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[INICIANTES] 0ª Aula - Do Drag and Drop para a GML

3 participantes

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Mensagem por guiagge Qua 28 Jul 2010, 10:41

Bom, na verdade esse é o meu segundo tutorial, mas pela sequencia ele deveria vir antes da 1ª Aula.

0ª Aula - Do Drag and Drop para a GML
(Zerézima aula? affraid )

Nesta aula vamos aprender sobre o D&D e a GML, e vamos dar dicas aos que ainda estam fazendo jogos em Drag and Drop e querem passar para a Game Maker Language.

QuestionO que é D&D mesmo?

Com certeza quem já usou o Game Maker sabe o que é, no máximo não sabe que é assim que se chama a tal "coisa".
Drag and Drop (também escrito D&D) traduzido literalmente como "Arrastar e Soltar", é exatamente isso, o sistema de arrastar e soltar usado no Game Maker para se "programar".
Se você não se lembra o que é, deu uma olhada nessa SS(screenshot... silent )
[INICIANTES] 0ª Aula - Do Drag and Drop para a GML Ss1aa
Essa é uma típica tela do Game Maker, "cheia" de eventos e suas respectivas funções, todas em Drag and Drop.
Agora que você lembrou o que é D&D (já estou cheio de repetir essa "expressão", mas inda vou ter que repetir muito mais...), vamos a nossa amada e odiada GML.

QuestionE GML é o que? Formato de arquivo?

Também...(mas deixe isso pra lá agora)
GML (Game Maker Language - Linguagem Game Maker) é a linguagem de "programação" usada no Game Maker.
Ela pode fazer tudo o que o D&D pode e muito mais (além de muitas veses ser mais rápido albino ).
Emfim, não vou dar muitos mais detalhes porque esse tutorial já está começando a ficar enrolado. Quem quizer saber mais clique aqui.

QuestionE como usamos a GML?

Basicamente, em todos os lugares onde esta linda telinha aparecer, você pode usar todo o poder da GML...
[INICIANTES] 0ª Aula - Do Drag and Drop para a GML Ss2i
Esse é o editor de script do Game Maker. Nele podemos programar com a GML.
Ele tem algumas funções bem úteis (e básicas) como localizar e substituir palavras, por exemplo. Deixando ele um pouco de lado, vamos ao que interessa.

Exclamation Substituindo os velhos iconizinhos por códigos:
Mesmo estando usando códigos a partir de agora, precisamos de uma mãozinha do "velho sistema".
Como assim? É o que vamos ver agora. bounce

Para adicionar códigos aos eventos (CREATE, STEP, DRAW, KEYBO...) precisamos, ao invés de arrastar uma funcão como "Restart Game", por exemplo, arrastar sempre uma outra função em D&D, que vai abrir nossa dita cuja telinha.
[INICIANTES] 0ª Aula - Do Drag and Drop para a GML Ss3u
Acho que a imagem é auto explicativa. tongue
Arrastando e soltando esse "quadradinho", abre-se a nossa tela.
Os códigos também são usados em outros lugares. Mas isso você vai ter que fuçar sozinho.

QuestionE agora? Como faço em código o que eu fazia em D&D?

Cada um daqueles "quadradinhos" que usamos no D&D equivale a uma ou mais linhas de código, com várias funções.
Essas funções possuem o seguinte formato: função(argumento0,argumento1,...).
Esses tais argumentos dizem como a função deve ser executada, e seu número varia, pode ser nenhum ou até 16!
Por exemplo:
Código:
move_towards_point(0,0,4);
Esse código faz com que o objeto se mova na direção da origem da room, com velocidade 4 (4 pixels por step).
A função move_towards_point(x,y,sp) possui 3 argumentos:
x - coordenada x (coordenadas no Game Maker são sempre em pixels) do ponto para o qual o objeto deve se mover.
y - coordenada y desse mesmo ponto.
sp - velocidade, a quantidade de pixels que o objeto vai andar por step (o padrão são 30 steps por segundo, você pode alterar isso numa room editando essa room, clicando na aba settings e mudando o valor de "speed").

Dessa maneira, usamos funções para programar, mudando seus argumentos para dizer como queremos que sejam executadas.

QuestionE como vou conhecer essas funções?

O manual do Game Maker (todo em inglês) pode ajudar muitíssimo. Nele estam todas as funções da GML. Para acessa-lo, aperte F1 quando estiver no Game Maker, ou clique no menu de cima em "Help" e depois em "Contents...".

Para converter funções do D&D para GML você pode usar essa ferramenta, criada por usuários do GM.
Você pode baixa-la num desses sites: YoYoGames, Box.net ou 4shared.

Caso nem um nem outro sanem sua dúvida, pergunte no fórum, estamos aqui para ajudar! sorrindo2

Chegamos ao fim dessa "aula" (foi mais um "guia de ajuda"). Como sempre deixo uma
Exclamation LIÇÃO DE CASA:
  • Converter um projeto em D&D (pode ser uma engine que você tenha ou um exemplo que já vem com o GM) para GML.


Hoje aprendemos o básico sobre GML e Drag and Drop (ainda bem que chegou ao fim, já estou cansado de repetir essa palavra). Se você aprendeu mais ou menos como usar códigos, veja a minha 1ª aula também.
Espero que seja útil a alguém... Postem suas dúvidas e opiniões.
Até a próxima! blz
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Mensagem por Suadao Qua 28 Jul 2010, 10:54

Como a primeira aula, está ótima! Você explicou de uma forma explícita e fácil de ser compreendida, além da tarefa de casa, achei uma idéia bem interessante xD.

Valew! flw
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Mensagem por guiagge Qua 28 Jul 2010, 11:13

Suadao escreveu:Como a primeira aula, está ótima! Você explicou de uma forma explícita e fácil de ser compreendida, além da tarefa de casa, achei uma idéia bem interessante xD.

Valew! flw

Hehehe, obrigado (de novo).
Quanto a tarefa de casa, eu tinha visto isso algumas vezes em certos tutoriais e achei uma ideia bem interresante.
Meus créditos para quem já fazia isso antes de mim. cheers
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Mensagem por luiz_eldorado Dom 31 Jul 2011, 19:02

Sei que isto é velho, mas o link para a 1 aula não funciona (talvez por ser velho).
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