Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[tutorial] Criador de mapas
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[tutorial] Criador de mapas
Criador de mapas
Ola galera, eu to aki postando um tudo de como fazer um criador de mapas bem simples.Imagem:
- Spoiler:
Vamos lá:
detalhes
:arrow: Roda em game maker lite
:arrow: Eu uso game maker 8 lite
:arrow: É super facil de fazer, só é chatinho,
1º- SPRITES
vc pode usar quantos tiles vc quiser, eu usei 7 tiles para colocar no mapa, então, faça o seguinte:
Para um tile: eu chamei de "spr_til_1" pois fica mais facil de reconhecer, vc deve colocar uma imagem com tamanha 32x32, isso é basico.
Se vc quer criar de um tile set, vc pode seguir o tuto no spoiler:
- Spoiler:
- 1º- crie uma sprite
2º- clique em Edit sprite
3º- va na aba File, lá em cima
4º- va em create from strip...
5º- ache sua background (eu usei a do game maker: plataform)
6º- coloque bem certinho o quadradinho no local desejado
7º- clique OK, e pronto, lá esta.
Lembrete: sempre desmarque a opção: Precise collision checking, pois se não, a pessoa que for criar o mapa devera clicar bem em cima do sprite, e se for um sprite pequeno, como uma grama, ele não conseguira selecionar ela.
depois, faça outra sprite, eu a chamei de "spr_dtil", não que vc precise colocar este nome. nela, vc desenhe apenas um quadrado com as linhas pretas e o fundo transparente.
pronto, está pronto as sprites!
2º- Objetos
para os objetos, vc terá que fazer um para cada sprite, inclusive o quadradinho, e mais um para o controle.
para os objetos dos tiles, faça assim:
-crie um objeto e coloque uma das sprites
-coloque o evento Mouse Left Pressed, e coloque um Set Variable, na aba control
-na variavel, coloque: Variable: global.til / value: sprite_index
Pronto, agora, vc pode só ficar duplicando esse objeto para os outros tiles
para o objeto do quadrado, faça assim:
-crie um objeto e coloque o sprite do quadrado, chameo de: obj_dtil
-coloque um evento Mouse Right Button e coloque Change Sprite na aba main1
-coloque um evento Mouse Left Pressed e coloque um Set Variable assim: variable: sprite_index / value: global.til
Pronto.
para o objeto controle, faça assim:
-crie um objeto e chameo de obj_control, sem sprite
-coloque um evento Create e um execute code: global.til=""
-coloque um evento Key Press "B" e coloque um execute code:
- Código:
argument0=get_color(0000)
background_color=argument0
Pronto, os objetos estão prontos.
3º- Room
a room sera bem simples, crie uma e coloque um fundo branco, então organizea assim:
- Spoiler:
vc pod se perguntar, mas vai ficar assim, tudo separado
Não, agora entra em ação o View
-Vá na aba Views
-selecione a View 0
-selecione a opção: Visible when room sterts
-coloque assim:
- Código:
View in room
X:0
Y:192
W:32
H:288
Port on Screen
X:0
Y:0
W:32
H:288
-agora, selecione a View 1
-novamente, marque a opção: visible when room starts
coloque isso agor:
- Código:
View in room
X:320
Y:192
W:320
H:288
Port on Screen
X:32
Y:0
W:320
H:288
Pronto, agora é só rodar.
se vc quiser, se apertar B, pode mudar a cor de fundo!
Creditos: eu
VLw, galera, perguntas ou comentarios, só fala
Tedi Ripper- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Criador de mapas
Amm... Legal da sua parte mostrar pra galera como fazer um mapa, quem sempre quis por um em seus jogos tem este tutorial como fundamento. Porém, é totalmente desnecessário colocar um obj para fazer a divisão, pois existe Grid no editor de rooms justamente por causa disso, para não superlotar sua room de objetos, que são um tanto desnecessários. Mas sim, a Grid não é mostrada, você simplesmente coloca um background com o contorno do quadrado e fica beleza Perdão se estou tirando a moral do seu tutorial, só estou falando o que se é mais viável ;) Mas o tutorial está bom, parabéns!
Ah e... A função get_color não existe. Mas sim a função draw_getpixel, que pega a cor da posição x e y definida, e a função draw_get_color(), que pega a cor atual do desenho. Não sei muito bem a sintaxe pois estou no PC do meu pai e aqui não tem Game Maker...
Ah e... A função get_color não existe. Mas sim a função draw_getpixel, que pega a cor da posição x e y definida, e a função draw_get_color(), que pega a cor atual do desenho. Não sei muito bem a sintaxe pois estou no PC do meu pai e aqui não tem Game Maker...
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Criador de mapas
vlw pelo post kra, uma vez eu vi um criador de mapas do gm que vc podia por a background que quisesse e ainda podia escolhe objetos solidos, mas eu nunca consegui fazer igual, eu acho que se o gm tivesse um editor de mapa bom como o do rpg maker, seria melhor de criar jogos d rpg, plataforma, e etc.
o editor de mapas do gm é muito fraco, vc fica meia hora pra completa a room com um obj, tipo grama!!!
o editor de mapas do gm é muito fraco, vc fica meia hora pra completa a room com um obj, tipo grama!!!
Tedi Ripper- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Criador de mapas
Hmmm... Não, não é incompleto. Tipo, por que leva muito tempo? Por causa da Grid? Se você segurar alt o editor de rooms ignora a Grid, e você coloca aonde você quiser. Eu vou fazer um editor de mapas tipo o RPG Maker, depois eu posto aqui no fórum.
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Geração de Mapas
» Mapas com localizadores
» Duvida com os mapas
» Mapas Externos
» Edição de mapas no GM Studio
» Mapas com localizadores
» Duvida com os mapas
» Mapas Externos
» Edição de mapas no GM Studio
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|