Pulo do personagem

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Pulo do personagem

Mensagem por BlackNight em Qua 08 Dez 2010, 17:10

Preciso de um modo em que o personagem pulo quando um botao for acionado,poderia ser um modo de limitar a altura e depois fazer ele voltar.

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Re: Pulo do personagem

Mensagem por Da Galáxia em Qua 08 Dez 2010, 17:31

Olhe esta engine que recentimente postei aqui no forum, nela tem os fundamentos basicos para se fazer um jogo de plataforma.


http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/mecanica-basica-para-jogo-de-plataforma-t12328.htm

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Re: Pulo do personagem

Mensagem por BlackNight em Qua 08 Dez 2010, 17:55

O engines é muito bom so que vc fez tudo um programaçao e eu so estou usando o programa para pegar os esquemas de programaçao e depois vou mudar de linguagem entao não vale apena estudar ela,nao tem como so me dar os eventos que posso colocar para que o personagem pule?

Ou melhor me passe o script do pulo que adiciono.

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Re: Pulo do personagem

Mensagem por Da Galáxia em Qui 09 Dez 2010, 01:20

Para o pulo funcionar corretamente, não tem um script só do pulo. Por que? Simples, existe toda uma mecanica atrás do pulo, vamos ver...
1 - O player não pode pular estando no ar.
2 - Ao teclar, e estiver no chao o player pula até um limite de altura e depois ele volta automaticamente para o chão (gravidade). Você concorda?
Para seu melhor entendimento, vamos fazer do começo.
1 - Abra um novo projeto.
2 - Crie 2 sprites, uma para ser o player e outra para ser o chão.
3 - Crie um objeto player com a sprite player.
4 - Crie um objeto chão com a sprite chão, e neste objeto na tela object properties marque para solid, não se esqueça, no objeto chão, marque para SOLID.
5 - vamos programar.
Tudo no objeto player:

No evento Create, coloque:
//vai ser falso quando estiver no ar (sob o efeito da gravidade)
no_chao = true;

No evento STEP, coloque:
//gravidade
//se o lugar estiver livre +1 pixel abaixo do player,...
//...ou seja, se as outras sprites, estiverem...
//...a uma distancia superior a 1 pixel do player, a gravidade age.
//o sistema cartesiano na computação é invertido no sentido y...
//... por isso o pixel abaixo do player é positivo em relação a ele).

if place_free(x,y+1){
gravity = 1;
//gravidade agindo
no_chao = false;//não esta no chão
}
else{//caso contrario (ter alguma sprite com uma distancia...
//...de apenas 1 pixel do player, não ha gravidade
gravity = 0;//gravidade desligada
no_chao = true;//variavel indicando que o player esta no chão.
}

//pulando
//se teclar espaço e o player estiver no chão, pula.
if keyboard_check(vk_space) && no_chao = true
vspeed = -12;

//se não por a variavel no_chao = true, quando o player...
//...estiver no ar e teclar espaço, o player vai pular estando no ar.

Na colisão com o chao, coloque:

//apesar de estar em um solido, pode-se movimentar livremente...
//...o objeto solido não vai interferir no movimento do player.
//toda a vez, setar solid para um objeto, na colisão com...
//...osolido deve-se por esse codigo.
move_contact_solid(direction,12)
speed = 0;


AGORA vou te dar uma sugestão:
Antes de mudar para uma linguagem profissional (padrão) como o Delphi, o Java ou o C++ por ex. eu aconselho a vc a aprender a logica da programação, e te digo, para isso o GM com sua linguagem é imbativel, vou te dizer porque:
Como o GM é um motor, no caso de jogo, tudo nele é facilitado, por ex. vc não precisa criar inicializações, não precisa criar TIPO (no caso do Delphi) ou CLASSES que é como é chamado o tipo em Java e C++, não precisa criar procedimentos e funções (Delphi) ou funçoes void e funçoes de retorno como em C++ e Java, não precisa fazer um backbuffer de video para jogos, dentre outras, resumindo, vc somente tem que se preocupar com a logica de programação. Dentre algum tempo, quando tudo que vc quizer fazer no GM (desde que ele suporte, é claro), vc conseguir, mas conseguir exatamente como vc planejou, porque se ficar pior ou ate mesmo melhor que vc planejou, vc programou errado, ai sim vc ate com uma facilidade que talves nem mesmo vc esperava, vc vai conseguir programar. E pode ser como eu fiz, aprender logo 3 linguagens ao mesmo tempo, no meu caso Delphi, java e C++, porque tirando as diferenças sintaticas a logica é sempre a mesma, por isso o mais importante é conhecer a logica, não se preocupe em decorar funçoes, o melhores programadores do mundo trabalham com anotações a seu lado, porque o importante é saber quando, porque, para que e onde usar determinados comandos, e se souber logica vai saber disso, vai saber que precisa usar algo, e vai procurar na ajuda da linguagem e/ou na internet, e pronto. Mas é apenas minha sugetão. Flw.

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Re: Pulo do personagem

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