personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

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personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por beio11 em Sex 27 Ago 2010, 15:02

meu persogem quando ta parado ele fica sertinho no chão mais quando andar ele fica um poko acima do chão.
queria sabemcomo faser ele fica encima do chão quando tiver andando
e quando eu pulo o boneco volta dois tile,e quando ele cai ele fica com o sprit do pulo no chão e tbm tem como faser o boneco pular com um sprit e cair com outro?

beio11

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por Luan Maia em Sex 27 Ago 2010, 15:07

Coloca o "GMK" que fica mais fácil, mas vou tentar ajudar em alguns por aqui, primeiro deixe todos os sprites do player com a origem (aquele X e Y do sprite) igual, ai teste, isso deve resolver alguns problemas, para resolver todos mais rápido coloca o "GMK".
flw

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por beio11 em Sex 27 Ago 2010, 17:20

oq e GMK?

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por Luan Maia em Sex 27 Ago 2010, 17:28

O arquivo que você abre para criar o jogo (gmk é a extensão do arquivo de edição). xD
flw

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por beio11 em Sex 27 Ago 2010, 23:01

resolvi a parada no chão,agora sabe como que arruma o salto,ele da o pulo e quando encosta no chão volta 2 tile

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por Kyuubi em Sab 28 Ago 2010, 06:27

cara coloque o script do pulo ai pra ver o que esta errado
flws!!!

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por beio11 em Sab 28 Ago 2010, 11:29

vo bota todo o script

cheat:
Spoiler:
image_speed=0.2; //É a velocidade da animação do nosso personagem. Aqui, você pode colocar o valor que desejar.
parado=true; //Variável para indicar se o personagem está parado ou não.
andando=false; //Variável para indicar se nosso personagem está andando ou não.
noar=false; //O valor dela vai indicar se o personagem está no ar ou não. Importante para a checagem dos sprites.
lado=1; //O lado para que o nosso personagem está virado. 1 seria virado para a direita e 0 para a esquerda.

step:
Spoiler:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.45; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
//Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
{gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
}

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(ord("X"))) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-5; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=movendo_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=movendo_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=parado_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=parado_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=parado_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=parado_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

colisão com o chão:
Spoiler:
move_contact_solid(0,12);
vspeed=0

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

Mensagem por Super Games em Sab 28 Ago 2010, 13:43

Inveis de colocar:
move_contact_solid(0,12);
vspeed=0
Coloque:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0

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Re: personagem encosta na chão,e duvidade no pulo

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