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IA num jogo de tiro
em Seg 13 Out 2008, 14:32
boas pessoal, eu queria saber como fasso pra que o enimigo ataque quando o player esta a uma certa distancia, mas quando nao ta nessa distancia ele simplesmente anda de um lado para o outro?
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Re: IA num jogo de tiro
em Seg 13 Out 2008, 14:36
No objeto do inimigo:
if distance_to_object(personagem) < (número que vc quer)
{
faz a ação de atacar
}
else
{
faz aqui a ação de ele andar
}
[EDIT]
Mas se vc quiser que ele só ataque se estiver do lado, não em cima, faz:
if y == personagem.y
{
___if distance_to_object(personagem) < (número que vc quer)
___{
______faz a ação de atacar
___}
___else
___{
______faz aqui a ação de ele andar
___}
}
Mas para isso o y de origem do sprite do personagem e do inimigo devem ser iguais.
if distance_to_object(personagem) < (número que vc quer)
{
faz a ação de atacar
}
else
{
faz aqui a ação de ele andar
}
[EDIT]
Mas se vc quiser que ele só ataque se estiver do lado, não em cima, faz:
if y == personagem.y
{
___if distance_to_object(personagem) < (número que vc quer)
___{
______faz a ação de atacar
___}
___else
___{
______faz aqui a ação de ele andar
___}
}
Mas para isso o y de origem do sprite do personagem e do inimigo devem ser iguais.
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Re: IA num jogo de tiro
em Seg 13 Out 2008, 14:52
valeu!!
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Re: IA num jogo de tiro
em Seg 13 Out 2008, 14:55
mas como e que eu fasso a acçao de atacar? e onde voce diz (numero que voce quer) qual numero?
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Re: IA num jogo de tiro
em Seg 13 Out 2008, 15:20
Você que escolhe! Mas vou lhe dar um exemplo (NÃO SOU MUITO BOM COM GML, MAS ACHO QUE ISTO ESTEJA CERTO):
if distance_to_object(Jogador)x=100.y=200 // Subistitua "100 e 200" pelos números que quiser, e o "Jogador" por sseu objeto.
{// Se ele chegar a exatamente "x=100 e y=200" do "Jogador-Fire":
instance_create(x,y,Fire) // Fará a ação do ataque (Subistitua "Fire" pela sua arma, bomba, etc.)
}
else // Caso contrário:
{
hspeed=2.speed=3 // Ele andará para a direita na velocidade 3
}
if distance_to_object(Jogador)x=100.y=200 // Subistitua "100 e 200" pelos números que quiser, e o "Jogador" por sseu objeto.
{// Se ele chegar a exatamente "x=100 e y=200" do "Jogador-Fire":
instance_create(x,y,Fire) // Fará a ação do ataque (Subistitua "Fire" pela sua arma, bomba, etc.)
}
else // Caso contrário:
{
hspeed=2.speed=3 // Ele andará para a direita na velocidade 3
}
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