Inteligência para inimigo (completo)

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Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por Desconectado321 em Sex 18 Mar 2011, 16:03

é o seguinte, queria q os inimigos do meu jogo, quando me vissem, chegassem de um tal distancia q o tiro pegue em mim, ex : quando eu tiver na esquerda eles virem para esquerda e atirem e quando eu tiver na direita eles virem para direita e atirem, e que eles ficassem andando ate me achar. queria que os movimentos do cara fossem em relação a mim (como disse anteriormente), tipo a morte fosse na direita/esquerda o andar fosse na direita/esquerda a mira fosse na direita/esquerda e que o tiro tambem saisse em relaçao a mim

acho q ficou muito esquisito mais da para entender


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Re: Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por Anderson3d em Sex 18 Mar 2011, 17:13

Seu jogo é top down, plataforma ou estilo rpg?

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Re: Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por Desconectado321 em Sex 18 Mar 2011, 17:15


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Re: Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por Anderson3d em Sex 18 Mar 2011, 17:30

ok.
vc tem que ter uma variavel, direita (no inimigo)

no step dele vc coloca
if obj_heroi.x > x {direita=true} else {direita=false}

ou seja, se o x do heroi for maior que o x do inimigo ele esta para direita, senão ele esta para não direita (esquerda)

em outro step (para não misturar as coisas) vc controla as animações deste inimigo.

if direita = true and atirando = false {sprite_index=spr_direita}else{sprite_index = spr_esquerda}

ainda no step de controle vc coloca a movimentação dele
if direita=true and atirando = false {hspeed=3} else {hspeed=-3}
anda caso não esteja atirando.

para ele atirar vc precisa criar uma variavel atirando.

para perceber a distância entre heroi e inimigo use no step de controle do inimigo o codigo:

if distance_to_object (obj_heroi) >= 100 {atirando = false} else {atirando = true}

no step das animações ponha algo como

if atirando = true {
if direita=true{sprite_index = spr_atirando_dir} else {sprite_index = spr_atirando_esq}
}

lembre de colocar no step de controle o codigo
if atirando = true {hspeed = 0}
para que ele atire parado lógico.

isso é o início, o resto é com vc.

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Re: Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por Desconectado321 em Sex 18 Mar 2011, 17:32

acho que entendi...

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Re: Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por .:Allison:. em Sex 18 Mar 2011, 17:52

Cara as coisas que você vem perguntando, tem demais aqui no fórum, inúmeros tutoriais ensinado a fazer isso, inúmeras engines!! Dá uma procurada antes de fazer uma pergunta Pow!

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Re: Inteligência para inimigo (completo)

Mensagem por Desconectado321 em Sab 19 Mar 2011, 13:31

vou terminar as sprites do inimigo e depois vou ver se esta funcionando os codigos do anderson3d, se estiver coloco como resolvido

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Re: Inteligência para inimigo (completo)

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