[ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

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[ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Jiraya em Sab 21 Maio 2011, 23:45

Olá a todos!
eu vim lhes dizer que desenvolvi um novo metodo de colisão, creio eu, que seja muito mais efetivo e com muito maior desempenho do que colisão com objetos.
[nota]estou falando de colisão com o mapa
caso n saibam, pelo que parece o precise collision checking do game maker usar 4 for de area w*h, ou seja, é um tanto lento
quando eu usava c++/allegro, para fazer colisao precisa era necessário usar 4 for
for (int w=0;w< sprite1->w;w++)
for (int h=0;h< sprite1->h;h++)
for (int w2=0;w2< sprite2->w;w2++)
for (int h2=0;h2< sprite2->h;h2++)
if (testPixel(x+w,y+h,sprite2))
if (testPixel(x2+w2,y2+h2,sprite1))
return (true);
return (false);

como podem ver, é um sistema meio lento.
mas para agilizar isso no game maker, eu resolvi tirar proveito das tiles, e usar as tiles como mascara de collisão

[UPDATE]
NOVA VERSÃO

todos os bugs foram corrigidos, novo script para facilitar a checagem foi add.


[old version]
Spoiler:


esse é o resultado, apenas um objeto foi usado o Player("circulo"). o resto é tudo tile
eu achei isso muito mais rápido do que collisao com objetos.
se todos os programadores passarem a usar este sistema de colisão, eu posso dizer que eles n vao mais precisar se preoculpar com LAG. Happy
caso queiram testar si mesmos, aqui esta o exemplo



Última edição por Jiraya em Seg 23 Maio 2011, 21:58, editado 6 vez(es)

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Mr.Brum em Sab 21 Maio 2011, 23:52

parabéns pela idéia... já pensei nisso antes,mas pensava que ia gerar mais lag(baseado nos tiles do rpg maker)... flws

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por .:Allison:. em Dom 22 Maio 2011, 01:03

Gostei mesmo, porém, tem uma desvantagem, é mais complicado !

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Grotle em Dom 22 Maio 2011, 01:26

Muito boa engine!
Eu já tiha pensado em um sistema parecido, e pensei como seria aplicá-lo em um jogo, mas acabei esquecendo de testar.
Parabéns pela engine, continue ajudando o nosso fórum a crescer cada vez mais!

Flws!

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Shadow10 em Dom 22 Maio 2011, 06:54

Sabe de uma coisa? Com esse sistema da pra fazer aqueles obstaculos como no jogo do Bobby Carrot.

É um jogo pelo qual eu sempre quiz fazer um remaker.
Muito bem Jiraya, você é o cara mesmo.

*****Editado*****

Opa!
Funciona como plataforma fantasma também e eu reparei um pequeno bug.
Quando se esta em qualquer lado e é pressionado cima, então a bola pula, até aí tudo bem, só que se estiver na altura da esquina boleada da tile
e é pressionada uma tecla que o leva na direção do mesmo, a bola entra na tile, mas fora isso ta muito boa a ideia.

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Thopson1m em Dom 22 Maio 2011, 10:10

Realmente, a engine é muito boa. É bom saber de mais um método de colisão, nos ajudando a escolher o melhor para os nossos jogos sem muito lag ou bug, vlw mesmo!


Última edição por Zignaw em Dom 22 Maio 2011, 23:34, editado 1 vez(es)

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por PedroX em Dom 22 Maio 2011, 13:12

Você pode postar outro link?
Eu não consigo baixar...
Parece bem interessante.

Até mais!

PedroX

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Mr. Kaleb em Dom 22 Maio 2011, 13:19

Olha ae, PH:
LINK DIRETO

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por LCS em Dom 22 Maio 2011, 13:19

Pedro Henrique escreveu:Você pode postar outro link?
Eu não consigo baixar...
Parece bem interessante.

Até mais!

Ai cara upei pra ti no 4 shared
http://www.4shared.com/file/dlIOGmi_/CollisionTiles.html

Realmente incrivel orochi nunca tinha pensado que alguem fizesse algo assim,mas como sempre tu surpreende a todos xD
parabens orochi como eu sempre digo tu é o cara
flws

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Thopson1m em Dom 22 Maio 2011, 14:37

Legal, galera, assim outros que tiverem com problema de baixar do link do Jiraya tbm vão poder aproveitar essa ótima engine.
Obrigado pela ajuda de vcs! Happy


Última edição por Zignaw em Dom 22 Maio 2011, 23:34, editado 1 vez(es)

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por PedroX em Dom 22 Maio 2011, 15:25

Baixei. Valeu pessoal pelos novos links.
Achei a ideia bem legal.
Assim não é preciso criar um objeto, e colocar dezenas de instâncias na room para fazer a colisão.
Muito bom. Eu gostei bastante.
Somente uma pergunta: existe diferença na velocidade de usar isso, ou usar as funções position_meeting (com objetos)?

Até mais!

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Jiraya em Dom 22 Maio 2011, 16:47

muito obrigado a todos!
fico feliz que gostaram Happy

Shadow10 escreveu:Sabe de uma coisa? Com esse sistema da pra fazer aqueles obstaculos como no jogo do Bobby Carrot.

É um jogo pelo qual eu sempre quiz fazer um remaker.
Muito bem Jiraya, você é o cara mesmo.

*****Editado*****

Opa!
Funciona como plataforma fantasma também e eu reparei um pequeno bug.
Quando se esta em qualquer lado e é pressionado cima, então a bola pula, até aí tudo bem, só que se estiver na altura da esquina boleada da tile
e é pressionada uma tecla que o leva na direção do mesmo, a bola entra na tile, mas fora isso ta muito boa a ideia.
desculpe, mas eu n consegui encontrar esse bug, o,o.
esse sistema de colisão n é preciso, ou seja, checa colisão por, retangulos, mesmo que tenha um buraco na tile, ele ira colidir como se fosse um retangulo normal.
se puder enviar um print desse bug do qual falou, eu poderia averiguar.

Pedro Henrique escreveu:Baixei. Valeu pessoal pelos novos links.
Achei a ideia bem legal.
Assim não é preciso criar um objeto, e colocar dezenas de instâncias na room para fazer a colisão.
Muito bom. Eu gostei bastante.
Somente uma pergunta: existe diferença na velocidade de usar isso, ou usar as funções position_meeting (com objetos)?

Até mais!
a unica diferença, é que o place_meeting, checa se há objetos em uma certa posição, e o tile_layer_find, checa tiles, numa certa posição, fora isso são exatamente iguais Happy

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por vinians em Dom 22 Maio 2011, 18:21

Muito legal, eu tinha usado isso em um projeto e funcionou perfeitamente, foi num jogo de aviao de labirinto auto-gerado usando tiles, realmente fica muito rapido e da pra fazer mizuras heheheh.
Flws

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Shadow10 em Dom 22 Maio 2011, 20:11

Jiraya escreveu:
desculpe, mas eu n consegui encontrar esse bug, o,o.
esse sistema de colisão n é preciso, ou seja, checa colisão por, retangulos, mesmo que tenha um buraco na tile, ele ira colidir como se fosse um retangulo normal.
se puder enviar um print desse bug do qual falou, eu poderia averiguar.
Melhor que print screen é vídeo, assiste aí.

Deu pra entender?
Eu acho que é pelas bordas boleadas.

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Thopson1m em Dom 22 Maio 2011, 20:20

Ah..., mas será que isso é realmente um bug ou algo natural que o código não impede de acontecer?


Última edição por Zignaw em Dom 22 Maio 2011, 23:34, editado 1 vez(es)

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Jiraya em Dom 22 Maio 2011, 20:31

Ya, grande observação Shadow Happy, bom aparentemente eu resolvi o bug.

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Thopson1m em Dom 22 Maio 2011, 20:45

Ok, Jiraya, legal, mas vc já atualizou o seu link da sua engine com o bug corrigido?


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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Shadow10 em Dom 22 Maio 2011, 20:53

É porque ele usou "sprite_width" no código e as esquinas são boleadas,
se de alguma forma ele adicionasse uma mask isso se resolveria.
Assim talvez.
Código:
mask_index = sprite_create_from_screen(x,y,32,32,0,0,0,0);

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Jiraya em Seg 23 Maio 2011, 21:51

yay, refiz todo o código, agora aparentemente, n existe bugs o,o!
esta melhorado e mais facil de usar agora Happy!

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Thopson1m em Seg 23 Maio 2011, 21:54

Ah! Muito obrigado por essa melhoria, Jiraya! Facilitou ainda mais minha vida!
Cara, quando eu puder, aumento tua reputação, pois já tem 2 na frente! Happy

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Jiraya em Seg 23 Maio 2011, 21:59

sem problemas!
o sistema dessa checagem, parece ser perfeito, por tanto creio que n tera mais ediçoes e o link sera fixado!

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Thopson1m em Seg 23 Maio 2011, 22:30

Legal! Agora sim que está mais incrível ainda! Bom que vc fixou o link, assim os outros vão poder curti ela assim como eu fiz!
Continue sempre assim: ajudando com o seu imenso conhecimento! Happy

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Shadow10 em Seg 23 Maio 2011, 22:43

Muito melhor agora, Jiraya.
Você é o cara memo, não é atoa que é um colaborador.
Perfect engine!

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Limalokão em Qua 15 Jun 2011, 14:02

É o seguinte eu posso trocar essa bolinha por uma outra sprite toda animada? Ou a colisão é só como BOX que nem está o nome do script? Obrigado!

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por ricaun em Qua 15 Jun 2011, 15:30

O bom desse code é que ele testa só 4 pontos, no caso cada ponta da imagem... Se vc tiver uma imagem muito grande vai acabar não colidindo se o tile for manor que a imagem...

...

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Re: [ATUALIZADO][Engine]Novo metodo de colisão!

Mensagem por Willy em Qua 15 Jun 2011, 16:43

Soul Limaloko escreveu:É o seguinte eu posso trocar essa bolinha por uma outra sprite toda animada? Ou a colisão é só como BOX que nem está o nome do script? Obrigado!
Acredito que sim. Se travar na parede, é só colocar uma mask quadrada.

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