmios
   : 2

Mensagem por saim em Sex 21 Out 2011, 16:33

Tiger escreveu:Bom eu tava pensando em fazer um braco infinito, mas eu acho que isso ia ficar facil o jogo...
Não necessariamente. Dependendo do jogo, pode ficar difícil sim, basta limitar o número de braços, itens pegados, velocidade de estique (existe essa palavra?), objetos que o braço pode transpor... Dá pra fazer de todo tipo de dificuldade.
Pra fazer o braço infinito, eu usaria uma sprite pra mão e outra pro resto do braço. Daí, basta alterar a image_xscale do braço e posicionar a mão corretamente

Tiger escreveu:eu vou fazer com sequencia de o braco esticando, no caso de itens eu gostaria de fazer com que o braco ao esticar ele puxa para tras o item, que nem quando o Yoshi do Mario vai pegar com a lingua uma fruta ou o inimigo, no caso do inimigo, o braco colidir com o inimigo ao inves de pegar ele somente leva dano o inimigo e isso que eu queria. Flw!
Só fazer dois eventos de colisão separados. Colisão com inimigo, dá o dano, colisão com item, puxa o item (daí, o que fazer com o item puxado, é por sua conta).
Pra puxar o item, como eu disse, basta determinar a posição do item colidido. Você armazena a id do item numa variável e altera a posição do item usando essa variável.
Código:
//colisão do braço com o item
puxando=other; //armazena a id do objeto
Código:
if (puxando!=noone){ //se tá puxando alguém
puxando.x=posição_x_da_mão; puxando.y=posição_y_da_mão;
if (terminou de puxar){
//faz o que tiver que fazer com o item
puxando=noone;
}}

saim

Ranking : Nota B