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Mapas com localizadores
4 participantes
Página 1 de 1
Mapas com localizadores
Dae gurizada, td trankilo? Seguinte, to começando a criar jogos no GM, sou meio inexperiente no assunto e to com uma pequena dúvida.
Tenho um mapa e queria que houvesse "localizadores" mostrando aonde o personagem está.
Só que eu queria colocar esse mapa que está em .jpg
Imagem do mapa:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/148/ilhasdks.jpg/
Vlw, agradeço a todos desde já pela ajuda.
Tenho um mapa e queria que houvesse "localizadores" mostrando aonde o personagem está.
Só que eu queria colocar esse mapa que está em .jpg
Imagem do mapa:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/148/ilhasdks.jpg/
Vlw, agradeço a todos desde já pela ajuda.
Re: Mapas com localizadores
Cara, não sei entendi muito bem, mas vou tentar te ajudar dentro do que eu pude entender...
Se for só um localizador pra dizer "onde" (coordenada) o personagem está, você pode pegar esses valores a qualquer momento do jogo dessa forma:
Se vc quiser mostrar onde o personagem está através do mapa, você poderia tentar um esqueminha de proporção (caso o mapa seja exatamente proporcional à room), isso pouparia bastante linha de código pra você.
Por exemplo, suponha que a room tenha 640x480 pixels e que o mapa tenha 320x240. Ficaria assim:
Se for só um localizador pra dizer "onde" (coordenada) o personagem está, você pode pegar esses valores a qualquer momento do jogo dessa forma:
- Código:
personagem.x // Coord. x
personagem.y // Coord. y
Se vc quiser mostrar onde o personagem está através do mapa, você poderia tentar um esqueminha de proporção (caso o mapa seja exatamente proporcional à room), isso pouparia bastante linha de código pra você.
Por exemplo, suponha que a room tenha 640x480 pixels e que o mapa tenha 320x240. Ficaria assim:
- Código:
posicao_x_no_mapa := 320/640 * x;
posicao_y_no_mapa := 240/480 * y;
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Mapas com localizadores
Bah cara, não era bem isso e devo concordar q minha pergunta fiko mal formulada então vou fazer ela de outro geito.
Tipo: O personagem está caminhando pela room (a room é apenas uma daquelas ilhas), dae o apertar apertar a tecla "M", abrisse uma janela mostrando aquele mapa e apontando a ilha aonde ele está.
Espero ter ficado um pouko mais bem formulada .
:|
Tipo: O personagem está caminhando pela room (a room é apenas uma daquelas ilhas), dae o apertar apertar a tecla "M", abrisse uma janela mostrando aquele mapa e apontando a ilha aonde ele está.
Espero ter ficado um pouko mais bem formulada .
:|
Re: Mapas com localizadores
eventro create
{
if room = room_ilha_1
{
mapx = pos_x_ilha_1
mapy = pos_y_ilha_1
}
}
evento draw
{
if keyboard_check(ord("M"))
{
draw_point_color(view_xview+pos_x_ilha_1,view_yview+pos_y_ilha_1)
draw_sprite(view_xview,vyew_yview,sprite_mapa)
}
}
/*
o que acontece basicamente é, ele vai abrir o mapa e por o ponto no pos_x_ilha_1 e pos_y_ilha_1 que foram definidos por você, siga o procedimento e você vai conseguir criar os outros pontos
{
if room = room_ilha_1
{
mapx = pos_x_ilha_1
mapy = pos_y_ilha_1
}
}
evento draw
{
if keyboard_check(ord("M"))
{
draw_point_color(view_xview+pos_x_ilha_1,view_yview+pos_y_ilha_1)
draw_sprite(view_xview,vyew_yview,sprite_mapa)
}
}
/*
o que acontece basicamente é, ele vai abrir o mapa e por o ponto no pos_x_ilha_1 e pos_y_ilha_1 que foram definidos por você, siga o procedimento e você vai conseguir criar os outros pontos
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Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Mapas com localizadores
Tópico trancado.
Caso precisa que seja destrancado, contate a moderação.
Caso precisa que seja destrancado, contate a moderação.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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