[tutorial] Criador de mapas

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[tutorial] Criador de mapas

Mensagem por Tedi Ripper em Sab 22 Jan 2011, 12:13

Criador de mapas
Ola galera, eu to aki postando um tudo de como fazer um criador de mapas bem simples.
Imagem:
Spoiler:


Vamos lá:
detalhes
:arrow: Roda em game maker lite
:arrow: Eu uso game maker 8 lite
:arrow: É super facil de fazer, só é chatinho, Razz

1º- SPRITES

vc pode usar quantos tiles vc quiser, eu usei 7 tiles para colocar no mapa, então, faça o seguinte:
Para um tile: eu chamei de "spr_til_1" pois fica mais facil de reconhecer, vc deve colocar uma imagem com tamanha 32x32, isso é basico.
Se vc quer criar de um tile set, vc pode seguir o tuto no spoiler:
Spoiler:
1º- crie uma sprite
2º- clique em Edit sprite
3º- va na aba File, lá em cima
4º- va em create from strip...
5º- ache sua background (eu usei a do game maker: plataform)
6º- coloque bem certinho o quadradinho no local desejado
7º- clique OK, e pronto, lá esta.
depois de criar a 1ª, crie a 2ª e vai indo, até vc completar todas que vc quer, eu recomendo fazer umas 9, pois ficara melhor na screen, dependendo de como vc quiser.

Lembrete: sempre desmarque a opção: Precise collision checking, pois se não, a pessoa que for criar o mapa devera clicar bem em cima do sprite, e se for um sprite pequeno, como uma grama, ele não conseguira selecionar ela.

depois, faça outra sprite, eu a chamei de "spr_dtil", não que vc precise colocar este nome. nela, vc desenhe apenas um quadrado com as linhas pretas e o fundo transparente.

pronto, está pronto as sprites! Happy


2º- Objetos
para os objetos, vc terá que fazer um para cada sprite, inclusive o quadradinho, e mais um para o controle.

para os objetos dos tiles, faça assim:
-crie um objeto e coloque uma das sprites
-coloque o evento Mouse Left Pressed, e coloque um Set Variable, na aba control
-na variavel, coloque: Variable: global.til / value: sprite_index
Pronto, agora, vc pode só ficar duplicando esse objeto para os outros tiles

para o objeto do quadrado, faça assim:
-crie um objeto e coloque o sprite do quadrado, chameo de: obj_dtil
-coloque um evento Mouse Right Button e coloque Change Sprite na aba main1
-coloque um evento Mouse Left Pressed e coloque um Set Variable assim: variable: sprite_index / value: global.til
Pronto.

para o objeto controle, faça assim:
-crie um objeto e chameo de obj_control, sem sprite
-coloque um evento Create e um execute code: global.til=""
-coloque um evento Key Press "B" e coloque um execute code:
Código:
argument0=get_color(0000)
background_color=argument0

Pronto, os objetos estão prontos.

3º- Room

a room sera bem simples, crie uma e coloque um fundo branco, então organizea assim:
Spoiler:

vc pod se perguntar, mas vai ficar assim, tudo separado Question

Não, agora entra em ação o View

-Vá na aba Views

-selecione a View 0
-selecione a opção: Visible when room sterts
-coloque assim:
Código:
View in room
X:0
Y:192
W:32
H:288

Port on Screen
X:0
Y:0
W:32
H:288

-agora, selecione a View 1
-novamente, marque a opção: visible when room starts
coloque isso agor:
Código:
View in room
X:320
Y:192
W:320
H:288

Port on Screen
X:32
Y:0
W:320
H:288

Pronto, agora é só rodar.
se vc quiser, se apertar B, pode mudar a cor de fundo!

Creditos: eu

VLw, galera, perguntas ou comentarios, só fala

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Re: [tutorial] Criador de mapas

Mensagem por Markituh em Sab 22 Jan 2011, 12:23

Amm... Legal da sua parte mostrar pra galera como fazer um mapa, quem sempre quis por um em seus jogos tem este tutorial como fundamento. Porém, é totalmente desnecessário colocar um obj para fazer a divisão, pois existe Grid no editor de rooms justamente por causa disso, para não superlotar sua room de objetos, que são um tanto desnecessários. Mas sim, a Grid não é mostrada, você simplesmente coloca um background com o contorno do quadrado e fica beleza Very Happy Perdão se estou tirando a moral do seu tutorial, só estou falando o que se é mais viável ;) Mas o tutorial está bom, parabéns!

Ah e... A função get_color não existe. Mas sim a função draw_getpixel, que pega a cor da posição x e y definida, e a função draw_get_color(), que pega a cor atual do desenho. Não sei muito bem a sintaxe pois estou no PC do meu pai e aqui não tem Game Maker...

flw

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Re: [tutorial] Criador de mapas

Mensagem por Tedi Ripper em Sab 22 Jan 2011, 16:32

vlw pelo post kra, uma vez eu vi um criador de mapas do gm que vc podia por a background que quisesse e ainda podia escolhe objetos solidos, mas eu nunca consegui fazer igual, eu acho que se o gm tivesse um editor de mapa bom como o do rpg maker, seria melhor de criar jogos d rpg, plataforma, e etc.
o editor de mapas do gm é muito fraco, vc fica meia hora pra completa a room com um obj, tipo grama!!!

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Re: [tutorial] Criador de mapas

Mensagem por Markituh em Sab 22 Jan 2011, 16:35

Hmmm... Não, não é incompleto. Tipo, por que leva muito tempo? Por causa da Grid? Se você segurar alt o editor de rooms ignora a Grid, e você coloca aonde você quiser. Eu vou fazer um editor de mapas tipo o RPG Maker, depois eu posto aqui no fórum.

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Re: [tutorial] Criador de mapas

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