Mapas Externos

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Mapas Externos

Mensagem por Luca$ em Ter 06 Set 2011, 15:09

Bom-dia/noite.

Estou fazendo um jogo,e será de tiro-plataforma,e no jogo terá como adiciona mapas/fases.
Entao jogando o jogo:Guerra²,vi que ele tem um sistema de mapas externos,entao sei que nao é impossivel.

Queria fazer um parecido,mas ainda nao axei uma maneira,achei uma engine do Jiraya,ensinando a carregar mapas como os de Java,mas nao me ajudou muito,porque desenhar por la seria realmente dificil.

Mas caso vocês nao me respondam,ou nao seja resolvido este tópico,eu vou usar esse sistema,vou apenas fazer um para criar os mapas e salvar,já que o de ler,já praticamente pronto(engine).

Se o Mark Overmars liberasse o source do resource de gm,ou fizesse um mecanismo de exportaçao de room,era muito mais fácil,mas como nao tem,temos que fazer nós mesmos.

Gostaria de perguntar a vocês entao,como fazer um sistema de mapas externos?
Edit:

Tentei fazer minha própria engine,com meu proprio sistema,a parte de salvar as configuraçoes do mapa esta pronta.A de ler,ainda nao sei porque nao está dando certo.
Download Engine Mapas Externos - Incompleta
Obs:Ignorem sprites,nomes de objetos e etc.Fiz agora em 5 mins essa engine
Obs²:O mesmo código do objeto leitor,tem no creation code da room1.

Luca$

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Re: Mapas Externos

Mensagem por saim em Ter 06 Set 2011, 16:32

Eu faço isso com o paintbrush:
Código:
var spr_maze;
spr_maze=sprite_add("map.bmp", 1, 0, 0, 0, 0); //puxa o arquivo e converte em sprite

var i, j, wid, hei, gr;
wid=sprite_get_width(spr_maze);
hei=sprite_get_height(spr_maze);
gr=40; //espaçamento da grid (no caso, vertical E horizontal, mas poderia precisar de 2 variáveis)

draw_sprite(spr_maze, 0, 0, 0); //desenha o sprite-mapa na tela

//cria os objetos em função das cores do mapa
for(i=0; i<wid; i+=1){
   for(j=0; j<hei; j+=1){
      if (draw_getpixel(i, j)==$000000){
         instance_create(gr*i, gr*j, obj_wall);
         }
      if (draw_getpixel(i, j)==$00ff00){
         instance_create(gr*i, gr*j, obj_goal);
         }
      if (draw_getpixel(i, j)==$0000ff){
         instance_create(gr*i, gr*j, obj_player);
         }
      }
   }
sprite_delete(spr_maze); //elimina o sprite, liberando memória
Vivo querendo atualizar meu tutorial de jogo genérico (ver assinatura). De lá pra cá, já elaborei muito a idéia. Essa é uma das elaborações.

saim

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