Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

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Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por El Gallo em Dom 24 Jan 2010, 19:59

Olá pessoal do GMB, estou iniciando no game maker e tenho portanto muitas dúvidas, que irei tirando com vocês. E a primeira é: o que devo começar a aprender para criar um jogo com Zelda Minish Cap do GBA. Faz parte dos meus projetos um jogo clássico de RPG isométrico, e gostaria portanto de saber quais caminhos deveria tomar para tornar essa trajetória mais eficaz possível. Alguma dica, alguma engine, algum script, qualquer coisa já me ajudaria.

Agradeço a todos!

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por CPinheiro em Dom 24 Jan 2010, 20:08

Bem, criar um jogo isométrico dá um certo trabalho e requer um nível de conhecimento além do básico, principalmente tratando-se de colisões e alguns problemas com depth.

A primeira coisa que você deve aprender é o movimento do jogador. Procure algum tutorial que lhe ensine como fazer um movimento em 4 direções, normalmente utilizado nesses tipos de jogos. Assim que achar algum bom, edito esse post.

Depois trabalhe em um sistema de diálogos. Você vai poder falar com outros personagens durante o jogo, correto? Faça coisas do tipo:

Se está colidindo com o NPC
--> Se apertar tecla Z E Não está falando com outra pessoa
----> Aparecer conversa;

Existe uma série de tutoriais para jogos de RPG feita pelo colaborador Joãoneto. Você pode vê-la aqui: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/gm-rpg-1-licao-criando-um-char-com-movimento-isometrico-de-rpg-t2199.htm

Não sei se funciona exatamente como você quer, mas pode te ensinar os primeiros passos para jogos desse gênero. Mas recomendo fortemente que comece a fazer jogos como remakes de Pong e Maze Games, por exemplo, pois são relativamente fáceis de fazer e te ensinarão o básico.

Falows!

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 24 Jan 2010, 20:12

primeiro, leia tutorial sobre TUDO. se vc ver um tutorial sobre como criar um jogo de futbol, mesmo q vc quer fazer um jogo tipo zelda, leia.

tudo o q vc souber pode te ajudar, se vc aprende a prender a bola no pé de um jogador aprende a fazer uma princesa te seguir, e assim vai, então procure pelo tutorial criando seu 1° game, games de plataforma ajudam mto também, eles utilizam mtas funções.

IMPORTANTE, não se precipite, quando achar q já conseguirá criar um GTA não vai conseguir criar um pac-man, sou assim até hoje XD

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por El Gallo em Dom 24 Jan 2010, 20:22

Aham, entendo perfeitamente galera, estou estudando de tudo, baixando todos os tutos (já fiz um limpa aqui no GMB), esse jogo isométrico certamente não será meu primeiro jogo, farei vários pongs antes de começar, eu pergunto mesmo para saber qual direção devo tomar, por exemplo vejo que estou caminhando corretamente, pois estou estudando o que o CPinheiro disse sobre os passos do personagem, estudando sobre scripts, váriáveis, um pouco de programação do GM (li no fórum que é parecido com PHP, tenho pouca noção mas será que vale apena aprender mais um pouco de PHP enquanto aprendo GML?). Notei também que as opções Drag and Drop são muito limitadas, uma espécie de pré-programação do jogo, o que me limitaria muito em minhas idéias, portanto toda ajuda é pouco e todo esforço é pequeno...kkkk

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por CPinheiro em Dom 24 Jan 2010, 20:41

El Gallo escreveu:Aham, entendo perfeitamente galera, estou estudando de tudo, baixando todos os tutos (já fiz um limpa aqui no GMB), esse jogo isométrico certamente não será meu primeiro jogo, farei vários pongs antes de começar, eu pergunto mesmo para saber qual direção devo tomar, por exemplo vejo que estou caminhando corretamente, pois estou estudando o que o CPinheiro disse sobre os passos do personagem, estudando sobre scripts, váriáveis, um pouco de programação do GM (li no fórum que é parecido com PHP, tenho pouca noção mas será que vale apena aprender mais um pouco de PHP enquanto aprendo GML?). Notei também que as opções Drag and Drop são muito limitadas, uma espécie de pré-programação do jogo, o que me limitaria muito em minhas idéias, portanto toda ajuda é pouco e todo esforço é pequeno...kkkk

Olha, acho que aprender PHP seria mais útil pra programação para a Web mesmo, do que para aprender GML. Há sim semelhanças entre as linguagens, mas não vejo necessidade disso.

Bem, eu escrevi uma espécie de guia para iniciantes. Nele, indiquei algumas séries de tutoriais. Você pode verificar esse guia nesse link: http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-diversos-f34/manual-de-iniciantes-gmbr-t5429.htm.

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 24 Jan 2010, 20:53

kra, os tutoriais do alex_fc é mto bom msm

vc sabe fazer um jogo de plataforma??? se a resposta for positive vc já sabe fazer um jogo desse!!!

tipo, desativa a gravidade e da mesma forma q fez pra ele ir para direita/esquerda coloca pra ir pra cima/baixo

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

Mensagem por Gabreel em Dom 24 Jan 2010, 21:31

Começa com estas 3 coisas:
- Movimento em 8 direções
- Colisão
- Tilesets

Acho que seria o básico de um Jogo isométrico..

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Re: Dúvidas ( como criar um jogo isométrico como Zelda )

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