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Mensagem por Dark Holy Devil Qui 14 Jul 2011, 23:31

Dae gurizada, td trankilo? Seguinte, to começando a criar jogos no GM, sou meio inexperiente no assunto e to com uma pequena dúvida.
Tenho um mapa e queria que houvesse "localizadores" mostrando aonde o personagem está.
Só que eu queria colocar esse mapa que está em .jpg

Imagem do mapa:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/148/ilhasdks.jpg/

Vlw, agradeço a todos desde já pela ajuda. Happy
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Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 15 Jul 2011, 00:16

Cara, não sei entendi muito bem, mas vou tentar te ajudar dentro do que eu pude entender...

Se for só um localizador pra dizer "onde" (coordenada) o personagem está, você pode pegar esses valores a qualquer momento do jogo dessa forma:

Código:
personagem.x // Coord. x
personagem.y // Coord. y

Se vc quiser mostrar onde o personagem está através do mapa, você poderia tentar um esqueminha de proporção (caso o mapa seja exatamente proporcional à room), isso pouparia bastante linha de código pra você.

Por exemplo, suponha que a room tenha 640x480 pixels e que o mapa tenha 320x240. Ficaria assim:

Código:
posicao_x_no_mapa := 320/640 * x;
posicao_y_no_mapa := 240/480 * y;
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Mensagem por Dark Holy Devil Sex 15 Jul 2011, 00:49

Bah cara, não era bem isso e devo concordar q minha pergunta fiko mal formulada então vou fazer ela de outro geito.

Tipo: O personagem está caminhando pela room (a room é apenas uma daquelas ilhas), dae o apertar apertar a tecla "M", abrisse uma janela mostrando aquele mapa e apontando a ilha aonde ele está.

Espero ter ficado um pouko mais bem formulada Happy.
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Mensagem por itallo Sex 15 Jul 2011, 08:01

eventro create
{


if room = room_ilha_1
{
mapx = pos_x_ilha_1
mapy = pos_y_ilha_1
}


}
evento draw
{


if keyboard_check(ord("M"))
{
draw_point_color(view_xview+pos_x_ilha_1,view_yview+pos_y_ilha_1)
draw_sprite(view_xview,vyew_yview,sprite_mapa)
}


}


/*
o que acontece basicamente é, ele vai abrir o mapa e por o ponto no pos_x_ilha_1 e pos_y_ilha_1 que foram definidos por você, siga o procedimento e você vai conseguir criar os outros pontos
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Mensagem por Dark Holy Devil Sex 15 Jul 2011, 13:09

Bah cara, valeu era isso mesmo que eu precisava.Happy
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Mensagem por PedroX Sex 15 Jul 2011, 16:41

Tópico trancado.
Caso precisa que seja destrancado, contate a moderação.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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