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Inteligência para inimigo (completo)
3 participantes
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Inteligência para inimigo (completo)
é o seguinte, queria q os inimigos do meu jogo, quando me vissem, chegassem de um tal distancia q o tiro pegue em mim, ex : quando eu tiver na esquerda eles virem para esquerda e atirem e quando eu tiver na direita eles virem para direita e atirem, e que eles ficassem andando ate me achar. queria que os movimentos do cara fossem em relação a mim (como disse anteriormente), tipo a morte fosse na direita/esquerda o andar fosse na direita/esquerda a mira fosse na direita/esquerda e que o tiro tambem saisse em relaçao a mim
acho q ficou muito esquisito mais da para entender
acho q ficou muito esquisito mais da para entender
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Re: Inteligência para inimigo (completo)
é de tiro, PARECIDO com dead area (jogo do Rhino https://gmbr.forumeiros.com/t13670-topico-atualizado-08-03-dead-area-plataforma-survival-horror-nova-demo-14-lancada)
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Re: Inteligência para inimigo (completo)
ok.
vc tem que ter uma variavel, direita (no inimigo)
no step dele vc coloca
if obj_heroi.x > x {direita=true} else {direita=false}
ou seja, se o x do heroi for maior que o x do inimigo ele esta para direita, senão ele esta para não direita (esquerda)
em outro step (para não misturar as coisas) vc controla as animações deste inimigo.
if direita = true and atirando = false {sprite_index=spr_direita}else{sprite_index = spr_esquerda}
ainda no step de controle vc coloca a movimentação dele
if direita=true and atirando = false {hspeed=3} else {hspeed=-3}
anda caso não esteja atirando.
para ele atirar vc precisa criar uma variavel atirando.
para perceber a distância entre heroi e inimigo use no step de controle do inimigo o codigo:
if distance_to_object (obj_heroi) >= 100 {atirando = false} else {atirando = true}
no step das animações ponha algo como
if atirando = true {
if direita=true{sprite_index = spr_atirando_dir} else {sprite_index = spr_atirando_esq}
}
lembre de colocar no step de controle o codigo
if atirando = true {hspeed = 0}
para que ele atire parado lógico.
isso é o início, o resto é com vc.
vc tem que ter uma variavel, direita (no inimigo)
no step dele vc coloca
if obj_heroi.x > x {direita=true} else {direita=false}
ou seja, se o x do heroi for maior que o x do inimigo ele esta para direita, senão ele esta para não direita (esquerda)
em outro step (para não misturar as coisas) vc controla as animações deste inimigo.
if direita = true and atirando = false {sprite_index=spr_direita}else{sprite_index = spr_esquerda}
ainda no step de controle vc coloca a movimentação dele
if direita=true and atirando = false {hspeed=3} else {hspeed=-3}
anda caso não esteja atirando.
para ele atirar vc precisa criar uma variavel atirando.
para perceber a distância entre heroi e inimigo use no step de controle do inimigo o codigo:
if distance_to_object (obj_heroi) >= 100 {atirando = false} else {atirando = true}
no step das animações ponha algo como
if atirando = true {
if direita=true{sprite_index = spr_atirando_dir} else {sprite_index = spr_atirando_esq}
}
lembre de colocar no step de controle o codigo
if atirando = true {hspeed = 0}
para que ele atire parado lógico.
isso é o início, o resto é com vc.
Re: Inteligência para inimigo (completo)
acho que entendi...
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Re: Inteligência para inimigo (completo)
Cara as coisas que você vem perguntando, tem demais aqui no fórum, inúmeros tutoriais ensinado a fazer isso, inúmeras engines!! Dá uma procurada antes de fazer uma pergunta Pow!
Re: Inteligência para inimigo (completo)
vou terminar as sprites do inimigo e depois vou ver se esta funcionando os codigos do anderson3d, se estiver coloco como resolvido
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