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[Resolvido] Pulo do personagem

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Mensagem por juniorr452 Sáb 22 Jan 2011, 11:53

gente, sou novato aqui no game maker brasil, estou criando um jogo e então é ai que entra o meu grande problema, crio o sprites ( correndo, pulando etc...) eu programo tudo certinho, eu aperto a tecla de pulo e depois aperto a tecla de movimento para a direita, só que ele anda pulando!!! affraid eu espero que ajudem-me a resolver este "misterio".
Abraços.

[EDIT]
obrigado a todos, consegui resolver este problema(finalmente)Happy


Última edição por juniorr452 em Ter 25 Jan 2011, 19:09, editado 1 vez(es)
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Mensagem por EMCM Sáb 22 Jan 2011, 12:15

no step do personagem, coloque:

if keyboard_check(vk_up) and !place_free (x,y+1)
{
vspeed=-12
}

isto faz com que se apertar a tecla de cima e o espaço estiver livre ele salta com velocidade 12.
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Mensagem por elicray Sáb 22 Jan 2011, 12:55

Pelo que percebi o problema dele é com o sprite do salto, não com o salto em si...

Supondo que o seu codigo de movimento é assim:

Código:
if keyboard_check(vk_right)
{
hspeed = 4
sprite_index = sprite_do_player_andando
}

Tente por o seguinte:
Código:
if keyboard_check(vk_right)
{
hspeed = 4
[b]if !place_free(x,y+1)[/b]
sprite_index = sprite_do_player_andando
}

Isto fará com que o sprite apenas mude se ele não tiver livre de colisoes com solidos um pixel abaixo, ou seja, o sprite so muda se ele estiver no chao

Se funcionar é só fazer o mesmo para a esquerda(obviamente)
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Mensagem por juniorr452 Sáb 22 Jan 2011, 16:01

eu tentei estas 2 maneiras, mas nenhuma deu certo :/
irei explicar melhor, eu estava dando uma olhada nos tutoriais deste site e achei a seguinte postagem:
https://gmbr.forumeiros.com/t13098-tutorial-jogo-de-plataforma-completo
sim, fiz tudo o que mandava, só que quando ele pula e aperto a a tecla para a direita ou esquerda, ele anda pulando, por favor, olhem a postagem e se puder ajudem-me...
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Mensagem por Markituh Sáb 22 Jan 2011, 16:12

O tutorial tem uma variável chamada parado e o cara nem sequer a usa. E se usasse, causaria algum tipo de bug. E é muito estranho andar pulando, a não ser que você tenha apertado para cima. Uma outra sugestão é se você não colocou a tecla da esquerda e da direita na condição... Mas, por via das dúvidas, passe o código que você está usando, deve ter algum problema nele. Coloque aqui para podermos analisar.
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Mensagem por juniorr452 Dom 23 Jan 2011, 10:07

if keyboard_check(vk_left)//se a tecla da seta para a esquerda for apertada
{
x-=5//diminui 5 x, ou seja,vai 5 pixels para a esquerda,e se "move"
}

if keyboard_check(vk_right)//se a tecka da seta para a esquerda for apertada
{
x+=5//almenta 5x,ou seja,vai 5 pixels para a direita,e se "move"
}
if place_free(x,y+1)//se estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
gravity=0.7// a gravidade é 0.7
}
else//senao
{
gravity=0// a gravidade é 0
}
if keyboard_check(vk_up) and !place_free(x,y+1)//se a tecla de seta para cima for apertada e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
vspeed=-8// velocidade vertical é igual a -8
}

ATENÇÃO: ELE FOI COLOCADO NO EVENTO STEP

ah, mas se quiser eu posso passar o que deu todos aqueles codigos (gmk)

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Mensagem por Markituh Dom 23 Jan 2011, 10:56

Que estranho... Não há nada no código que indique estar fazendo isso. Há a possibilidade de algum outro objeto ou outro evento estar fazendo isso. Dê uma checagem geral no seu projeto para ver se não há nada atrapalhando, e se o problema persistir, mande o gmk que eu averiguo.
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Mensagem por juniorr452 Dom 23 Jan 2011, 11:31

aqui está a gmk
Spoiler:
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Mensagem por elicray Dom 23 Jan 2011, 18:39

Já dei uma ajeitada nisso...

Tem aqui o link:
GMK ARRANJADO

EDIT: Esqueci-me de resolver outro dos bugs, quando você vira a sprite com image_xscale a origin também muda para o lado oposto o que causava aquele bug de quando mudar a direcção ir parar uns pxl mais à frente... Para resolver isso vá aos sprites e clique em center. Assim mesmo que mude a origin ficará no mesmo lugar ;)
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