[X-Tutos] Movimentação Aleatória [X-Tutos]

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[X-Tutos] Movimentação Aleatória [X-Tutos]

Mensagem por .:Allison:. em Qua 10 Nov 2010, 00:02

Dados:

Nome: Movimentação Aleatória
Plataforma:Game Maker 8 Pro
Dificuldade:Intermediário
Descrição: Como fazer um objeto se movimentar aleatoriamente pela room
Creditos: Allison ou X-Games

Downloads:

Primeiro precisamos das sprites, por isso preparei uma engine somente com as sprites e os objetos. Download aqui. Depois precisamos de uma lib chamada Grid Moviment, você pode fazer o Download aqui.
Para instalar a Lib, basta ir à pasta do Game Maker que se encontra no seu diretório e procurar uma pasta chamada “Libs” e colar a lib dentro da pasta.
Bom, já que temos as sprites, vamos começar.

Vamos lá!

No evento Creat digite o seguinte código:
Código:
velocidade = 4 //Velocidade que o inimigo irá andar
alarm[0]=10 //Alarm para o movimento
depth_enemy = 1//Depth do Inimigo
movimento = "Random"//Movimento que o personagem terá
enemy_name="Barbaro" //Nome do Inimigo
if movimento == "Random"//Se o movimeto for igual a “Random”
{
alarm[0]=10 //execultar o evento de alarm[0]
}
Ainda no evento creat, vá à aba da lib que colocamos no começo do tutorial e coloque a função Initialize e em Grid_With deixe como 32.

Imagem 1

No evento alarm[0] coloque o seguinte código:

Código:
event = round(random(3))
event_user(event)

Vamos agora ao evento Step, nele, coloque o seguinte código:

Código:
if place_snapped(32,32) and speed = 0 and alarm[0] <= 0 and movimento == "Random"
{
alarm[0]=10
}

Adicione da lib Grid Moviment a função In e na Sprite deixe como [s]No Sprite[/s].

Imagem 2

Agora vá ao evento Other e depois User Defined, adicione quatro eventos User Defined, do 0 ao 3.

Imagem 3

No evento User Defined 0, vá à aba controls e coloque a função Test Expression e em Expression digite:

Código:
place_free (x-1,y) and place_free (x-8,y) and place_free (x-16,y) and place_free (x-24,y) and place_free (x-32,y)

Depois, a função Start of a block, esse não muda configuração.
Agora vá à lib Grid Moviment e coloque a função Move , em sprite: No Sprite em em Speed: velocidade. Depois End of a block.

No evento User Defined 1, vá à aba controls e coloque a função Test Expression e em Expression digite:

Código:
place_free (x,y+1) and place_free (x,y+8) and place_free (x,y+16) and place_free (x,y+24) and place_free (x,y+32)

Depois, a função Start of a block, esse não muda configuração.
Agora vá à lib Grid Moviment e coloque a função Move , em sprite: No Sprite em em Speed: velocidade. Depois End of a block.

No evento User Defined 2, vá à aba controls e coloque a função Test Expression e em Expression digite:

Código:
place_free (x+1,y) and place_free (x+8,y) and place_free (x+16,y) and place_free (x+24,y) and place_free (x+32,y)

Depois, a função Start of a block, esse não muda configuração.
Agora vá à lib Grid Moviment e coloque a função Move , em sprite: No Sprite em em Speed: velocidade. Depois End of a block.

No evento User Defined 2, vá à aba controls e coloque a função Test Expression e em Expression digite:

Código:
place_free (x,y-1) and place_free (x,y-8) and place_free (x,y-16) and place_free (x,y-24) and place_free (x,y-32)

Depois, a função Start of a block, esse não muda configuração.
Agora vá à lib Grid Moviment e coloque a função Move , em sprite: No Sprite em em Speed: velocidade. Depois End of a block.

Bom, todas essas funções e códigos que fazem andar, o User defined 0 faz ele andar para a esquerda, o User Defined 1 faz ele andar para baixo, o User Defined 2 faz ele andar para a direita, o User Defined 3 faz ele andar para cima.

Vamos agra definir a mudança de sprites, vá ao evento Draw e execute o código:

Código:
depth=depth_enemy-y/99999999//definindo a depth do inimigo

Agora execulte outro código, nele coloque:

Código:
if speed > 0 and direction =  0 //se a velocidade for maior que 0 e a direção = 0
{
image_speed = .30  //velocidade da imagem = 30
sprite_index = Character_Right  //trocar de sprite
}
if speed > 0  and direction =  90 //A mesma coisa acontece com os outros, só muda as direções*
{
image_speed = .30  // *e sprites
sprite_index = Character_Up
}
if speed > 0  and direction =  180
{
image_speed = .30
sprite_index = Character_Left
}
if speed > 0  and direction =  270
{
image_speed = .30
sprite_index = Character_Down
}
if speed = 0 and direction = 0
{
sprite_index = Character_Right
image_index = 0
}
if speed = 0 and direction = 90
{
sprite_index = Character_Up
image_index = 0
}
if speed = 0 and direction = 180
{
sprite_index = Character_Left
image_index = 0
}
if speed = 0 and direction = 270
{
sprite_index = Character_Down
image_index = 0
}
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)

Todo esse código faz com que ele troque de sprite a cada direção que ele estiver.

Vamos agora dar uns retoques e adicionar as paredes.

Deixe o inimigo sólido, e defina a Mask dele com a sprite: Sprite_Mask
Para quem não sabe definir:

Imagem 4

Agora no obj_bloco apenas coloque-o como solido.
Agora só é colocar os objetos na room e testar.

Não é obrigatório o uso do Grid Moviment em 32x32 você pode usar em qualquer valor só é editar.

Esse foi mais um tutorial da X-Tutos, feito especificamente por Allison ou X-Games, e feito especialmente para o fórum Club Maker, mas, podendo postar em outro fórum contanto que não retire os créditos.


.:Allison:.

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