GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

+3
Spadan_RTicou
Joton
jvcguerreiro
7 participantes

Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por jvcguerreiro Sáb 03 Set 2011, 13:39

Olá galera,bom,hoje queria saber se tem como criar um jogo aonde o controle e o joystick do playstation 2.

TEM COMO??? Question Question

se tiver,me enssinem!!!!! Razz Razz


espero uma resposta!!! Laughing

jvcguerreiro Cool
jvcguerreiro
jvcguerreiro

Data de inscrição : 09/09/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 91
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por Joton Sáb 03 Set 2011, 14:06

Cara sei uma forma onde se emula o teclado no controle de playstation, você precisa de um adaptador como esse:

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Controleps

E usar o "JoytoKey" esse tutorial do alexFc pode te ajudar te tu quer fazer isso:

https://gmbr.forumeiros.com/t2700-emulando-teclado-no-joystick?highlight=jogar+com+joystick

Esse é o modo mais fácil de jogar jogos feitos em Game maker, o modo mais difícil e criar um sistema embutido que aceite controle no teu jogo, e isso ainda não sei fazer. 😢 tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? 31640


Última edição por Joton em Sáb 03 Set 2011, 14:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : malditas letras ninjas ¬¬)
Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por Spadan_RTicou Dom 04 Set 2011, 21:54

sim tem como mais não sei quais são os scripts
Spadan_RTicou
Spadan_RTicou

Data de inscrição : 13/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 71
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por saim Dom 04 Set 2011, 22:59

você quer dizer usar aquele direcional super-sensível que sabe com que força o jogador está indo pra esquerda ou direita e aqueles botões super-sensíveis que são capazes de diferenciar um apertinho de um aperto médio pela força que o jogador usou?
Só se houver alguma dll. O game maker, puro e simples, não faz isso.

É o que dá responder sem ler o manual... Olha, parece que existem algumas funções pra isso sim, mas nunca tentei usar nada do tipo, então não tenho como responder com certeza, mas pelo número de eixos, ele DEVE aceitar dois direcionais.

Se for um joystick qualquer, existe uma seção sobre joysticks no manual.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por Igor KinGamer Seg 05 Set 2011, 14:09

Eu já testei as funções do GM para joystick, funcionam direitinho. As funções joystick_...pos() retornam a posição dos analógicos como um valor entre -1 e 1 (com casas decimais), ou seja, captam se eles estão sendo mais ou menos empurrados. Você tem que testar para descobrir qual função está ligada a qual eixo de qual analógico e qual é o número de cada botão.

Leia, no help do gm, a seção "The Joystick" para conhecer as funções.
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por Super Maker Seg 05 Set 2011, 14:19

Se você não tiver um controle como o Joton falou...
tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Controleps
...pode comprar um desse...
tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? CONTROLE-USB-PS2-PS3-DUAL-SHOCK.
Um como esse aqui em cima me custou R$35,00. Ele é próprio pra PC e Playstation.
Dái você pode desenvolver seus próprios códigos ou usar o gml do Jiraya...
Código:
#define init_keys
// >> Sistema de controle por teclado e joystick << //

// init_keys()

globalvar joy,tkey,skey,akey,ajoy,key,pkey,rkey,_pjoy_;

for (i = 0; i <= 13; i += 1) _pjoy_[i] = false;
skey = true; // ativar teclas e joystick

// Definir teclas
tkey = true;    // controle por teclado ativado

var n;
n = 4;  // número mínimo de botões que o joystick deve ter

akey[up] = ini_read_real('KEYS',string(up),ord('W'));
akey[down] = ini_read_real('KEYS',string(down),ord('S'));
akey[left] = ini_read_real('KEYS',string(left),ord('A'));
akey[right] = ini_read_real('KEYS',string(right),ord('D'));
akey[acao1] = ini_read_real('KEYS',string(acao1),ord('N'));
akey[acao2] = ini_read_real('KEYS',string(acao2),ord('M'));
akey[acao3] = ini_read_real('KEYS',string(acao3),ord('K'));
akey[acao4] = ini_read_real('KEYS',string(acao4),ord('J'));
akey[enter] = ini_read_real('KEYS',string(enter),vk_enter);
akey[select] = ini_read_real('KEYS',string(select),vk_space);
akey[l1] = ini_read_real('KEYS',string(l1),ord('Q'));
akey[r1] = ini_read_real('KEYS',string(r1),ord('E'));
akey[l2] = ini_read_real('KEYS',string(l2),ord('Z'));
akey[r2] = ini_read_real('KEYS',string(r2),ord('X'));

// Definir joystick

joy = (joystick_exists(1) && joystick_buttons(1) >= n);

ajoy[up] = ini_read_real('JOYSTICK',string(up),-4);
ajoy[down] = ini_read_real('JOYSTICK',string(down),-3);
ajoy[left] = ini_read_real('JOYSTICK',string(left),-2);
ajoy[right] = ini_read_real('JOYSTICK',string(right),-1);
ajoy[acao1] = ini_read_real('JOYSTICK',string(acao1),4);
ajoy[acao2] = ini_read_real('JOYSTICK',string(acao2),3);
ajoy[acao3] = ini_read_real('JOYSTICK',string(acao3),2);
ajoy[acao4] = ini_read_real('JOYSTICK',string(acao4),1);
ajoy[enter] = ini_read_real('JOYSTICK',string(enter),10);
ajoy[select] = ini_read_real('JOYSTICK',string(select),9);
ajoy[l1] = ini_read_real('JOYSTICK',string(l1),5);
ajoy[r1] = ini_read_real('JOYSTICK',string(r1),6);
ajoy[l2] = ini_read_real('JOYSTICK',string(l2),7);
ajoy[r2] = ini_read_real('JOYSTICK',string(r2),8);

key[up] = false;
key[down] = false;
key[left] = false;
key[right] = false;
key[acao1] = false;
key[acao2] = false;
key[acao3] = false;
key[acao4] = false;
key[enter] = false;
key[select] = false;
key[l1] = false;
key[r1] = false;
key[l2] = false;
key[r2] = false;

pkey[up] = false;
pkey[down] = false;
pkey[left] = false;
pkey[right] = false;
pkey[acao1] = false;
pkey[acao2] = false;
pkey[acao3] = false;
pkey[acao4] = false;
pkey[enter] = false;
pkey[select] = false;
pkey[l1] = false;
pkey[r1] = false;
pkey[l2] = false;
pkey[r2] = false;

rkey[up] = false;
rkey[down] = false;
rkey[left] = false;
rkey[right] = false;
rkey[acao1] = false;
rkey[acao2] = false;
rkey[acao3] = false;
rkey[acao4] = false;
rkey[enter] = false;
rkey[select] = false;
rkey[l1] = false;
rkey[r1] = false;
rkey[l2] = false;
rkey[r2] = false;

#define check_keys
// Checar teclas
// check_keys();

if skey
{
    for (i = 0; i <= 13; i += 1)
    {
        key[i] = (keyboard_check(akey[i]) && tkey) || (key_check_dir(akey[i]) && tkey) || joystick_check(1,i);
        pkey[i] = (keyboard_check_pressed(akey[i]) && tkey) || (key_check_dir_press(akey[i]) && tkey) || joystick_check_press(1,i);
        rkey[i] = (keyboard_check_released(akey[i]) && tkey);
    }
}

#define joystick_get
// Retorna botão pressionado no joystick
// joystick_get(id)

if joy
{
    var i;
    for (i = 1; i <= joystick_buttons(argument0); i += 1)
    {
        if joystick_check_button(argument0,i) return i;
    }
}
return false;

#define joystick_check
// Retorna se o botão especificado foi pressionado
// joystick_check(id,botao)

if (joy)
{
    if argument1 != up && argument1 != down && argument1 != left && argument1 != right
    {
        return joystick_check_button(argument0,ajoy[argument1]);
    }
    else
    {
        return joystick_check_dir(1,argument1);
    }
}
return false;

#define joystick_check_press
// Retorna se o botão especificado foi pressionado pela primeira vez
// joystick_check_press(id,botao)

if (joy)
{
    var g;
    if argument1 >= 4
    {
        g = joystick_check_button(argument0,ajoy[argument1]);
       
        if !g _pjoy_[argument1] = false;
        if g && _pjoy_[argument1] g = false;
        if g && !_pjoy_[argument1] _pjoy_[argument1] = true;

        return g;
    }
    else
    {
        g = joystick_check_dir(argument0,argument1);

        if !g _pjoy_[argument1] = false;
        if g && _pjoy_[argument1] g = false;
        if g && !_pjoy_[argument1] _pjoy_[argument1] = true;

        return g;
    }
}
return false;

#define joystick_check_dir
// Checar anologico e direcionais como um só
// joystick_check_dir(id,direcao)

if joy
{
    /*if argument1 = ajoy[up] argument1 = up;
    if argument1 = ajoy[down] argument1 = down;
    if argument1 = ajoy[left] argument1 = left;
    if argument1 = ajoy[right] argument1 = right;*/

    switch (argument1)
    {
        case up:
            if joystick_direction(argument0) = vk_numpad8 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad7 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad9 || joystick_ypos(1) = -1
            {
                //keyboard_key_press(vk_up);
                return true;
            }
        break;
       
        case down:
            if joystick_direction(argument0) = vk_numpad2 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad1 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad3 || joystick_ypos(1) = 1
            {
                //keyboard_key_press(vk_down);
                return true;
            }
        break;
       
        case left:
            if joystick_direction(argument0) = vk_numpad4 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad7 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad1 || joystick_xpos(1) = -1
            {
                //keyboard_key_press(vk_left);
                return true;
            }
        break;
       
        case right:
            if joystick_direction(argument0) = vk_numpad6 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad9 || joystick_direction(argument0) = vk_numpad3 || joystick_xpos(1) = 1
            {
                //keyboard_key_press(vk_right);
                return true;
            }
        break;
    }
   
}

return false;

#define key_check_dir
// Checar teclas direcionais
// key_check_dir(dir)

switch (argument0)
{
    case akey[up]:
        return keyboard_check(vk_up)
    break;
   
    case akey[down]:
        return keyboard_check(vk_down)
    break;
   
    case akey[left]:
        return keyboard_check(vk_left)
    break;
   
    case akey[right]:
        return keyboard_check(vk_right)
    break;
}

return false;

#define key_check_dir_press
// Checar teclas direcionais precionadas pela primeira vez
// key_check_dir_press(dir)

switch (argument0)
{
    case akey[up]:
        return keyboard_check_pressed(vk_up)
    break;
   
    case akey[down]:
        return keyboard_check_pressed(vk_down)
    break;
   
    case akey[left]:
        return keyboard_check_pressed(vk_left)
    break;
   
    case akey[right]:
        return keyboard_check_pressed(vk_right)
    break;
}

return false;

#define draw_key_debug
// draw_key_debug(x,y)

draw_set_halign(fa_right);
t = view_xview+view_wview-argument0;
ty = view_yview+argument1;
draw_text(t,ty+20*0,'pkey[up]: '+string(pkey[up]));
draw_text(t,ty+20*1,'pkey[down]: '+string(pkey[down]));
draw_text(t,ty+20*2,'pkey[left]: '+string(pkey[left]));
draw_text(t,ty+20*3,'pkey[right]: '+string(pkey[right]));
draw_text(t,ty+20*4,'pkey[acao1]: '+string(pkey[acao1]));
draw_text(t,ty+20*5,'pkey[acao2]: '+string(pkey[acao2]));
draw_text(t,ty+20*6,'pkey[acao3]: '+string(pkey[acao3]));
draw_text(t,ty+20*7,'pkey[acao4]: '+string(pkey[acao4]));
draw_text(t,ty+20*8,'pkey[l1]: '+string(pkey[l1]));
draw_text(t,ty+20*9,'pkey[r1]: '+string(pkey[r1]));
draw_text(t,ty+20*10,'pkey[l2]: '+string(pkey[l2]));
draw_text(t,ty+20*11,'pkey[r2]: '+string(pkey[r2]));
draw_text(t,ty+20*12,'pkey[enter]: '+string(pkey[enter]));

draw_text(t,ty+20*13,'pkey[select]: '+string(pkey[select]));

draw_set_halign(fa_left);
t = view_xview+argument0;
draw_text(t,ty+20*0,'key[up]: '+string(key[up]));
draw_text(t,ty+20*1,'key[down]: '+string(key[down]));
draw_text(t,ty+20*2,'key[left]: '+string(key[left]));
draw_text(t,ty+20*3,'key[right]: '+string(key[right]));
draw_text(t,ty+20*4,'key[acao1]: '+string(key[acao1]));
draw_text(t,ty+20*5,'key[acao2]: '+string(key[acao2]));
draw_text(t,ty+20*6,'key[acao3]: '+string(key[acao3]));
draw_text(t,ty+20*7,'key[acao4]: '+string(key[acao4]));
draw_text(t,ty+20*8,'key[l1]: '+string(key[l1]));
draw_text(t,ty+20*9,'key[r1]: '+string(key[r1]));
draw_text(t,ty+20*10,'key[l2]: '+string(key[l2]));
draw_text(t,ty+20*11,'key[r2]: '+string(key[r2]));
draw_text(t,ty+20*12,'key[enter]: '+string(key[enter]));
draw_text(t,ty+20*13,'key[select]: '+string(key[select]));

#define key_save
ini_write_real('KEYS',string(up),akey[up]);
ini_write_real('KEYS',string(down),akey[down]);
ini_write_real('KEYS',string(left),akey[left]);
ini_write_real('KEYS',string(right),akey[right]);
ini_write_real('KEYS',string(acao1),akey[acao1]);
ini_write_real('KEYS',string(acao2),akey[acao2]);
ini_write_real('KEYS',string(acao3),akey[acao3]);
ini_write_real('KEYS',string(acao4),akey[acao4]);
ini_write_real('KEYS',string(enter),akey[enter]);
ini_write_real('KEYS',string(select),akey[select]);
ini_write_real('KEYS',string(l1),akey[l1]);
ini_write_real('KEYS',string(r1),akey[r1]);
ini_write_real('KEYS',string(l2),akey[l2]);
ini_write_real('KEYS',string(r2),akey[r2]);

// Definir joystick

/*ini_write_real('JOYSTICK',string(up),-4);
ini_write_real('JOYSTICK',string(down),-3);
ini_write_real('JOYSTICK',string(left),-2);
ini_write_real('JOYSTICK',string(right),-1);*/
ini_write_real('JOYSTICK',string(acao1),ajoy[acao1]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(acao2),ajoy[acao2]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(acao3),ajoy[acao3]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(acao4),ajoy[acao4]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(enter),ajoy[enter]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(select),ajoy[select]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(l1),ajoy[l1]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(r1),ajoy[r1]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(l2),ajoy[l2]);
ini_write_real('JOYSTICK',string(r2),ajoy[r2]);

Valeu?
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por Vikintor Seg 05 Set 2011, 20:27

Cole no evento Step . Depois plugue qualquer controle USB e use.
Obs: Foi testado em um controle de PS3 original com o cabo usb.
Super simples e fácil de usar.
Talvez em breve faça um tutorial mais explicado.
Código:

      if joystick_check_button(1,1) {} //select
      if joystick_check_button(1,2) {} //L3
      if joystick_check_button(1,3) {} //R3       
      if joystick_check_button(1,4) {} //START
      if joystick_check_button(1,5) {} //UP
      if joystick_check_button(1,6) {} //LEFT
      if joystick_check_button(1,7) {} //DOWN
      if joystick_check_button(1,8) {} //LEFT
      if joystick_check_button(1,9) {} //L2
      if joystick_check_button(1,10) {} //R2
      if joystick_check_button(1,11) {} //L1
      if joystick_check_button(1,12) {} //R1
      if joystick_check_button(1,13) {} //TRIANGLE
      if joystick_check_button(1,14) {} //O
      if joystick_check_button(1,15) {} //X
      if joystick_check_button(1,16) {} //CUBE
      if joystick_check_button(1,17) {} //PS3 BUTTON

Vikintor
Vikintor

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios : tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

tem como criar um jogo onde o controle e o joystick??? Empty Re: tem como criar um jogo onde o controle e o joystick???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos