[Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

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Resolvido [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por gifah em Seg 04 Jul 2011, 11:07

Eu estou com um probleminha.

Preciso pegar o segundo objeto mais proximo (ou terceiro, ou quarto...) de um objeto.

Eu sei que pegar o objeto mais proximo se usa a função

instance_nearest(x,y,objeto); //Retorna o objeto mais proximo

Mas agora eu quero pegar o segundo ou o terceiro mais proximo.

Ex:

P - I,I,I(quero esse ultimo, o P é o personagem)

Deu pra entender?


Última edição por gifah em Qua 06 Jul 2011, 17:32, editado 1 vez(es)

gifah

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 04 Jul 2011, 19:57

Desativa a instância mais próxima e depois usa a função instance_nearest novamente. Crie um script chamado retorna_proximo, e cole isso nele:

Código:


// -------------------------------------------------
// retorna_proximo(x, y, obj, ordem);
// -------------------------------------------------

var near;

near := -1;
near := instance_nearest(argument0, argument1, argument2);

repeat (argument3 - 1)
begin
    instance_deactivate_region(near.x - 1, near.y - 1, 1, 1, true, true);
    near := instance_nearest(argument0, argument1, argument2);
end;

instance_activate_all();
return (near);

Eu não testei, mas acredito que vai funcionar. O último argumento (ordem) TEM que ser maior que zero, é a ordem de proximidade

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por saim em Seg 04 Jul 2011, 20:08

Cara, li HOJE um script que faz isso. Ele coloca todas as instâncias do objeto numa ds_priority_queue (ou algo assim) e usa a distância como critério de prioridade. Daí, é só achar o enésimo item dessa lista e ele será o enésimo mais próximo.
Olha só!
Recomendo perder um tempo no resto do site...

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 04 Jul 2011, 20:25

Bom script saim!

@gifah, deixe o meu de lado e use esse que o saim postou. Smile

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por gifah em Ter 05 Jul 2011, 11:25

Ninja8086 escreveu:Bom script saim!

@gifah, deixe o meu de lado e use esse que o saim postou. Smile

rsrsrs. OK.

De qualquer forma. Eu nao intendi muito bem o que o saim postou.

vou coloca-lo aqui que ficará mais facil de visualizar.

Código:
/*
**  Usage:
**      inst = instance_nth_nearest(x,y,obj,n);
**
**  Arguments:
**      x,y      a point
**      obj      an object_index, or keyword "all"
**      n        proximity
**
**  Return:
**      inst      (n)th nearest instance id of type
**                (object) to the given point (x,y),
**                or keyword "noone" if none found.
**
**  GMLscripts.com
*/
{
    var pointx,pointy,object,n,list,nearest;
    pointx = argument0;
    pointy = argument1;
    object = argument2;
    n = argument3;
    n = min(max(1,n),instance_number(object));
    list = ds_priority_create();
    nearest = noone;
    with (object) ds_priority_add(list,id,distance_to_point(pointx,pointy));
    repeat (n) nearest = ds_priority_delete_min(list);
    ds_priority_destroy(list);
    return nearest;
}

nao intendi de onde vem os argumentos. É do var la encima? Aquelas variaveis são referentes a o que?

esse " n = min(max(1,n),instance_number(object)) " é o que?

Nao entendi nada desse codigo. Saim ou alguem poderia me explicar?

gifah

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 05 Jul 2011, 11:37

Quando vc usa o instance_nearest() a função retorna a instância mais próxima, com essa instance_nth_nearest(), o jeito de usar é o mesmo, porém tem um argumento a mais que é a enésima (n) ordem de distância.

Por exemplo, usando a instance_nearest() e a instance_nth_nearest():

Pegar o objeto mais próximo "de mim":
Código:
instance_nearest(x, y, all);

Pegar o terceiro objeto mais próximo "de mim":
Código:
instance_nth_nearest(x,y,all,3);

Essas variáveis aqui...
Código:
var pointx,pointy,object,n,list,nearest;
...são variáveis temporárias do script. Quando você usa a chave var, essas variáveis serão usadas somente nesse script e depois de finalizado, ele vai limpar essas variáveis da memória.

Esse código aqui...
Código:
n = min(max(1,n),instance_number(object))
... faz com que o valor de "n" (último argumento, a enésima posição) seja sempre o menor valor (min()) entre 1 (max(1,n)) e o valor máximo de instâncias do objeto "object" (instance_number(object))

Depois ele fazer um esquema muito inteligente, o autor foi 10!
Conversar com as instâncias do objeto (with) para que elas mesmas joguem sua distância entre o ponto desejado (distance_to_point) e jogar esse valores em uma lista de prioridade

Daí ele vai eliminando as prioridades até chegar à enésima posição, que é o valor do id da instância!

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por gifah em Ter 05 Jul 2011, 11:46

Ninja8086 escreveu:Quando vc usa o instance_nearest() a função retorna a instância mais próxima, com essa instance_nth_nearest(), o jeito de usar é o mesmo, porém tem um argumento a mais que é a enésima (n) ordem de distância.

Por exemplo, usando a instance_nearest() e a instance_nth_nearest():

Pegar o objeto mais próximo "de mim":
Código:
instance_nearest(x, y, all);

Pegar o terceiro objeto mais próximo "de mim":
Código:
instance_nth_nearest(x,y,all,3);

Essas variáveis aqui...
Código:
var pointx,pointy,object,n,list,nearest;
...são variáveis temporárias do script. Quando você usa a chave var, essas variáveis serão usadas somente nesse script e depois de finalizado, ele vai limpar essas variáveis da memória.

Esse código aqui...
Código:
n = min(max(1,n),instance_number(object))
... faz com que o valor de "n" (último argumento, a enésima posição) seja sempre o menor valor (min()) entre 1 (max(1,n)) e o valor máximo de instâncias do objeto "object" (instance_number(object))

Depois ele fazer um esquema muito inteligente, o autor foi 10!
Conversar com as instâncias do objeto (with) para que elas mesmas joguem sua distância entre o ponto desejado (distance_to_point) e jogar esse valores em uma lista de prioridade

Daí ele vai eliminando as prioridades até chegar à enésima posição, que é o valor do id da instância!

Hum. Entendi, um pouco.

Vou trabalhar um pouco nesse codigo pra tentar entender melhor.


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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por saim em Ter 05 Jul 2011, 12:05

[quote="gifah"]nao intendi de onde vem os argumentos. É do var la encima? Aquelas variaveis são referentes a o que?[quote]O código é um script, não deve ser usado diretamente no código do objeto. Voce cria um script novo, copia tudo o que está no código dentro desse script e chama ele de "instance_nth_nearest".
Quando precisar saber o enésimo mais próximo, use a "nova função" (ou seja, chame o script) dessa forma: "instance_nth_nearest(x,y,obj,n)", onde "x" e "y" são as coordenadas do ponto que você quer usar como comparação, "obj" é o objeto a ser determinado como mais próximo e "n", a posição mais próximo que você quer (1º, 2º, etc.).
Os valores entre parênteses serão usados como argumentos do script.

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

Mensagem por gifah em Qua 06 Jul 2011, 17:32

[quote="saim"][quote="gifah"]nao intendi de onde vem os argumentos. É do var la encima? Aquelas variaveis são referentes a o que?
O código é um script, não deve ser usado diretamente no código do objeto. Voce cria um script novo, copia tudo o que está no código dentro desse script e chama ele de "instance_nth_nearest".
Quando precisar saber o enésimo mais próximo, use a "nova função" (ou seja, chame o script) dessa forma: "instance_nth_nearest(x,y,obj,n)", onde "x" e "y" são as coordenadas do ponto que você quer usar como comparação, "obj" é o objeto a ser determinado como mais próximo e "n", a posição mais próximo que você quer (1º, 2º, etc.).
Os valores entre parênteses serão usados como argumentos do script.

CLAP CLAP CLAP!!!

agora intendi. muito obrigado.

gifah

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Resolvido Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo

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